quinta-feira, maio 25, 2006

Responsáveis da Região de Turismo dos Templários debaixo de fogo

Artigo publicado na edição do semanário Cidade de Tomar de 26 de Maio:

Na Região de Turismo dos Templários

Dirigentes com chorudos vencimentos e acções de promoção suspensas

Vão realizar-se eleições para a Região de Turismo, no dia 2 de Junho, sem que tenham sido divulgadas. Concorre só uma lista com os actuais elementos da Comissão.

Foi presente na reunião de terça-feira do executivo da Câmara de Tomar o relatório de actividades e contas de 2005 da Região de Turismo dos Templários (RTT), tendo o vereador do PS, Carlos Silva, expressado o seu lamento pela suspensão de algumas acções de promoção e o presidente da Região de Turismo e vogal a tempo inteiro auferirem significativos vencimentos. De referir que o relatório é presente à reunião do executivo porque a Câmara de Tomar integra a Comissão Regional de Turismo que elege e suporta a Comissão Executiva.
Das acções suspensas são referidos o festival gastronómico, o festival de folclore e a revista, além de terem acabado com o apoio aos festivais de folclore. Isto enquanto o presidente da RTT auferiu no ano de 2005 um vencimento de 38.860 euros (7.800 contos), cerca de 3.000 euros por mês (mais de 600 contos). O vogal a tempo inteiro auferiu 29.549 euros, cerca de 2.500 euros por mês (500 contos).
Em termos de relação de vencimentos, o total dos funcionários implicou 128 mil euros em 2005, enquanto os membros da comissão custaram 70 mil, 10 por cento do total do orçamento que é de 732 mil, sendo 360 mil provenientes da administração central e 30 mil das câmaras que integram a Região.
O presidente da Câmara de Tomar lamentou que a RTT tivesse suspendido a publicação da revista que, em sua opinião, era de uma grande qualidade.
De referir que, segundo a legislação, o vencimento do presidente da Região de Turismo é igual ao do presidente da câmara, sendo considerada a função de presidente da câmara mais exigente e de maior responsabilidade perante os munícipes, dado que à autarquia é exigido a resolução de problemas, enquanto à RTT se pedem apoios.
Uma das acusações a esta comissão da Região de Turismo é de maior dispêndio de verbas, pois na anterior comissão apenas a presidente, Francelina Chambel, exercia a função a tempo inteiro, recebendo os outros quatro membros apenas senhas de presença nas reuniões. Nesta comissão, além do presidente, Jorge Neves, há mais um vogal a tempo inteiro, Manuel Faria.
No que se refere a acusações de falta de intervenções visíveis desta comissão, um dos aspectos salientes é a de que o presidente da Região de Turismo dispende muito do seu tempo com investimentos pessoais fora do país, como acontece com um hotel que está a construir no estrangeiro.
A agravar a tudo isto o facto de, sem qualquer aviso ou publicitação, estarem marcadas eleições na Região de Turismo para o próximo dia 2 de Junho. Naturalmente vai concorrer apenas uma lista, com a mesma constituição. Segundo uma fonte da concelhia do PS, o partido vai impugnar as eleições por falta de divulgação.

3 comentários:

Anónimo disse...

Atenção, amigo caravaggio;
Uma pequena (grande) correcção: o Sr. Miguel Relvas NÃO É LICENCIADO, pois só tem a frequência da Universidade.
Assim, deverá ser sempre tratado por Senhor.
Quanto ao conteúdo do comentário nada a dizer, porque ele diz tudo com clareza, denota profundo conhecimento de causa e saber do ofício.
Aliás, como acontece sempre com as suas acertadas e certeiras intervenções.
Quanto ao PS e seus boys também tudo normal é a "aurea mediocritas" habitual (local, regional e nacional).
Uma tristeza ...

Anónimo disse...

Como isto anda, santo Deus!...
Primeiro: O que tem feito a RTT em prol da região?
Segundo: Se não faz por falta de dinheiro, para quê um funcionário superior e ainda mais a tempo inteiro?
Terceiro: Que descanso nos tráz o presidente da RTT ser competente, como diz "caravaggio", se o é só nos seus assuntos?
Quarto: O Jornal Cidade de Tomar anda realmente muito distraido!... Não foi o seu actual chefe de redacção também funcionário a tempo inteiro? Pergunto, não tenho a certeza.
Concordo que tudo isto não passa de uma luta de poleiros....e de inveja, claro.

Francisco marques disse...

Eu cá já não vejo nada de especial isto, afinal não é 80% da população que defende o capitalismo e a versão 3.2 (chamada Neo-Liberalismo), por isso não estranhem meninos e meninas, afinal a profissão mais amada neste século XXI é a de gestor, afinal o resto não produz(claro segundo os gestores).

FM