quarta-feira, maio 03, 2006

Irmãos Mendes e Saleiro disputam o monopólio das Farmácias




No semanário O Independente da passada semana, os nomes dos tomarenses e irmãos Mendes (António e José, respectivamente médico e professor), anunciados sócios de António Saleiro, surgem, apresentados como a ''arma secreta de Correia de Campos'', o Ministro da Saúde, que se tem destacado qual Robin dos Bosques, para ''abalar (o) poder da Associação Nacional de Farmácias''.
Para além dos interesses empresariais, com a Pharmacon, liga as 3 personalidades referidas, a militância no Partido Socialista. António Mendes tem integrado nos últimos anos o grupo de trabalho de saúde, do PS e era no meio, quando ainda o PS estava longe da possibilidade de governar, durante o consulado Barroso, apontado como um dos governamentáveis para a referida área. Era portanto uma pessoa bem colocada e influente na discussão da política de saúde o que por certo não aconteceria com António Saleiro que segundo O Independente ''garante não ter falado com ninguém do Governo sobre o seu projecto e sublinha que, por si, nenhum membro do ministério pode ter tido conhecimento do mesmo''. É referido na notícia, a pretensão de que ''no prazo de um ano, 800 estabelecimentos - entre parafarmácias, lojas de saúde, dietéticas e afins - tenham aderido ao projecto''. Pelas indicações, meia centena de interessados já estão na lista de adesão à rede. Cada uma destas ''lojas'', não precisa de ser propriedade de um licenciado em farmácia, o que simplifica o processo e de forma objectiva vai de encontro à pretensão de Correia de Campos.
''O sector da Saúde aguarda com ansiedade o anúncio da nova política governamental que definirá as regras para esta mudança''.
Será que a ''liberalização'' anunciada vai ter os mesmos efeitos que a recente liberalização dos preços dos combustíveis e o consumidor ''ludibriado'' com a falsa concorrência entre empresas e até o funcionamento em cartel?

Em jeito de complemento de notícia, fica a informação da existência da Pharmacon há mais de 25 anos, pois foi criada em 1980 na Grécia, com sensívelmente os mesmos objectivos dos apresentados pelos actuais investidores na distribuição e comercialização de medicamentos. Para todos os interessados em obter mais informações sobre a Pharmacon nada melhor que visitar www.pharmacon.gr

1 comentário:

Anónimo disse...

É este o VERDADEIRO PS ?
Esperemos para ver.
Mas, com este trio de ases nada espanta.
Almodôvar conhece-o.
Tomar conhece-os.
De ginjeira.
Aguardam-se as cenas dos próximos capítulos.
A RTT (Rádio Televisão de Tomar) deve estar muito atenta.