terça-feira, maio 09, 2006

Dia Internacional dos Museus

Envolver os jovens e cativá-los para os museus

O Dia Internacional dos Museus vai ser celebrado a 18 de Maio e Tomar não será excepção. Iniciativa do ICOM (International Council of Museums), lançada em 1977, terá este ano como tema “Os Museus e os Jovens”.
Ao escolher este tema, o ICOM lança o desafio: cativar os jovens para a descoberta, recriação e reinvenção do património. Um património que os museus têm como missão proteger. Segundo Alissandra Cummins, presidente do ICOM, “os olhos arejados dos jovens alimentam-se de tudo o que o nosso mundo oferece e os museus são como janelas para o mundo”.
Os Museus de Tomar assumiram este tema como uma oportunidade para o desenvolvimento de actividades dedicadas a um grupo etário que, fora do âmbito académico, não é normalmente frequentador assíduo dos museus. O desafio é o de mostrar aos jovens que estes espaços de cultura também podem ser lugares “curtidos” para aprender, reflectir e divertir.
Assim, ao longo de todo o dia 18 (quinta-feira) e pela noite dentro, haverá diversas iniciativas em diversos locais da cidade. Nos mais óbvios, entre as 10 e as 16 horas, Jogo das Diferenças na Galeria dos Paços do Concelho e Despertar (sente o Flow) no Núcleo de Arte Contemporânea. São visitas animadas para alunos do 3.º Ciclo e Secundário.
Às 18 horas será a vez de dar a voz aos jovens, com uma tertúlia no Novo Bar do Cine-Teatro Paraíso, subordinada ao tema “Os museus vistos pelos jovens”. A entrada é livre e todos podem participar. Pela noite dentro, no Café Paraíso, o museu projecta-se.
Desta forma, aqui fica o convite: dia 18, visitar um museu e fazer a festa.
E ninguém vai ter desculpa por se esquecer, pois os desenhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas do 1.º Ciclo Gualdim Pais, realizados no dia 18 de Maio de 2005, vão estar expostos pela cidade para os lembrarem!

Sem comentários: