quarta-feira, março 15, 2006

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS


Diva Cobra, Chefe de Divisão de Desporto da Câmara de Tomar, serviço que recebeu o Prémio Nacional de Excelência, conforme informámos em tempo, preletou para alunos do Curso de Administração Pública do Instituto Politécnico de Tomar, sobre a ''QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS''.

Segundo Diva Cobra, '' Os utentes estão para nós como organização (Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tomar) em primeiro lugar, pelo que a qualidade dos serviços prestados aos mesmos é um meio para a sua satisfação e fidelização.

Portugal é um dos países da União Europeia com mais baixos índices de prática desportiva, pelo que se torna ainda mais difícil a manutenção de elevados índices de utilização das instalações desportivas. Cremos que a Certificação da Qualidade e a utilização do Modelo de Excelência EFQM (European Foundation for Quality Management) são meios possíveis para atingirmos elevados índices de satisfação dos utentes com os reflexos que tem na retenção e conquista de novos utentes, num contexto desfavorável que é o elevado índice de absentismo e baixa predisposição para a realização de actividade física e desportiva.

Por outro lado, com estas metodologias pretende-se constituir um processo de melhoria contínua e de aferição por entidades externas da qualidade dos serviços prestados pela Divisão de Desporto, permitindo que o sistema funcione com mecanismos de auto-regulação propícios à criação de um ambiente de prestação de serviços com as características adequadas e previamente definidas.

A conquista do 1º Prémio Nacional de Excelência Autárquica constituiu mais uma oportunidade para reflectirmos sobre o funcionamento desta estrutura organizacional; estamos desta forma também a criar mais uma oportunidade de melhoria contínua dos serviços que prestamos. É também um importante momento de avaliação externa que permite ir aferindo a qualidade do nosso trabalho.

Este prémio é também uma forma de divulgarmos e partilharmos a experiência que tem sido o processo de certificação e de gestão desta instalação desportiva como base no Paradigma da Excelência adoptado pela EFQM.

Cremos ser este um bom exemplo de Inovação ao nos candidatarmos com um projecto autárquico na área do Desporto, tal como também aconteceu com o facto de termos sido a primeira Instalação Desportiva na Europa a ter os seus Serviços Certificados e ao estarmos a adoptar o modelo EFQM como ferramenta de gestão.

Desta forma e, para concluirmos, estaremos no caminho sempre contínuo que nos levará a sermos mais eficazes e eficientes, sempre a pensar nos nossos utentes que são a razão da nossa existência, promovendo desta forma um Portugal mais evoluído, saudável, activo e próspero.''

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é ... e a que preço ?!
Principalmente de prestações de sreviço.
Consultem as Contas de 2005 da Câmara e logo verão.