sexta-feira, março 31, 2006

Congresso da Sopa em Tomar - 6 de Maio


A ideia é tão boa que tem vindo a ser copiada um pouco por todo o país. E ainda bem pois o primeiro dos seus objectivos parece que conseguiu de alguma forma criar moda: comer sopa e divulgar este excelente hábito alimentar que corria o risco de vir a desaparecer de muitas mesas.
A verdade, porém, é que o Congresso da Sopa, o único, o genuíno, é em Tomar, onde foi criado há já treze anos pela mão do saudoso Manuel Guimarães. Fiel ao criador, o evento tem contado desde sempre com o empenho da Câmara Municipal na sua realização e nos anos mais recentes com a coordenação de Bento Baptista.
Em 2006 aí está mais uma vez, preparado para oferecer umas boas dezenas de sopas das mais variadas a alguns milhares de congressistas cheios de apetite. Será no dia 6 de Maio, um sábado, como é de tradição, à hora do almoço, naturalmente.
Para quem nunca provou, eis a prova de que basta sopa para fazer uma magnífica refeição. Ah! É claro que há pão para acompanhar, água e vinho de grande qualidade dos produtores locais.
Para quem já é visita habitual, não vale a pena tecer considerações, já deve estar com água na boca. Não esquecendo que a receita obtida com a iniciativa se destina, como sempre, a apoiar o CIRE – Centro de Integração e Recuperação de Tomar.
O Congresso da Sopa é um dos três momentos gastronómicos promovidos pela autarquia tomarense em colaboração com os restaurantes aderentes, seguindo-se à recente Mostra da Lampreia e antecipando o Feijão com Todos, em Outubro. Mas a qualidade dos restaurantes locais pode ser comprovada ao longo de todo o ano, paralelamente a uma visita ao património de excepção que é a marca de Tomar.

quinta-feira, março 30, 2006

De Toronto ao Zoo de Lisboa


A ameaça (que começou a ser concretizada) de expulsão de cerca de 15 mil emigrantes portugueses do Canadá tem animado os noticiários. Ilegais, é o anátema usado pelas autoridades para justificar mais uma vaga de expulsões, mas que esconde realidades bem diversas – incluindo a de quem, há quase duas décadas, contribui para o crescimento económico do Canadá. Algo está a mudar neste próspero país da América do Norte que, também na política de imigração, contrastava pela positiva com a brutalidade do seu poderoso vizinho: os EUA.
A proverbial abertura ao mundo, expressa em cerca de 300 mil autorizações de residência anuais, começou a ser posta em causa e “o orgulho do Canadá multicultural” ficou ferido de morte pela nomeação do primeiro-ministro conservador, Stephen Harper, em Janeiro de 2006. Aos poucos, vieram ao de cima as suas perspectivas neoliberais e economicistas da imigração, pois há muito defendia que os “requerentes de asilo, indocumentados, fossem expulsos do país ou detidos”. Segundo o director do Centro de Refugiados de Toronto, Francisco Rico-Martinez, este governo “põe o foco na segurança nacional, em detrimento da segurança humana”.
Curiosa foi a reacção do sector da construção civil, quer de sindicalistas quer de empresários que se manifestaram preocupados com esta ofensiva sobre os indocumentados, pedindo a suspensão das ordens de saída. Da parte dos patrões, compreende-se a apetência por esta mão-de-obra barata e disponível, da qual se aproveitaram, pouco fazendo para a legalizar. Da parte dos sindicatos, era bom que esta preocupação traduzisse uma verdadeira solidariedade de classe. António Dionísio, líder do poderoso sindicato Universal Workers Union 183, denunciou num artigo publicado no “Sol Português”: “Em todos os sectores, os trabalhadores indocumentados ganham, tipicamente, menos do que os seus colegas canadianos, vivem com medo de serem deportados e não têm o mesmo acesso ao sistema de saúde e a outros benefícios básicos.” Lá como cá. Entretanto as deportações continuam, estimando-se que até 8 de Abril atinjam uma centena de portugueses.
Do lado de cá do Atlântico, em pleno jardim zoológico de Lisboa, uma rusga policial envolveu cerca de 100 agentes, alguns encapuzados e armados com metralhadoras e espingardas “shotgun”, além de um grupo do Corpo de Intervenção e de três equipas cinéticas (agente mais cão). O alvo desta estranha caçada no zoo não foi as feras à solta, mas sim um restaurante onde decorrem festas de pagode, popular género de música brasileira, que reúnem centenas de pessoas.
Nesta operação foram detidos para identificação perto de 500 brasileiros – a maior detenção de sempre de imigrantes, em Portugal. Imagine-se o aparato de meio milhar de pessoas, transportadas num autocarro de turismo para as instalações do SEF, na Matinha: 222 receberam ordem para abandonar o país voluntariamente e 12 foram passar a noite numa cela do Governo Civil de Lisboa, no Bairro Alto. Curiosamente, das estatísticas dos jornais desapareceram mais de 250 cidadãos, com a situação perfeitamente regularizada, também eles sujeitos a este circo publicitário.
A mensagem que se procura passar é clara: brasileiros querem é pagode, samba e forró, misturando nesta cena 300 CD’s de música copiados – como se sabe, nas festas e discotecas frequentadas por portugueses só tocam CD’s de marca registada… Quanto aos 222 cidadãos com ordem para abandonar voluntariamente o país, aposto, singelo contra dobrado, que mais de 90% continuam a trabalhar nas obras e nos restaurantes da Grande Lisboa e sugiro ao governo que transfira as acções de fiscalização para os locais de trabalho. Não teriam o impacto dum cenário de guerra no jardim zoológico; em contrapartida, deitariam mão não apenas às vítimas, mas também a patrões sem escrúpulos que se aproveitam de imigrantes em situação ilegal. Em Portugal como no Canadá.
Em vez de dotar a IGT de meios humanos e materiais eficazes e de avançar com novas leis de imigração que respondam ao passivo acumulado de mais de 100 mil imigrantes, entrados em Portugal depois de Março 2003 – data do último processo de legalização, ainda por concluir – o ministro António Costa entretém-nos com discursos idílicos sobre a “imigração qualificada” do futuro. E pior: opta pelo caminho fácil das operações policiais de “caça ao imigrante”, promovendo irresponsavelmente a xenofobia contra uma comunidade – brasileira ou qualquer outra. Um governo assim perde autoridade para defender os portugueses no Canadá. É que não pode haver dois pesos e duas medidas, em matéria de direitos humanos, num mundo cada vez mais globalizado…

Alberto Matos – Crónica semanal na Rádio Pax – 28/03/2006

Só Visto!




Derivante da EN238 ( Manobra-Ferreira Zêzere)

Está quase concluída a derivante da EN 238 entre Manobra (IC3) e Ferreira do Zêzere e prestes a ser entregue pela Construtora do Lena ao dono da obra o IEP( Instituto de Estradas de Portugal)
Todavia na ligação desta derivante ao Nó do IC3 em Manobra ( Freguesia de Alviobeira/Concelho de Tomar) erros crassos saltam à vista na projecção da ligação da EN238 antiga, à nova derivante e ligação a Alviobeira e outras localidades, já que os condutores são obrigados no sentido ascendente a terem que fazer cruzamento de nível sobre a faixa ascendente de quem vem de Ferreira o que vai originar graves acidentes e mortes; pois jamais as normas de segurança e o código de estrada permite que uma via com características de via equiparada a rápida seja cruzada por viaturas. Para além disso o acesso é de tal modo difícil, na ligação da Estrada velha com a nova derivante, que dois pesados não se cruzam.

Num final de uma recta com mais de 2 Km com características de via rápida os condutores vindos de Ferreira para Tomar, vão encontrar veículos próximo do final da via a atravessar-se à frente para irem para Alviobeira e outras localidades ( antiga EN 238).

Esta é uma das maiores aberrações em erros crassos de projecção de novas vias e ligações e para os erros a Junta de Freguesia de Alviobeira está a alertar a opinião pública e quem de direito para que esta obra não seja aberta à circulação sem serem corrigidas estas aberrações que vão contra as mais elementares normas de segurança rodoviária.

Tudo se resolvia com uma rotunda!

Só visto.
Texto e fotos de António Freitas

Em Abril Livros Mil


No mês do livro e do livro infantil
Biblioteca de Tomar: em Abril, livros mil

O mês em que se celebram os dias mundiais do Livro Infantil (2 de Abril) e do Livro (23 de Abril) não poderia ser melhor comemorado em Tomar que com uma autêntica chuva de actividades na Biblioteca Municipal.
Os destaques do mês vão para a acção de formação "As histórias e os livros" com Mafalda Milhões, dia 18, o espectáculo de poesia “Enamoramento, amor e outras coisas” pelo grupo O Contador de Histórias, dia 20, e o espectáculo para crianças “Histórias de Panda-Pá” pela companhia homónima, dia 27.
Além disso, durante o mês haverá actividades regulares no espaço infantil, nomeadamente a Hora do Conto, a Bebeteca, o Bibliocinema e dezenas de ateliês e jogos.

"As histórias e os livros"
Com o apoio do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), a acção de formação "As histórias e os livros" destina-se a mediadores de leitura, técnicos de biblioteca, educadores, professores, pais e outros animadores de leitura, aceita 20 participantes e terá a duração de nove horas, das 9 às 13 e das 14 às 19, dia 18 de Abril, terça-feira, estando as inscrições abertas na Biblioteca Municipal, telefone 249 329 874.
O objectivo é a formação de mediadores de leitura, partindo do princípio que cada leitor é único, nunca se sabendo ao certo quais são as regras que ditam as suas escolhas mas que, de facto, existem regras em relação aos materiais usados. De acordo com as idades escolhem-se os melhores livros de forma a não prejudicar o processo de formação de um leitor.
Autora e ilustradora de livros para crianças, contadora de histórias, Mafalda Milhões é responsável pela editora Bichinho de Conto e pela livraria Histórias com Bicho, tendo parte da sua formação passado pelo Instituto Politécnico de Tomar.

“Enamoramento, amor e outras coisas”
Este é um espectáculo só para adultos, dia 20 de Abril, quinta-feira, pelas 21 horas. Como forma de comemorar o Dia Mundial do Livro, que se celebra no domingo seguinte, a Biblioteca Municipal de Tomar organiza em colaboração com o grupo O Contador de Histórias uma exposição bibliográfica e iconográfica a propósito da paixão pelos livros e dos livros sobre a paixão.
Paralelamente, o grupo tomarense apresenta pela primeira vez na sua cidade natal este recital de poesia erótica e afim, que já passou por cidades como Lisboa, Faro, Santiago do Cacém ou Rio Maior. Poemas de alguns dos melhores autores portugueses e estrangeiros onde o amor, nas suas diversas vertentes e opções, é o tema base. Um espectáculo com a marca de O Contador de Histórias, no qual se entrecruzam emoções, da tristeza à serenidade, do amor louco ao humor mais desbragado.

“Histórias de Panda-Pá”
A companhia de Teatro Panda-Pá surgiu do desejo de recuperar a transmissão oral como forma de comunicação, integrando a literatura e o teatro num acto intímo onde o público e os autores convergem, por um momento, num imaginário comum.
No espectáculo "Histórias de Panda-Pá", a realizar dia 27 de Abril, quinta-feira, pelas 10.30, com o apoio do IPLB, utilizam-se máscaras que foram criadas à semelhança das do Topeng - teatro tradicional do Bali - que se caracterizam pelo seu género popular cujo objectivo principal é contar e transmitir histórias, possibilitando um imaginário mais amplo por parte dos actores que as utilizam. Para este espectáculo dirigido a crianças do 1º ciclo, foram escolhidos contos tradicionais chineses.

Outras actividades
A Bebeteca terá actividades especiais dias 3 – “Desenhar a mão”, 13 – “A remar!”, 18 – “Puzzle” e 28 – “Saltar obstáculos”. Sempre às 17 horas.
Às quartas-feiras, às 16 horas, haverá Hora do Conto, com “A girafa que comia estrelas” de José Eduardo Agualusa (dia 5), “O senhor ovo gordo e o senhor ovo magro” de Alberto Vilaça (dia 12), “Os dois corvos” de Aldous Huxley (dia 19) e “A revolução das letras – O 25 de Abril explicado às crianças” de Vergílio Alberto Vieira (dia 26).
No Bibliocinema haverá dois filmes: “O rei e eu” de James G. Robinson (dia 8) e “O cravo da liberdade”, um filme de animação realizado por crianças do 6º ano da escola de Caldas das Taipas (dia 29). Ao sábado, pelas 11 horas.
Está ainda previsto um vasto leque de ateliês e jogos, distribuídos pelas semanas da Saúde (3 a 8), Páscoa (10 a 15), Planeta Terra (17 a 22) e Liberdade (24 a 29).
Veja os detalhes na Agenda Cultural da Câmara Municipal de Tomar, cujo envio pode ser solicitado pelo fax 249322674, pelo mail cmtomar@mail.telepac.pt, ou procure-os na Biblioteca. E celebre este mês... lendo mais um livro.

quarta-feira, março 29, 2006

Eleições na Distrital do PS de Santarém


Da candidatura de António Rodrigues à presidência da Distrital de Santarém do PS de Santarém, recebemos o seguinte press release:

António Rodrigues prossegue a sua visita às Secções do Partido (27), espalhadas pelos 21 Concelhos, conforme é possível acompanhar em http://antpniorodrigues.org/

Terão direito a voto nas eleições directas, que se realizam nos dias 21 e 22 de Abril, os 2567 militantes, que tiverem as respectivas quotas em dia, espalhados pelas respectivas secções de voto.

Até ao próximo dia 6 de Abril, os candidatos apresentarão a sua Moção e candidatura, com um mínimo de 80 assinaturas de militantes, junto da Comissão Organizadora.

António Rodrigues realiza a apresentação da sua Moção, num grande Jantar de candidatura no CNEMA, em Santarém, na Sexta-feira, dia 7 de Abril, pelas 20H00.

António Rodrigues está neste momento a obter apoios em praticamente todos os Concelhos, envolvendo desde Presidentes de Câmara, a Vereadores, Presidentes de Junta e Deputados Municipais, Presidentes de Concelhia e militantes mais anónimos, homens, mulheres e jovens, num amplo movimento de TRABALHO e DINAMISMO, em prol de um Distrito mais unido - com uma só ASSOCIAÇÃO DE MUNICIPIOS e de uma Federação mais reivindicativa perante Lisboa.

Como António Rodrigues tem frisado: "Contem comigo para trabalhar, contem comigo para ajudar, contem comigo para reivindicar, mais e melhor para o Distrito de Santarém".

Este é o nosso mote: TRABALHO e DINAMISMO. Com os militantes do PS, com os simpatizantes do PS, mulheres e homens de um Ribatejo que entendemos valer a pena!

Ginásio Clube de Tomar em Notícia


Minis – aprendizagem motora

As nossas classes de Aprendizagem Motora foram este ano apetrechadas com novos equipamentos de psicomotricidade. Um investimento de mais de 2000 euros a pensar na segurança e desenvolvimento dos nossos jovens praticantes. Estes materiais são seguros, versáteis e idealizados a pensar na segurança dos jovens praticantes. A mestria com que foram construídos, aliada à imaginação de quem prepara cada sessão, possibilita uma enorme variedade de conjugações para que a diversidade e o factor surpresa estejam sempre presentes.

São crianças e jovens entre os 3 e os 10 anos que, entre jogos e brincadeiras, descobrem o movimento e vão adquirindo toda uma panóplia de competências essenciais para o seu dia-a-dia.

Para as instituições com as quais mantemos protocolos há vários anos esta é também, uma forma de demonstrar que não estamos acomodados e que procuramos ir ao encontro das necessidades que vamos detectando.

GALA DESPORTIVA

No próximo dia 1 de Abril, vai realizar-se a Gala Desportiva 2006 no Pavilhão Municipal de Tomar. O Ginásio Clube de Tomar, vai estar presente, como em todos os eventos realizados pela Câmara Municipal e para os quais somos convidados, com as modalidades de Jujutso, Ginástica Acrobática e Trampolins.

Esperamos que este vento nos possibilite mostrar o que andamos a fazer e mais uma vez convidar os Tomarenses a praticarem desporto com o GCT.

Venha ver-nos no dia 1 de Abril!

ASSEMBLEIA GERAL

No próximo dia 30 de Março, vai realizar-se nas instalações do GCT, pavilhões da FAI, pelas 21.00h, a Assembleia Geral para Apresentação e Votação do Relatório de Contas de 2005.
Nota: Notícia da responsabilidade do GCT

Júlio é o próximo contemporâneo em exposição

Vai ser inaugurada no próximo dia 9 de Abril, na Galeria dos Paços do Concelho de Tomar, a 21ª exposição temporária do Núcleo de Arte Contemporânea, desta vez dedicada ao pintor Júlio.
Júlio dos Reis Pereira nasceu em 1902 em Vila do Conde, tendo falecido em 1983. Irmão de José Régio, foi também ele poeta, adoptando o nome de Saúl Dias, tendo sido um dos membros da revista “Presença” e recebido o Prémio da Crítica, em 1980.
Frequentou a Escola Superior de Belas Artes (1919-21), mas foi em Engenharia Civil que se formou (1928). Expôs pela primeira vez no importante “Salão dos Independentes”, em 1930. Individualmente, começou em 1935, na Sociedade Nacional de Belas Artes. Seguiram-se exposições em Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Vila do Conde… Em 1980, uma grande retrospectiva organizada na sua cidade natal esteve no Porto e na Fundação Calouste Gulbenkian. Está representado em inúmeras colecções públicas e privadas.
Nesta exposição, desenhador de poetas, meninas e palhaços que nos habitam os sonhos, convida-nos à reinvenção do olhar. Rimos e choramos como ele, o Júlio apaixonado pelo rigor e pela fantasia. No fim, tudo faz parte da comédia da vida…
A mostra inclui 14 trabalhos, entre óleos, aguarelas e tinta da china, datados de 1926 a 1975.

Patente de 9 de Abril a 30 de Junho
Inauguração: 9 de Abril às 16 horas
Horário: de quarta-feira a domingo, entre as 12h00 e as17h00
Entrada livre

Nós em Café Teatro


Público e actores fizeram da Mostra um sucesso

Com sete espectáculos em sete dias, por outros tantos grupos, todos oriundos do concelho de Tomar, e a adesão constante por parte do público, a mostra Nós em Café-Teatro foi um sucesso.
A iniciativa decorreu de 21 a 27 de Março, nos Lagares d’El Rei, uma sala habitualmente muito querida dos tomarenses, terminando na data em que se comemorou o Dia Mundial do Teatro, numa organização conjunta da Divisão de Animação Cultural da autarquia e de todos os colectivos que no concelho se dedicam a esta arte.
Foi uma mostra da vitalidade do teatro no concelho, desde os grupos já com muitos anos de palco até uma série de novas propostas, oriundas de várias freguesias e todas com muito vigor.
Uma mostra que veio também mexer, felizmente, com algumas ideias feitas, entre elas a de que há pessoas diferentes (como se não fossemos todos diferentes uns dos outros) mas cuja diferença as impede de fazerem o que os outros fazem.
Com o espectáculo “Outras cenas”, do Grupo de Teatro do CIRE (Centro Infantil de Recuperação), protagonizado por alunos daquela instituição, que abriu a iniciativa, ficou demonstrado que a maioria das pessoas ditas normais têm é dificuldade de chegar aos calcanhares daqueles actores, a quem a força de vontade e um muito bom trabalho de direcção conferiu uma qualidade digna de registo.
Pelo palco dos Lagares passaram igualmente, sempre bem acompanhados pelo público, os grupos Ultimacto (do Sport Club Operário de Cem Soldos), 3 em Cena (um colectivo proveniente dos grupos da Carregueiros, Aboboreiras e Vila Nova), Grupo de Teatro da Nabantina, Companhia de Teatro de Thomar, Oficina de Teatro Canto Firme e Fatias de Cá.
Palco que acolheu ainda o debate “Conversas com Café no Teatro”, que contou com a presença de representantes dos diversos grupos e outros interessados na matéria e no qual se falou de questões que preocupam a todos e que podem contribuir no futuro para que Tomar se afirme cada vez mais como um concelho de grande dinâmica teatral.

terça-feira, março 28, 2006

João Mota - senhor Teatro


O Dia Mundial do Teatro foi assinalado pelo Diário de Notícias com uma entrevista ao encenador João Mota, um tomarense figura grande no panorama do teatro em Portugal.
A entrevista pode ser encontrada no link abaixo:
http://dn.sapo.pt/2006/03/27/artes/partilhar_verbo_une_o_actor_professo.html

Semana Sénior em Tomar


A Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tomar vai promover a 1ª Semana Sénior de Tomar. É um evento organizado no âmbito do Programa “Viver em Movimento” que consta de diversas actividades desportivas e palestras.
Nas actividades desportivas, haverá aulas de ginástica, hidroginástica, Chi Kung, dança, Ioga, Boccia e Hip-Hop.
Temas das Palestras:
Palestra 1 – Coluna Vertebral: Patologias e Cuidados a Ter (Dr.ª Rute Mota)
Palestra 2 – Nutrição: cuidados com a alimentação (Dr.ª Ana Guerra)
Palestra 3 – Fibromialgia (Dr.ª Isabel Castanheira)

Estas actividades destinam-se a todas as pessoas com mais de 50 anos que queiram participar, sendo que para participar na Hidroginástica terão de estar inscritos no Complexo Desportivo Municipal de Tomar.

Na Quarta-Feira dia 5 de Abril de 2006 decorrerá no Pavilhão Jácome Ratton a Fase de apuramento Zona Centro do Campeonato Individual de Boccia Sénior. Uma organização da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral e da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tomar.

segunda-feira, março 27, 2006

Assembleia Municipal - 31 de Março

A Assembleia Municipal de Tomar reúne em 3ª Sessão Extraordinária, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 17 horas do dia 31 de Março.
Na Ordem de Trabalhos destacamos a apresentação e apreciação de documento orientador, pela Comissão de Acompanhamento do Hospital de Nossa Senhora da Graça, a discussão e votação do Projecto de Regulamento do Programa de Férias Desportivas e Culturais da Câmara Municipal de Tomar, a discussão e votação da Deliberação de Câmara sobre a Estrada Bodegão/Montes, assim como do Concurso Público para a Concessão de Exploração do Bar das Piscinas Municipais Vasco Jacob.

domingo, março 26, 2006

MILAGRES ... DE FÁTIMA

TODOS JUNTOS PELA FLORESTA

estes serão os dois próximos posts a ser editados

Portugal e Espanha: 20 anos de integração


Vitor Lopes, o jovem tomarense, estudante de Medicina na Universidade de Coimbra, seleccionado para estar presente na abertura da exposição fotográfica, "Portugal e Espanha: 20 Anos de Integração", que decorreu no dia 23 de Março, no Parlamento Europeu, conviveu com jovens espanhóis e com a outra jovem portuguesa seleccionada, Inês de Menezes Sanches, contrabaixista na Orquestra Sinfónica Juvenil, mas também com dirigentes da União Europeia e dos governos dos dois países, como documenta a foto de família tirada no local apara assinalar o momento.

quinta-feira, março 23, 2006

Governador Civil Convida para Discutir a Floresta em Tomar


O Governador Civil do Distrito de Santarém, Paulo Fonseca, convida todos os Órgãos de Comunicação Social a estarem presentes no debate público subordinado ao tema «A Floresta no Concelho de Tomar», no próximo dia 25 de Março, sábado, pelas 15 horas, na Biblioteca Municipal de Tomar.
Os assuntos a abordar serão:

- Realização da apresentação do levantamento da cartografia da floresta do concelho, por Técnicos Florestais da Câmara Municipal de Tomar;
- Apresentação de casos de aproveitamento económico da floresta, pelo Eng. Costa Cabral (IFM) e General José Cardoso (Manuel Freitas Lopes, Lda.);
- Apresentação de medidas de promoção do ordenamento da floresta (Zonas de Intervenção Florestal), pelo Governo Civil do Distrito de Santarém, com a presença do Eng. Jorge Gonçalves (Direcção-Geral dos Recursos Florestais) e Eng. Rui Natário (2º Comandante Distrital de Operações de Socorro).
A sessão contará ainda com a presença do Governador Civil do Distrito de Santarém.

A Floresta no Concelho de Tomar - Sessão Pública


Realiza-se no próximo sábado, dia 25 de Março, a partir das 15 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar, uma sessão pública sobre a floresta no concelho de Tomar, que contará com os seguintes pontos:
- Defesa da floresta contra incêndios – apresentação de trabalho
- Criação de ZIF’s (Zonas de Intervenção Florestal)
A iniciativa é da Assembleia Municipal, através da sua Comissão para a Defesa, Desenvolvimento e Aproveitamento Social da Floresta, e da Câmara Municipal de Tomar.

quarta-feira, março 22, 2006

Histórias de Contar de O Contador de Histórias

A promoção do livro e da leitura é um dos principais objectivos do Grupo O Contador de Histórias. Com centenas de sessões realizadas para crianças, jovens, adultos e idosos, ao longo dos últimos anos, de norte a sul de Portugal, o grupo tem vindo a desenvolver também acções destinadas a pais e educadores. A "Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias" destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar os seus conhecimentos na área da narração oral, tornando mais animada a "Hora do Conto" feita em casa. As próximas sessões desta oficina decorrem nas seguintes datas e locais:18 de Março - Aveiro, Fábrica Ciência Viva, 11:00; 18 de Março - Aveiro, Fábrica Ciência Viva, 16:00; 22 de Março - Loulé, Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, 16:30h; 25 de Março - Cascais, Biblioteca Municipal, 15:30h; 4 de Abril - Lisboa, Loja Fermento, 18:00h; 5 de Abril - Ponta Delgada, 19:30h; 6 de Abril - Ponta Delgada, 19:30h; 7 de Abril - Angra do Heroísmo, 19:30h; 8 de Abril - Angra do Heroísmo, 19:30h; 10 de Abril - Horta, 19:30h; 11 de Abril - Horta, 19:30h; 21 de Abril - Aveiro, Fábrica Ciência Viva, 16:30h; 22 de Abril - Espinho, Biblioteca Municipal, 10:00h; 22 de Abril - Torres Vedras, Biblioteca Municipal, 16:30h; 27 de Abril - Guarda, Instituto Politécnico, 14:00h29 de Abril - Cascais, Biblioteca Municipal, 15:30h; 6 de Maio - Trofa, Centro Cultural, 11:00h20 de Maio - Cantanhede, Biblioteca Municipal, 14:30h; 27 de Maio - Portimão, Biblioteca Municipal, 14:30h; 3 de Junho - Odivelas, Biblioteca Municipal, 10:00. As sessões têm a duração de três horas, durante as quais se apresentam técnicas de dramatização, obras aconselhadas e se dão muitos exemplos práticos do trabalho desenvolvido pelo Grupo O Contador de Histórias. A "Oficina" é dinamizada por Filipe Lopes que colabora com entidades como a Fundação do Gil, o Instituto do Livro, Ass. de Professores de Português, Ass. de Profissionais de Educação e Infância e Comissão de Protecção de Menores, entre outros.

Há pouco mais de um mês, no Diário de Notícias, saiu um trabalho, da jornalista Maria João Caetano e do fotógrafo Rodrigo Cabrita, que acompanharam Filipe Lopes em mais uma oficina realizada em Cascais.
Publicamos esse trabalho.

Diário de Notícias
6 de Fevereiro 2006

Reportagem

Há um ano que O Contador de Histórias organiza sessões de formação para pais e educadores. No sábado, em Cascais, foram 15 os contadores que apareceram para ouvir Filipe Lopes explicar que, mais do que técnica, o importante é ter afecto para dar.
Dicas para sobreviver a uma história ao fim do dia

Daqui a uma semana, o António já deve estar a espernear ao colo da mãe, com aquele chorinho de recém-nascido que tanto pode significar que tem fome como apenas que quer companhia. Susana espera estar preparada para o momento. E, como nada é demais para o seu primeiro filho, decidiu participar, gravidíssima, na “Oficina de sobrevivência para pais contadores de histórias” que se realizou este sábado em Cascais. “Sempre gostei muito de ouvir contar histórias e quero também criar esse gosto no meu filho”, explica a futura mamã. “Mas acho que não tenho muito jeito, por isso vim aqui ouvir os conselhos de quem sabe”.
Filipe Lopes é dos que sabem. Foi um dos fundadores, em 1997 do Grupo O Contador de Histórias, que inicialmente se dedicava a organizar sessões de poesia, depois também a editar livros e, finalmente, entrou na actividade que lhe dá nome. Além das actividades em escolas e bibliotecas, os quatro contadores têm vindo a especializar-se no trabalho com grupos específicos (reclusos, crianças em hospitais, idosos). E há uma ano começaram também a fazer estas sessões para pais. “Neste momento há uma redescoberta da tradição”, explica Filipe Lopes. “Numa sociedade dominada pela televisão e pela Internet, parece que há um gosto especial em redescobrir uma forma mais arcaica de comunicação”.
O problema é que, como Susana, muitos acham que não têm jeito. A esses, Filipe começa por dizer: “Gosto de ouvir histórias, de percebê-las, senti-las. E depois tenho esta vontade irreprimível de as dar aos outros”. Estes são os dois princípios básicos dos contadores: saber ouvir e querer contar. “Mais importante do que ter técnica muito apurada é ter prazer em contar uma história, é a afectividade e a dedicação com que se conta”.Sentados numa sala da Biblioteca de Cascais, são 15 os participantes na formação, na sua maioria educadores e animadores culturais. O António-futuro-pai tira apontamentos num pequeno bloco. Laura traz as dúvidas normais de quem é mãe de um rapaz de quatro anos e anda à procura dos “livros certos”. Lourenço, de 70 anos, tem cinco filhos e 12 netos e está ali para “reaprender” a contar histórias aos mais novos membros da família, que de vez em quando pedem “ò avô, conta-me uma história”. Para a educadora de infância Patrícia esta é já a segunda sessão com O Contador de Histórias. Sem correr o risco de repetição.
“De cada vez que se conta uma história é diferente”, explica Filipe Lopes. Por isso, além do cuidado com a linguagem (“muitas vezes damos às crianças palavras e conceitos demasiado grandes para elas”) e da criteriosa escolha das histórias que se contam (“convém ler os livros antes de os começar a ler aos filhos”), o mais importante diz, é criar um momento mágico e deixar a imaginação voar bem alto. “Fechem os olhos e imaginem o mar”, pede Filipe aos seus contadores. “O meu mar é azul e calmo”. “O meu mar é verde e com ondas”. Serve este exercício para mostrar que de cada vez que iniciamos uma história a dizer “era uma vez o mar, na cabeça de cada ouvinte começa a desenvolver-se um filme diferente”.Na mala de contador, Filipe traz uma rede para caçar as ideias que andam no ar, uma buzina para chamar a atenção dos adultos quando se distraem, um apito para dar sinal de partida, um búzio que nos leva em viagem para outro lugar, vários lápis, um bonequinho sem nome e muitos livros. “Quando eu tinha oito anos, a minha avó contou-me uma história de que ainda hoje me lembro. Era assim: Era uma vez uma velha a quem todos chamavam Ti Miséria…”
Texto Maria João Caetano
Fotos Rodrigo Cabrita

Fim das Regiões de Turismo na anunciada Reforma da Administração Pública

Reforma da Administração Pública
Governo vai anunciar extinção das Regiões de Turismo e 18 Governos Civis
Extinção de 13 dos 18 governos civis existentes


A reforma administrativa do País que o Governo pretende concretizar vai levar à extinção de diversos organismos públicos, entre os quais 13 dos 18 governos civis actualmente existentes e as 19 regiões de turismo.
A proposta foi feita por um grupo de trabalho que está a preparar o Programa de Restruturação da Administração Central do Estado (PRACE) e insere-se no projecto que prevê a divisão territorial do país em apenas cinco grandes regiões. Nesta reforma, prevê-se, também, que os 18 centros distritais de Segurança Social passem a ser apenas cinco, que as 18 sub-regiões de Saúde sejam extintas e que passem a cinco as sete direcções-regionais de Agricultura, por exemplo.
A reforma da Administração Central está a ser preparada há seis meses e promete uma revolução na organização administrativa do Estado. O grupo de trabalho sugere a extinção ou fusão de cerca de 120 organismos públicos, num universo de pouco mais de 400.
A Direcção-Geral da Administração Pública, o INGA e o IFADAP, o Instituto de Defesa Nacional, a Polícia Judiciária Militar, a Direcção-Geral dos Recusos Humanos da Educação, o IAPMEI, o Instituto Português de Museus ou o Instituto de Gestão Financeira são alguns exemplos do que poderá vir a ser extinto, caso o Governo aprove esta primeira proposta no âmbito do PRACE.
Segundo este projecto, todos os ministérios vão sofrer reduções consideráveis na sua estrutura orgânica - menos 19 na Presidência do Conselho de Ministros, menos 13 na Segurança Social, uma dezena a menos na Cultura.
Outro dos aspectos desta reforma é a redução substancial ao nível dos cargos dirigentes, que vai implicar este processo de fusão e extinção de organismos do Estado. O relatório do grupo de trabalho do PRACE aponta mesmo para uma redução da ordem dos 70% nas chefias dos serviços públicos, que pode implicar poupanças, porque haverá redução nos vencimentos, da ordem dos 30%.
Até ao final do mês de Abril tem de ser feito o novo organograma da Administração Central com a definição exacta da missão e das funções de cada organismo, até ao nível departamental e, até 30 de Junho, têm de ser levadas a Conselho de Ministros as novas leis orgânicas de cada ministério.

Os números da reforma administrativa
- Menos 120 organismos públicos
- Menos 19 Regiões de Turismo
- Extinção de 13 Governos Civis
- 30 organismos mudam de tutela
- 70% das chefias da função pública vão ser extintas
- Menos 13 centros distritais da Segurança Social
- 18 sub-regiões de Saúde
- Passam a cinco as sete direcções-regionais de Agricultura
- Redução nos vencimentos, na ordem dos 30%

Este trabalho é publicado no jornal semanário Cidade de Tomar, na edição de 24 de Março

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO do PS E CANDIDATURAS

O Congresso da Federação Distrital do PS do Distrito de Santarém realiza-se no Sábado dia 6 de Maio.
A eleição directa do Presidente e dos Delegados das Concelhias realiza-se nos dias 21 e 22 de Abril.
São já públicas as candidaturas de Nelson Carvalho, Presidente da Câmara de Abrantes e de António Rodrigues, Presidente da Câmara de Torres Novas, ao cargo de Presidente da Federação.

Aos interessados em obter mais informações sugere-se a visita às páginas dos 2 candidatos.

NELSON CARVALHO: http://novasmargens.blogspot.com
ANTÓNIO RODRIGUES: HTTP://www.antoniorodrigues.org

Informações complementares da organização do Congresso disponíveis em http://psdigital.org

Semana da Juventude em Tomar começa sexta-feira

A melhor publicidade do mundo pode ser vista em Tomar

Por vezes é uma grande chatice, mas também é frequente que alguns dos melhores momentos de televisão que podemos ver sejam anúncios publicitários. Presente nas mais diversas formas e locais, a publicidade é o motor económico de muitas actividades mas é também, e cada vez mais, uma arte.
Isso mesmo poderá constatar assistindo ao “Publi… Cidade de Tomar”, mostra de publicidade que apresenta alguns dos melhores anúncios publicitários do mundo para televisão e cinema, e que decorre no Cine-Teatro Paraíso, nesta cidade, dias 24 (sexta-feira), 27 (segunda) e 28 (terça), com programas diferentes todos os dias e a um preço muito acessível: 5 euros pelo conjunto ou 3 euros por uma sessão.
A iniciativa, que contempla ainda uma sessão para o público escolar incluindo debate, na tarde de terça-feira, integra-se na Semana da Juventude, organização conjunta dos Serviços Municipais de Juventude, Divisão de Desporto e Divisão de Animação Cultural da Câmara de Tomar, que começa precisamente na sexta-feira.
Espectáculo muito aguardado será o de sábado, dia 25, pelas 21 horas, que marca a estreia do Pavilhão Municipal Cidade de Tomar como palco de concertos. Antes dos Coliseus de Lisboa e Porto, Boss AC inclui a nossa cidade no seu Tour 2006, e todos esperam que demonstre o porquê de ter sido nomeado para os MTV European Music Awards e escolhido para fazer a primeira parte do concerto de 50 Cent no Pavilhão Atlântico. Os bilhetes, ao preço único de 10 euros, podem ser adquiridos no Pavilhão, no Cine-Teatro ou no Complexo Desportivo.
Durante o fim-de-semana, em toda a zona desportiva, incluindo o Estádio e o Pavilhão, vai haver jogos e actividades físicas, uma forma de proporcionar aos jovens do concelho dois dias de lazer e convívio, na informalidade de um espaço que vai estar aberto a todos os que queiram participar em jogos e brincadeiras, com o objectivo de dar a conhecer ou incentivar a prática de diversas modalidades desportivas como o basquetebol, o voleibol, o futebol, o andebol ou os trampolins, entre outras.
A Semana da Juventude prolonga-se com a entrega das distinções e inauguração da exposição dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Artes Plásticas “Maria de Lourdes Mello e Castro”, quinta, dia 30, nos Lagares d’El Rei e com um Peddy Paper Cultural e Desportivo aberto a alunos de todas as Escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Escola Profissional, na sexta, dia 31.
Na noite de 31 de Março ocorrerá outro dos momentos mais esperados, o concerto de David Fonseca no Cine-Teatro. Os bilhetes já estão à venda no local e no Complexo Desportivo, e custam 12 euros, também preço único.
A Semana da Juventude termina a 1 de Abril com a realização da Fotomaratona, a começar às 9 horas da manhã no Complexo Desportivo Municipal e uma Gala Desportiva, a partir das 21 horas, no Pavilhão Cidade de Tomar.

Primavera em Bagdade ...


Hoje, dia da Primavera, apetecia-me tudo menos falar dos três anos de guerra no Iraque, iniciada com a invasão das tropas norte-americanas, britânicas e outras em 18 de Março de 2003. Apetecia-me, ainda menos, recordar que o tiro de partido para esta catástrofe humanitária e até ambiental foi dado na cimeira das Lajes pelo quarteto Bush, Blair, Aznar e Barroso, com este último a fazer de mordomo, envolvendo Portugal num verdadeiro crime contra a Humanidade. Seria cómico, se não fosse trágico, vê-lo agora balbuciar meias desculpas, em Bruxelas, apresentando-se como vítima de credulidade na “amigo americano”, com a mesma convicção com que jurou perante a Assembleia da República ter visto “as provas” alegadas pelos invasores.
Aliás, os apoiantes da coligação guerreira andam numa roda-viva de actos de contrição: “de facto não havia armas de destruição massiva no Iraque” – pudera, se já nem Bush & Blair tentam sustentar esta mentira… Alguns reconhecem a situação caótica em que mergulharam o Iraque para concluir, afinal, que as tropas invasoras não podem retirar – mas como daí a seis meses a situação será seguramente pior, está justificado o princípio da guerra infinita.
A invasão do Iraque, além de uma tragédia para o seu povo e para a causa da Paz, revelou-se um fracasso absoluto relativamente a todos os objectivos para ela invocados: em vez da eliminação do terrorismo e da imposição armada da democracia, o Iraque vive hoje em estado de caos absoluto. Do “parlamento” eleito em Dezembro de 2005, apesar de uma sólida maioria xiita, não sai qualquer governo nem este disporia de poder real num país onde a resistência aos ocupantes e várias guerras civis (curdos, xiitas, sunitas) se entrelaçam.
Crimes hediondos contra a humanidade, com a utilização de fósforo branco contra populações civis de Fallujah e não só, foram perpetrados pelas tropas norte-americanas, a somar às torturas bárbaras impostas a prisioneiros de guerra na prisão de Abu Ghraib e aos maus tratos indiscriminados contra a população civil. Longe de ter sido eliminado, o terrorismo fundamentalista encontrou no Iraque um teatro de operações e de recrutamento privilegiado, ganhando novos apoios e prestígio entre as massas muçulmanas humilhadas e sem perspectivas de futuro; por último (e não menos importante), as forças ocupantes enfrentam uma situação de impasse militar que já levou ao anúncio de reduções de contingentes, inclusive da Grã-Bretanha, depois da retirada da Espanha e de outros países.
Todos estes factores aconselhariam a máxima prudência antes de nova investida, como a que se prepara contra o Irão. Nem o controle do petróleo do Médio Oriente justifica por si só este aparente aventureirismo. Os EUA delegaram nos aliados europeus e na Rússia a primeira linha de pressão sobre o programa nuclear iraniano, resguardando-se para um previsível endurecimento da situação. Apesar das diferenças de tom da Rússia e da China, tudo aponta para uma melhor articulação entre os diversos parceiros, ao nível do Conselho de Segurança da ONU, de forma a darem cobertura legal a uma intervenção militar. Fala-se, inclusive do recurso a armas nucleares “tácticas” contra alvos iranianos. A participação da Turquia e de Israel em tal aventura ameaça incendiar o Médio Oriente e pode estender-se até ao Paquistão – uma ditadura militar “amiga” dos EUA que possui armas nucleares e já esteve mais longe de cair em mãos fundamentalistas…
A guerra é muito mais que um capricho demencial de George W. Bush e de meia dúzia de fanáticos neocons. Além do mais, ela visa colmatar a debilidade económica dos EUA, sustendo a cotação do dólar e a liderança de Wall Street nas bolsas mundiais. A balança de pagamentos norte-americana atingiu, em 2005, o maior défice comercial da sua história: 723,6 biliões de dólares! Qualquer outro país, com um quadro macroeconómico semelhante, já teria sido submetido a um rigoroso plano de austeridade e de ajuste estrutural do FMI, só evitado pelo afluxo financeiro ininterrupto à bolsa de Wall Street e pela supremacia militar dos EUA.
Eis as verdadeiras causas da “guerra infinita” que começou no Afeganistão, se estendeu ao Iraque e ameaça hoje o Irão, amanhã a Síria ou o Paquistão, na realidade a todos nós, em todo o mundo. Por isso devemos exigir a retirada dos soldados portugueses do Afeganistão e abraçar a causa da Paz, como fizeram dezenas de milhares de manifestantes em centenas de cidades de todo o mundo, a 18 de Março. Para que volte a haver Primavera em Bagdade!

Alberto Matos – Crónica semanal na Rádio Pax – 21/03/2006

Notícias do Ginásio Clube de Tomar - Ginástica Acrobática e Basquetebol

Ginástica acrobática

Decorreu nos dias 18 e 19 de Janeiro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, o Torneio da Primavera de Ginástica Acrobática. Esta prova contou com a presença de 19 clubes de todo o país, num total de 85 Pares/Grupos.

O Ginásio Clube de Tomar fez-se representar pelos Trios Femininos Juvenis Maria Rosa/ Gisela Damásio / Inês Poupado e Inês Leitão / Andreia Costa / Vanessa Mendes.

Para a maioria das ginastas esta foi a primeira prova nacional em que participaram, facto que se reflectiu em algum nervosismo e insegurança. No entanto apresentaram os seus exercícios sem falhas graves, demonstrando que se encontram preparadas para enfrentar aquela que será a competição mais importante deste ano desportivo, o Campeonato Nacional, que se realizará já nos próximos dias 8 e 9 de Abril na cidade da Maia.

Nesta prova apenas competem os três melhores Pares/Grupos de cada Distrito e os ginastas do Ginásio Clube de Tomar, que participaram na prova Distrital, foram todos apurados para o Campeonato Nacional.

Estão de Parabéns Ginastas e Técnicos pela prestação no Torneio da Primavera e boa sorte para o próximo desafio!

BASQUETEBOL
Terminou este fim de semana a época competitiva (CNB2) da equipa de Basquetebol do Ginásio Clube de Tomar/Meditomar, com o jogo entre GCT/Meditomar e a equipa do Forte da Casa – TRELIC, ficando o resultado em 26-103.

Em jeito de balanço final, queremos congratular todos os jogadores, pelo espirito de equipa que sempre demonstraram e pela inigualável força para levar para a frente esta experiência de trazer de novo a tomar a modalidade do Basquetebol.

Queremos também agradecer ao nosso patrocinador, a Meditomar, pela colaboração e apoio que nos deu. Sem a Meditomar não teria sido possível levar para a frente tão ambicioso projecto.

Para o ano, o Ginásio Clube de Tomar pretende continuar com a modalidade no escalão sénior e também nas classes de formação. A experiência deste ano vai trazer, com toda a certeza, mais motivação, mais praticantes e melhores resultados, tanto na competição como na formação.

Estão de Parabéns todos os Jogadores e Patrocinador que mostraram, sem sombra de dúvidas, ter “vestido a camisola”!

Por Si, somos Ginásio!

segunda-feira, março 20, 2006

V Festival Jovem de Bandas de São Silvestre -

A Associação Cultural e Desportiva de São Silvestre, na pequena freguesia da Beselga, em Tomar, é uma das mais dinâmicas associações do concelho, desenvolvendo durante todo o ano um conjunto de actividades de caracter diverso, de âmbito social, cultural e desportivo. O Festival de Bandas que vai para a sua quinta edição, já ganhou raízes, atarindo por um lado novas bandas em cada ano e por outro, começa a ser um ponto obrigatório no roteiro dos jovens amantes da música moderna.
Neste festival será escolhida uma banda para participação na Semana Académica de Tomar.

No passado domingo, 19 de Março, a A.C.D.S. Silvestre, festejou o seu 26º aniversário.
Esta associação que nos últimos anos tem conseguido mobilizar para os órgãos directivos um conjunto alargado de jovens, tem também um espaço na net, onde divulga a sua actividade e que apela à participação dos sócios e internautas. O endereço é www.saosilvestre.no.sapo.pt

Vitor Lopes, jovem tomarense, no Parlamento Europeu

Exposição "Portugal e Espanha: 20 Anos de Integração"
Dois jovens, nascidos em 1986, de nacionalidade Portuguesa vão assistir em Bruxelas, no dia 23 de Março, à inauguração desta Exposição fotográfica alusiva à Adesão dos dois paises à União Europeia, a convite do Presidente do Parlamento Europeu.
Vitor Nuno Neves Lopes, tomarense, estudante de Medicina na Universidade de Coimbra, que foi responsável técnico pelo site Tomaronline, o site que precedeu o actual blog tomaronline, é um dos dois jovens seleccionados para estar presente em Bruxelas, a outra jovem seleccionada foi Inês de Menezes Sanches, bacharel em Design e Artes de Cena pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Actualmente é contrabaixista na Orquestra Sinfónica Juvenil.

Descoberta do Convento de Cristo com Nuno Garcia Lopes


Com o escritor Nuno Garcia Lopes
Jogo leva pais e filhos à descoberta do Convento de Cristo

O livro “Este pão não é de trigo, é de papoilas”, do escritor tomarense Nuno Garcia Lopes, vai ser o mote para o próximo jogo integrado na iniciativa Pais ao Convento, a realizar dia 26 de Março, domingo, a partir das 11 horas, no Convento de Cristo, em Tomar.
A iniciativa, da responsabilidade dos Serviços Educativos do Convento, realiza-se no último domingo de cada mês, proporcionando a entrada gratuita naquele monumento Património da Humanidade, e dando às famílias a oportunidade de viverem uma manhã diferente, descobrindo os magníficos espaços do templo através de um jogo que fornece pistas para a sua demanda.
Além das pistas, que incluem excertos do livro cujo tema é Tomar, os participantes vão ainda encontrar-se com o escritor nalguns dos locais, ouvindo pela sua própria voz poemas alusivos.
No final, terão oportunidade de ouvir alguns alunos das Escolas Gualdim Pais e Nuno Álvares Pereira, bem como o próprio autor, dizerem alguns dos poemas do livro. Haverá ainda tempo para os participantes poderem conversar com o escritor.
A iniciativa permitirá não só a descoberta do Convento mas servirá igualmente para abrir o apetite para a Festa dos Tabuleiros, a realizar em 2007.

Nascido em Linhaceira, concelho de Tomar, em 1965, Nuno Garcia Lopes é um dos fundadores do grupo O Contador de Histórias, dividindo actualmente a sua vida artística entre a escrita e a realização de sessões de contos e de poesia.
“Este pão não é de trigo, é de papoilas” é o seu terceiro livro de poesia. Publicado em 2001, parte de títulos de precisão fotográfica, sempre situados em Tomar, para textos que frequentemente extrapolam a mera ambiência local ganhando uma universalidade que sempre foi também característica desta cidade.

Editor, tradutor e revisor, Nuno Garcia Lopes tem vindo mais recentemente a ser reconhecido pelo seu papel na promoção do livro junto das crianças e jovens. Através do grupo O Contador de Histórias realizou centenas de actividades com estes grupos etários, entre as quais “A História do Senhor Verde”, um conto inédito de carácter pedagógico relacionado com o ciclo da vida vegetal, a estrear dia 18 de Março no Parque Ambiental de Santa Iria de Azóia.
Enquanto autor, destaquem-se os livros da colecção Lua do Mar, cujos dois volumes até agora publicados já venderam mais de três mil exemplares, e que, pela sua qualidade literária e características pedagógicas, têm vindo a ser a ser adquiridos por autarquias e outras entidades ou a dar lugar a actividades de promoção da escrita e do ambiente.

Café Teatro em Tomar - Lagares d' El Rei


Nós em Café-Teatro nos Lagares d’El Rei
Sete dias imparáveis de teatro com sete grupos tomarenses

O teatro continua a viver um bom momento no concelho de Tomar, com muita vitalidade. Após o sucesso da experiência “Tomar em revista”, que juntou um colectivo de pessoas do concelho para ir buscar à memória figuras e factos da vida tomarense, está aí o Nós em Café-Teatro.
Trata-se de uma Mostra Teatral Concelhia, a decorrer da próxima terça-feira, dia 21, até segunda 27 de Março, nos Lagares d’El Rei, por onde vão passar nada menos de sete grupos de teatro tomarenses. Uma organização conjunta dos grupos do concelho e da Divisão de Animação Cultural da Câmara Municipal de Tomar.
A Mostra abre terça-feira, às 21.30, com “Outras Cenas”, um espectáculo unanimemente escolhido para o pontapé de saída entre todos os envolvidos, não só pela sua qualidade mas pela surpresa que vai ser para muita gente. O protagonista é o Grupo de Teatro do CIRE.
Quarta, à mesma hora, o Ultimacto, do Sport Club Operário de Cem Soldos, apresenta “O Gato Malhado”, adaptação de António José Clemente a um texto de Jorge Amado, com encenação de Luís Tomás.
Quinta é a vez de “A irmandade”, pelo grupo 3 em Cena, um colectivo proveniente dos grupos da Carregueiros, Aboboreira e Vila Nova. É a adaptação de uma peça de Jaime Salazar Sampaio, e estará em cena igualmente às 21.30.
Também à mesma hora, na sexta, não haverá peça mas café e conversa. “Conversas com Café no Teatro” é o título da iniciativa que reúne amadores de teatro, quer dizer, pessoas que trabalhem o teatro, no teatro ou simplesmente gostem de teatro. Um debate que se espera animado.
No sábado regressam os espectáculos, em dose dupla. Às 17.30 o Grupo de Teatro da Nabantina apresenta “A Menina e o Mar”, adaptação do conto de Sophia de Mello Breyner e especialmente dedicado ao público mais novo.
Às 21.30, a Companhia de Teatro de Thomar traz “Descongelado”, a história de um homem que acorda descongelado 150 anos depois, ou um espectáculo feito de coisas estúpidas para gente inteligente.
No domingo, de novo às 21.30, “Que bom cu que ele tem”, uma conversa de duas jovens senhoras que comentam, numa esplanada, desejos e tabus sexuais. Pela Oficina de Teatro Canto Firme, com encenação de Hélder Costa.
Finalmente, na segunda-feira, dia 27, ainda às 21.30, o regresso de “Tomar em revista”, pelo Fatias de Cá, com encenação de Carlos Carvalheiro.
Se depois disto ainda houver quem diga que em Tomar não há actividades culturais nem se promove o trabalho dos grupos concelhios…

domingo, março 19, 2006

Para Exemplo, Para Ler e Pensar - Suspensa Funcionária que Travou Promoção de Familiar de Governante

''A directora de Serviços de Gestão de Recursos Humanos do Centro de Segurança Social da Madeira, Helena Góis, foi afastada há cerca de um mês e está em casa com uma suspensão de 90 dias. Único motivo conhecido para esta decisão do Governo: aquela responsável apontou irregularidades na nomeação de Patrícia Brazão de Castro, filha do secretário dos Recursos Humanos, para um cargo de dirigente. (...)''
Não há nada como ler para saber como funciona a ''coisa'' ... é só clicar em http://www.dnoticias.pt/default.asp?file_id=dn010108170306

Fernando Oliveira responde a Luís Ferreira

Fernando Oliveira, membro da Assembleia Municipal de Tomar, eleito nas últimas eleições autárquicas pela lista dos Independentes por Tomar, e que recentemente suspendeu o mandato por seis meses por razões de ordem pessoal, enviou um mail a Tomaronline, dirigido a Luís Ferreira, até há pouco tempo, presidente da concelhia de Tomar do Partido Socialista, e também membro da Assembleia Municipal, para publicação, do seguinte teor:

Sr LUIS FERREIRA

ENCERRE, POR FAVOR, O SEU MISERÁVEL EXERCÍCIO DE HIPOCRISIA,CINISMO E INTRIGA.
NÃO CONTE NUNCA COMIGO PARA A SUA "POLÍTICA SUJA" .
EU NÃO CAVO,NEM NUNCA CAVEI COM ESSA ENXADA.
AS SUAS FALSAS "PROFISSÕES DE FÉ" ATOLAM-NO ,CADA VEZ MAIS,NO LODO MAIS FEDORENTO.
VOCÊ É INDIGNO DE OCUPAR QUALQUER CARGO PÚBLICO DE ELEIÇAO OU NOMEAÇAO.
DIGO-LHO, FRONTALMENTE,POR ESTA VIA.
LOGO QUE POSSA DIR-LHE-EI ISTO E TALVEZ MUITO MAIS "OLHOS NOS OLHOS".

"COMPRE" umas gramas de PUDOR,SE PORVENTURA SABE O QUE ISSO É...

VOCÊ METEU-SE COM ALGUÉM QUE NÃO É DA SUA ESTIRPE E QUE ESTEVE SEMPRE,AO LONGO DE 36 ANOS,DESENVOLVENDO ACTIVIDADE POLÍTICA DE UMA FORMA NOBRE,FRONTAL,HONESTA E SEM ÓDIOS OU RESSABIAMENTOS.

DAÍ QUE ME HONRO E ORGULHO MUITO DE SER RESPEITADO EM TODOS OS QUADRANTES POLÍTICOS E NA SOCIEDADE TOMARENSE EM GERAL.

PARA MIM UM ADVERSÁRIO POLÍTICO NUNCA FOI UM INIMIGO.

EU NUNCA DISCUTI PESSOAS.MAS,APENAS IDEIAS E PROJECTOS-MESMO QUE EM MUITOS MOMENTOS O TENHA FEITO COM MUITO CALOR E FIRMEZA DE PRINCÍPIOS.

Fernando Oliveira

Situação da Ponte sobre o Rio Tejo em Constância

Requerimento

Assunto: Situação da ponte rodoviária sobre o rio Tejo, em Constância.
Autora: Helena Pinto.
Dirigido a: Ministro da Obras Públicas, Transportes e Comunicações.

Data: 14 de Março de 2006.

A ponte sobre o rio Tejo, em Constância, é atravessada, alternadamente, só havendo uma faixa de rodagem, e por ela passam, diariamente, muitos veículos, com especial incidência para veículos militares que se dirigem para o campo de Santa Margarida. Tais veículos, pelo seu peso e dimensão, condicionam em muito o trânsito viário daquela área e deterioram consideravelmente aquela estrutura.

Numa estrutura já de si degradada, quer pela passagem constante de veículos pesados, quer pela inexorável passagem dos anos, o facto de se estar a proceder à construção de dois centros integrados de recuperação, valorização e eliminação de resíduos perigosos – CIRVER – na Chamusca, com o que tal facto significará na passagem de veículo pesados, torna, se tal fosse necessário, imperioso que a tutela se debruce, de imediato, sobre o problema que constitui para a segurança rodoviária aquela obra de arte.

Segundo o que consta nos jornais, já se encontra em fase final de discussão pública a localização de uma nova ponte, no entanto, seguindo as mesmas fontes, parece que a prioridade do Governo passa pelos itinerários principais e complementares, o que faz com que esta estrutura, por se situar numa variante a um itinerário complementar, passe para um segundo plano, podendo tal facto, dada a actual situação da obra de arte e o seu futuro e previsível aumento de circulação, representar um acréscimo significativo da insegurança na travessia desta ponte.

O Bloco de Esquerda insta o Governo a não descriminar estruturas rodoviárias de acordo com a sua localização mais ou menos periférica. Infelizmente, exemplos recentes fazem com que uma argumentação favorável a este ponto de vista soe a excedentário. Por isso, deve o Governo fiscalizar, inspeccionar e, se for o caso, intervir o mais rapidamente possível sobre obras de arte que, pelo estado de conservação que apresentam, como é o caso da ponte sobre o rio Tejo de Constância, a isso obrigam qualquer tutela responsável.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, requer-se ao Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações as seguintes informações:

- Qual o actual estado de conservação da ponte sobre o rio Tejo em Constância?

-Têm sido efectuadas inspecções a esta estrutura?

- Existem estudos sobre o aumento de tráfego nesta obra de arte que a entrada em funcionamento dos dois CIRVER, na zona da Chamusca, vai acarretar?

-A localização da nova ponte já está decidida?

- Para quando prevê a entrada em funcionamento desta nova travessia rodoviária?

A deputada do Bloco de Esquerda,

Helena Pinto

sábado, março 18, 2006

Sem comentários

Por motivos alheios à nossa vontade, não tem estado disponível o acesso a escrita de comentários. Pelo facto pedimos desculpa e esperamos conseguir reparar a situação.
O mail tomaronline@sapo.pt está disponível para o efeito.

quinta-feira, março 16, 2006

Os alunos da Jácome Ratton merecem mais respeito da Autarquia. Tomar merece Autarcas


Se o melhor do mundo são as crianças ...
Não se compreende porque razão a Câmara Municipal de Tomar tem um sentimento diferente.
Talvez excesso de rigor sentimental!
Se o melhor do mundo são as crianças, os sete elementos do executivo camarário pensarão que os alunos da Escola Secundária Jácome Ratton são adolescentes, logo não cabem neste desvelo.
Ora vem isto ao caso pelo seguinte.
A Escola Secundária Jácome Ratton, necessitada de muitas e variadas obras de conservação e de melhoria de instalações, entre outras, entendeu ser prioritário a construção de um outro Ginásio ou Pavilhão, não só para melhoria das condições da actividade curricular e desportiva dos alunos, mas também pelo condicionamento dos espaços para tão elevado número de alunos e ainda pela Escola ter uma grande tradição nas turmas da Opção de Desporto, hoje a única no concelho com tal oferta, e que tantos alunos tem ''encaminhado'' para o ensino superior nessa área específica e tantos profissionais tem dado à comunidade nacional, assim como jovens desportistas tem fornecido a diversas selecções nacionais. Destacamos apenas como exemplo, alguns dos que já atingiram o patamar maior a nível de títulos e que foram ou são alunos da escola. Jorge Merino, campeão europeu de duplo mini trampolim. Ana Rente, actual aluna, campeã mundial de Trampolim. Nuno Merino finalista nos Jogos Olímpicos de Atenas em Trampolim.
Das várias obras urgentes, há alguns anos, e porque o dinheiro é limitado, os mais altos responsáveis da Direcção Regional de Educação, autarcas e responsáveis da Escola, em diversas reuniões e após visita à escola de tais individualidades, decidiram que seria prioritária a construção de um Pavilhão Desportivo. A sua contrução pretendia, por um lado responder à extrema necessidade de formação em segurança e qualidade dos alunos em geral e sobretudo dos da opção de Desporto, mas também numa perspectiva de rentabilização dos equipamentos e ligação da escola à comunidade, com um parceiro privilegiado, a autarquia, ser utilizado preferencialmente por Associações do município, no horário pós-escolar.
Abreviando a conversa:
1. O Pavilhão foi construído em terreno anexo à Escola Secundária Jácome Ratton, conforme protocolo assinado pelas entidades competentes.
2. Desde o último trimestre de 2005, que a obra foi entregue e está a ser utilizada pelo Sporting Clube de Tomar, no horário pós-escolar (mais ou menos), para as suas actividades diárias e de competição.
3. Passados mais de 6 meses de obra concluída e de utilização apenas por uma das partes, aos alunos da Escola Secundária Jácome Ratton está vedado o acesso de utilização.
4. Razões de diferendo entre as partes, leia-se Ministério da Educação e Câmara de Tomar, levarão à decisão Autoritária, Autocrática, Ditatorial, Irresponsável de António Paiva, o presidente da Câmara de Tomar, que entre alguns dias de permanência em Bruxelas, no Comité das Regiões, passa por Tomar para dar ordens.

Perguntamos:
1. Não deverão os autarcas democraticamente eleitos pelos incautos cidadãos ter atitudes responsáveis na defesa dos interesses dos cidadãos?
2. Não deverão os actuais autarcas eleitos ser responsabilizados, e não nos referimos ao aspecto político em futuras eleições, queremos dizer civilmente, pelos prejuízos que estão a causar a algumas centenas de jovens tomarenses e sobretudo às dezenas de alunos de Desporto que vão competir na entrada ao ensino superior, não apenas com as notas das disciplinas teóricas, mas também na realização de provas práticas, os chamados pré-requisitos, com alunos a quem foram proporcionadas as condições dignas de aprendizagem?
3. Será que um mero desencontro administrativo pode penalizar os Alunos de Tomar, quando a obra está realizada, utilizada numa parte do dia, pela comunidade, sendo discriminada negativamente aqueles que são ''O Melhor do Mundo''?
4. Não será caricato proibir um aluno da Escola Secundária Jácome Ratton de desenvolver a sua actividade curricular e permitir que o mesmo possa utilizar o Pavilhão quando é desportista/sócio dop Sporting Clube de Tomar?
5. Que medidas já foram tomadas pela Associação de Estudantes, Conselho Pedagógico, Assembleia de Escola, Associação de Pais e Conselho Executivo para a resolução da situação?
6. Que sensata medida ou posição já tomou a vereadora Rosário Simões, durante várias décadas professora e outras tantas em exercício de funções de direcção de escola e agrupamento, na defesa dos alunos de Tomar?
7. Que sensata posição ou que sensibilidade já foi manifestada por cada um dos seis vereadores perante a posição do Déspota António Paiva, para quem com toda a certeza os alunos não passarão de números e de cifrões?
8. Não se sentirá mal o vereador Rosa Dias, antigo professor, e ao mesmo tempo com função política e presidente do Sporting Clube de Tomar, por esta situação e por nunca a ter denunciado?

Ponto Último (por agora) - Não será Desinteligência a falta de Inteligência?

Céu ... Pela Boca é que Vamos


O restaurante Chico Elias em Tomar, é considerado pelos gastrónomos e críticos gastronómicos vários, de diversas publicações, um dos melhores do país.
A originalidade e criatividade da quase totalidade dos pratos propostos, como é o caso do coelho na abóbora, bacalhau com carne ou a feijoada de caracóis, ironicamente apelidado pelo Dr. Bento Baptista de percebes campestres, para iludir os que dizem não gostar de caracóis, aliadas à recuperação e recriação de alguns pratos ditos conventuais, como as couves à D. Prior, têm catapultado a arte da Divina Céu para uma verdadeira ''fama'' celestial.
Segundo ela não há segredos, cozinhar para a Céu do Chico Elias é tão natural como respirar, e porque não há segredos ela conta a qualquer um como executa cada um dos pratos e na sua humildade de Mestre, pergunta sempre se gostaram. Justifica-se dizendo que gosta de ouvir a opinião dos clientes, que num ápice passam a amigos da família Elias, porque como não respeita medidas ou porções estabelecidas, logo cada prato é único cada vez que é confeccionado, e gosta de saber se ''desta vez ficou bom'', isto é, a gosto dos clientes/amigos.
A quarta-feira, 15 de Março, levou-nos ao Chico Elias, mais uma e desta vez, convidados pelo Dr. Bento Baptista, coordenador convidado, das diferentes actividades gastronómicas do município, colaborador voluntariamente disponível, diríamos, a tempo inteiro depois de se ter aposentado das suas funções de médico e delegado de saúde. O motivo da reunião de trabalho à mesa do restaurante tinha como objectivo fazer o balanço da Mostra da Lampreia que terminou há alguns dias. Balanço positivo, sim senhor, dizem os industriais da restauração. Alegria redobrada dos responsáveis pela organização da actividade que reuniu a quase totalidade dos restaurantes tomarenses, que sentem por um lado a união dos profissionais na divulgação da arte da cozinha local e por outro, o sinal contrário à crise anunciada e de facto vivida noutros sectores de actividade económica.
Se a temática era a lampreia, ciclóstomo e não peixe, como insistentemente Bento Baptista frisa, nada melhor que irmos a ela ... e fomos! À Bordalesa, arroz da dita ou de fricassé, foi de comer ... sem necessidade de chorar por mais, porque ela estava lá ''à tromba estendida'', como diz o Povo, pelo menos o que eu conheço. Para os que continuam, sobretudo as que continuam, cépticas em relação ao bicho, quer pelo seu aspecto quer pelo pretenso activo sabor, havia alternativas. Cachola de seu nome, não o que os convivas ''diferentes'' apanharam, mas o nome do prato.
Como entrada, nada melhor que feijoada de perceves campestres, pois então, e tudo regado com água de garrafa de plástico, em que pelos vistos a sua ingestão concorre actualmente em risco com a água das antigas fontes de água cristalina e pura, e para outros menos dados a modernices, vinho tinto do concelho de Tomar, no caso, do Casal das Freiras (pode ser que esta publicidade intencional traga algum retorno), de um tal Vidal que não conhecemos, mas que também merece um lugarzinho daqui a muitas décadas, para lá do que a nossa imaginação lhe possa desejar, pelas suas qualidades báquicas, não pelo acto mas pela função de permitir a degustação de tal saboroso néctar, a tão humildes terráqueos. O lugarzinho que dizíamos e por merecido, ao lado da Céu, será no etéreo espaço dos sabores de ''comeres e beberes''.
Dos doces ... nem vos digo ... talvez vos conte.
Então foi assim ... Fatias de Tomar (património em processo de registo), leite creme queimado, como só a Céu do Chico Elias sabe fazer (acreditem que é mesmo assim como vos digo) e para rematar, a última invenção da Céu, doce de feijão, que explicou logo passo a passo como se faz, e até se deu ao requinte de distribuir logo alguma matéria prima para a confecção a alguns presentes. Para este, seguramente por ser a maior e mais deliciosa surpresa, ainda não inventei qualificativo, mas lá que terá de ser uma palavra celestial terá.
Talvez por esta ser a novidade, criada pela Céu, aquando da última actividade ''Feijão com Todos ... todos com o Feijão'', ninguém resistiu a cantar loas ao divino sabor.
Poderá ''saber'' a exagero ... mas acreditem no que Vos diz um não crente que se confessa, afinal há Céu ... e está mesmo aqui tão perto ... afinal há Céu ... na Casa do Chico Elias, ali para as Algarvias (de Tomar).

P.D. (Pós Digestão) Para além de Bento Baptista, coordenador da Mostra da Lampreia, estiveram presentes, o vereador Carlos Carrão, que tem a responsabilidade das Feiras e Mercados, nas quais se integra esta actividade, em colaboração com o Turismo, representado pelo técnico Paulo Alcobia, Casimiro Serra, secretário do vereador Carrão, Jorge Franco dos Cafés Delta, que têm colaborado em todas as actividades gastronómicas da edilidade, e jornalistas representando os jornais Despertar do Zêzere, Cidade de Tomar, O Templário, as rádios Hertz e Cidade de Tomar. Tomaronline sente-se naturalmente honrado pelos convites que lhe têm sido dirigidos pela autarquia para acompanhar todas as actividades, considerando-o um par de órgãos de comunicação social tradicional, com trabalho desenvolvido ao longo de décadas na maioria dos casos e que são servidos por profissionais.

quarta-feira, março 15, 2006

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS


Diva Cobra, Chefe de Divisão de Desporto da Câmara de Tomar, serviço que recebeu o Prémio Nacional de Excelência, conforme informámos em tempo, preletou para alunos do Curso de Administração Pública do Instituto Politécnico de Tomar, sobre a ''QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA GESTÃO DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS''.

Segundo Diva Cobra, '' Os utentes estão para nós como organização (Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Tomar) em primeiro lugar, pelo que a qualidade dos serviços prestados aos mesmos é um meio para a sua satisfação e fidelização.

Portugal é um dos países da União Europeia com mais baixos índices de prática desportiva, pelo que se torna ainda mais difícil a manutenção de elevados índices de utilização das instalações desportivas. Cremos que a Certificação da Qualidade e a utilização do Modelo de Excelência EFQM (European Foundation for Quality Management) são meios possíveis para atingirmos elevados índices de satisfação dos utentes com os reflexos que tem na retenção e conquista de novos utentes, num contexto desfavorável que é o elevado índice de absentismo e baixa predisposição para a realização de actividade física e desportiva.

Por outro lado, com estas metodologias pretende-se constituir um processo de melhoria contínua e de aferição por entidades externas da qualidade dos serviços prestados pela Divisão de Desporto, permitindo que o sistema funcione com mecanismos de auto-regulação propícios à criação de um ambiente de prestação de serviços com as características adequadas e previamente definidas.

A conquista do 1º Prémio Nacional de Excelência Autárquica constituiu mais uma oportunidade para reflectirmos sobre o funcionamento desta estrutura organizacional; estamos desta forma também a criar mais uma oportunidade de melhoria contínua dos serviços que prestamos. É também um importante momento de avaliação externa que permite ir aferindo a qualidade do nosso trabalho.

Este prémio é também uma forma de divulgarmos e partilharmos a experiência que tem sido o processo de certificação e de gestão desta instalação desportiva como base no Paradigma da Excelência adoptado pela EFQM.

Cremos ser este um bom exemplo de Inovação ao nos candidatarmos com um projecto autárquico na área do Desporto, tal como também aconteceu com o facto de termos sido a primeira Instalação Desportiva na Europa a ter os seus Serviços Certificados e ao estarmos a adoptar o modelo EFQM como ferramenta de gestão.

Desta forma e, para concluirmos, estaremos no caminho sempre contínuo que nos levará a sermos mais eficazes e eficientes, sempre a pensar nos nossos utentes que são a razão da nossa existência, promovendo desta forma um Portugal mais evoluído, saudável, activo e próspero.''

Regiões de Turismo Esclarecem

Reunida em Assembleia Geral
A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS REGIÕES DE TURISMO ESCLARECE EQUÍVOCO

Vários órgãos de comunicação social fizeram eco nos últimos dias do relatório de uma equipa que teria por missão propor ao Primeiro-Ministro “Reorganizar a Administração Central e promover economias de gastos e ganhos de eficiência pela simplificação e racionalização de estruturas”. De entre as entidades que a equipa de missão propõe ao governo extinguir, as noticias destacaram as Regiões de Turismo.

As Regiões de Turismo tomaram conhecimento desta informação que entenderam dever clarificar, por se tratar manifestamente de um equívoco de quem redigiu ou transcreveu esta referência. Com efeito as Regiões de Turismo não são nem nunca foram órgãos da Administração Central do Estado: tratam-se de associações de direito público, com autonomia administrativa e financeira, criadas por proposta e iniciativa dos municípios que as integram.

Refira-se o parecer do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral, Ministro do actual governo, que neste sentido refere que “as Regiões de Turismo são associações públicas formadas entre os Municípios e o Estado; e as federações de Regiões de Turismo revestem da mesma índole”.

Neste quadro, e afim de evitar interpretações inadequadas a partir da fuga de informação acima referida, a Direcção da ANRET já solicitou a marcação de audiências com Sua Excelência o Senhor Ministro da Economia e Inovação e o Senhor Secretário de Estado do Turismo, aguardando a sua marcação.

David Fonseca Tour - ''Our Hearts Will Beat As One''


David Fonseca Tour - "Our Hearts Will Beat As One" sexta-feira, 31 de Março 21:30h
Cine-Teatro Paraíso / TOMAR

David Fonseca tem novo trabalho e sem esquecer os exitos do 1º album e dos "Silence Four" , voltou à estrada com um espectáculo diferente de tudo o que fez até agora e que conta com uma componente visual e cénica única e bastante cuidada.

Apresenta-o no grande auditório do Cineteatro Paraíso em Tomar na sexta feira, dia 31 de Março ás 21:30h, integrado na semana da juventude de Tomar.

Se a lotação confirmar os números já alcançados pelo disco - "Our Hearts Will Beat As One" quando foi posto à venda entrou directamente para número um da tabela nacional e é actualmente disco de ouro - o "songwriter" português pode esperar casa cheia.

O Espectáculo:
"É algo totalmente novo para mim, acho que chegou a altura certa de expandir o meu espectáculo para algo que nunca experimentei. Não posso dizer muito sobre estas mudanças, não quero estragar as surpresas, por isso convido todos a estarem presentes nesta nova fase da minha vida artística", revela o músico.

O Álbum:
E o que é diferente neste disco? Primeiro, a própria concepção. Se nos anteriores (a solo ou nos Silence 4), David Fonseca criava canções como fragmentos, nesta colecção sobressai uma linha condutora que lhe dá um sentido propriamente de álbum, sem cair na etiqueta de conceptual. É David Fonseca a assumir-se de vez como músico e a dar uma e outra face da sua música: mais eléctrica ou mais introspectiva, mas sempre catártica. Outra diferença: optou por gravar com a banda ao vivo em estúdio. O que perdeu de "ditador" ganhou em vitalidade.

Associação da Festa dos Tabuleiros


NOTA À IMPRENSA

A Associação Festa dos Tabuleiros – Comissão reuniu em Assembleia-Geral no passado dia 2 de Março para balanço da actividade desenvolvida, tendo a mesma sido suspensa até dia 29, data em que se procederá à apreciação das contas do exercício; entretanto, no próximo dia 21 ocorrerá uma reunião extraordinária para início do processo de revisão estatutária.
Prosseguindo o espírito que presidiu à constituição da Associação, em 4 de Julho de 2003, a Direcção saúda o Senhor João Vital, Mordomo recém-eleito da próxima Festa dos Tabuleiros, a realizar em 2007, e manifesta publicamente a sua incondicional disponibilidade para o sucesso da Festa Maior do Concelho, canalizando todas as suas energias, a partir desta data, para o serviço da Festa, do Mordomo e da Comissão Central que vier a ser constituída de acordo com os ritmos e as orientações que os responsáveis da Festa determinarem.
Mais se assume o compromisso (aliás, expresso na proposta de revisão estatutária já esboçada pela Direcção) de, no que à actividade ordinária da Associação diz respeito, restringir a acção às exigências de gestão corrente.

Em seguida, dá-se conta, sucintamente, das actividades desenvolvidas até à data:

1- Formulação e apresentação à ADIRN de um conjunto de três projectos de intervenção, infelizmente não aprovados com o argumento de a sede social da Associação não se situar em zona rural, a saber:
a) AS ARTES DA FESTA DOS TABULEIROS
DESCRIÇÃO
Criar um Centro de Artesanato directamente ligado às Artes da Festa dos Tabuleiros: cestaria, rendas e bordados, padaria, flores de papel, latoaria, vestuário, carpintaria, miniaturas.
OBJECTIVOS
Preservar as artes Tradicionais da Festa,
Criar pólos de entretenimento e lazer para a população local e turistas;
Apoiar a actividade lectiva.
Criar postos de trabalho;
Criar Formação Profissional.
JUSTIFICAÇÃO
A Artes Tradicionais ligadas à Festa correm o risco de se perderem gradualmente se não for criado um instrumento para a sua perenização. A sobrevivência e vivificação da Arte e Saber populares são instrumentos fundamentais para a desejável instrução de uma Candidatura a Património Material Imaterial da UNESCO da Festa dos Tabuleiros.

b) PELOS CAMINHOS DOS TABULEIROS
DESCRIÇÃO
Criar um Centro de Ateliers para crianças e jovens ligados aos diversos aspectos da Festa, nos quais possa ser possível manipular os materiais com que se faz a Festa. Este Centro d Ateliers, tendo em conta os objectivos que persegue, deve ser orientado por profissionais da Educação.
Em 2003, duas professoras do Concelho – Lisete Conceição e Fátima Di Paola – elaboraram um projecto de intervenção didáctica assente em roteiros visuais e jogos dirigidos às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico.
O Prof. Dr. Amílcar Martins, Presidente do Conselho Pedagógico da Universidade Aberta e orientador do trabalho das duas professoras atrás referidas teve oportunidade de apresentar o livro e caderno de actividades em Tomar, em sessão pública presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Tomar. A relevância do trabalho mereceu a entrega da Medalha da Universidade a uma das autoras nessa sessão, sendo, pois, reconhecida academicamente a importância deste trabalho.
O Centro de Ateliers será o desenvolvimento lógico desse projecto e uma garantia da perenidade da Festa.
OBJECTIVOS
Dar a conhecer a Festa nos seus diversos aspectos às crianças e jovens,
Criar pólos de entretenimento e lazer temáticos para as crianças e jovens locais e para os que nos visitam;
Apoiar a actividade lectiva.
Criar postos de trabalho;
Apoiar os Pais e Encarregados de Educação na vertente da Ocupação dos tempos Livres.
JUSTIFICAÇÃO
O Cortejo dos rapazes é o primeiro momento de apelo da Festa às crianças. A sua participação na Festa é o primeiro fermento de participações subsequentes, á medida que vão crescendo, garantindo assim a sobrevivência das tradições locais.
Apoiar esse primeiro apelo com actividades anuais – dado que a Festa é de 4 em 4 anos – é uma forma de manter muito acesa a chama do tomarensismo!

c) MUSEU DA FESTA DOS TABULEIROS
DESCRIÇÃO
Pretende-se criar uma estrutura física (edifício recuperado, adaptado ou construído de raiz, na melhor hipótese) que possa responder a:
Exposição permanente que apresente a Festa nas suas várias componentes;
Exposição permanente de documentação e cartazes de referência.
Exposições temporárias temáticas.
Montagem de Tabuleiros e fabrico de flores por artesãos ligados a estas áreas, de forma a, ao vivo, poder ser mostrada a principal vertente material da Festa.
Centro de Documentação (papel e multimédia) sobre a Festa e o Culto do Espírito Santo.
Evolução do Traje Popular da Região de Tomar e correlação com o Traje feminino e sua ligação com os diversos trajes masculinos que o têm acompanhado ao longo dos séculos.
Apoio ao mundo escolar (ver Projecto-irmão “Pelos Caminhos dos Tabuleiros”)
OBJECTIVOS
Preservar a Tradição, Cultura e Culto populares;
Criar pólos de entretenimento e lazer para a população local e turistas;
Dar a conhecer os fundamentos civilizacionais singulares da população tomarense;
Fazer a ponte com outros locais do País e do Estrangeiro com ligações ao Culto ao Espírito Santo;
Unir as diversas freguesias do concelho num objectivo comum de desenvolvimento;
Criar postos de trabalho.
JUSTIFICAÇÃO
A Festa dos Tabuleiros é o elemento cultural comum identificador da população de Tomar;
A Festa não dispõe ainda de uma estrutura cultural e científica credível permanente para a sua divulgação ao longo do ano;
O Museu da Festa dos Tabuleiros é um instrumento fundamental para a desejável instrução de uma Candidatura a Património Material Imaterial da UNESCO.


2- Participação, em Aveiro, numa acção de formação para Professores subordinada ao tema “Herança Cultural na Sala de Aula, organizada pela Câmara Municipal daquela cidade. A comunicação pretendeu, a partir da apresentação de um vídeo de 15 minutos, dar uma ideia das várias fases da Festa dos Tabuleiros de Tomar nas suas vertentes histórica, religiosa, social e organizativa, insistindo nos factores de identificação comunitária da Festa e do papel que a mesma representa no tecido social tomarense, bem como as componentes marcadamente populares da Festa e a sua não sujeição ao poder político. A salvaguarda do valor patrimonial imaterial que a Festa comporta foi também objecto de tratamento na comunicação, designadamente na constituição da Associação da Festa e nos passos já dados internacionalmente para a preparação de candidatura a Património Mundial Intangível, assim como o trabalho junto das escolas para a preservação da Memória colectiva.

3- Apoio a projectos educativos, um da Academia de Música Santa Cecília, de Lisboa, no âmbito de uma parceria internacional de escolas; o outro, respeitante a um trabalho de investigação sobre a Festa dos Tabuleiros efectuado por duas alunas da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Este trabalho, no âmbito da cadeira de relações públicas, teve “como objectivo principal, perceber como é organizado um evento, quais as suas condicionantes e passos a dar para o seu sucesso, bem como o que falhou e o que poderá ser feito para ser melhorado”, procedendo as autoras a “uma análise da sua concepção, planeamento, organização e realização, bem como das estratégias usadas para a sua divulgação.” (da Introdução do trabalho)

4- Organização da participação de Tomar e da Festa dos Tabuleiros na Feira Internacional de Turismo da Galiza, em Vigo.

5- Participação em Santarém no decurso do mês de Outubro de 2005 no âmbito de um seminário sobre o Culto do Espírito Santo, numa organização da respectiva autarquia e com o patrocínio do Governo Civil de Santarém e da Diocese de Santarém.

6- Finalmente, e no âmbito do Congresso Internacionalização Para a Nova Evangelização, congresso este que se realizou em Lisboa de 5 a 13 de Novembro de 2005, esteve a Associação presente num seminário sob o tema “ Solidariedade nas Festas Populares do Espírito Santo “, seminário este que presidido pelo Bispo Emérito de Angra, Senhor Dom Aurélio Granada Escudeiro, teve lugar em 9 de Novembro de 2005 na CASA DO RIBATEJO.
O tema apresentado prendeu-se com a distribuição do BODO das Festas dos Tabuleiros, tendo sido apresentado um vídeo da autoria de Carlos Alves.

Tomar, 7 de Março de 2006-03-07
O Presidente da Direcção da Associação Festa dos Tabuleiros – Comissão
António Madureira

terça-feira, março 14, 2006

Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática


A notícia é da responsabilidade do Ginásio Clube de Tomar, clube fundado em 1995 por um conjunto de ginastas, pais e técnicos com longa experiência e credencias, e que durante alguns anos dominou a cena gímnica nacional, integrando muitos dos seus ginastas, as equipas nacionais de Trampolins e Desportos Acrobáticos, com a conquista de títulos europeus e mundiais. O Ginásio Clube de Tomar, inaugurou um conceito diferente no seio do associativismo, só possível graças ao empenhamento de toda a comunidade que o compunha, sendo também merecedor de destaque o apoio dado pela autarquia tomarense, na altura da sua criação.
Lembramos que Nuno Merino, o primeiro ginasta português a participar nos Jogos Olímpicos em Atenas, na modalidade de Trampolins, iniciou a sua actividade na Gualdim Pais, tendo depois sido um dos ginastas fundadores do Ginásio Clube de Tomar, ao serviço do qual foi várias vezes campeão nacional das diferentes especialidades. Ao nível da acrobática e após alguns anos de travessia do deserto, o Ginásio Clube de Tomar, parece renascer das cinzas.

Fim de Semana de Campeões e Vice Campeões!
Realizou-se no passado dia 12 de Março, organizado pelo GCT nos Pavilhões da FAI, o Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática, no qual participaram cinco clubes do distrito de Santarém. O Ginásio Clube de Tomar participou com 15 ginastas - 3 trios femininos; 1 par feminino, 1 par misto e 1 par masculino, que obtiveram excelentes resultados:

Iniciados
Trio Feminino
Mónica André / Ana André / Elisabete Sousa - 2º Lugar Vice- Campeãs Distritais
Par Feminino
Sofia Rodrigo / Patrícia Freitas - 2º Lugar Vice- Campeãs Distritais

Juvenis
Trio Feminino
Maria Rosa / Gisela Damásio / Inês Poupado - 1º Lugar Campeãs Distritais
Trio Feminino
Inês Leitão / Andreia Costa / Vanessa Mendes - 3º Lugar
Par Misto
Maria Nogueira / José Martins – 2º Lugar - Vice- Campeões Distritais

Juniores B
Par Masculino
Guilherme Ferreira / Marco Santos - 1º Lugar Campeões Distritais

Todos os ginastas juvenis e juniores obtiveram apuramento para o campeonato nacional de Ginástica Acrobática.
O pavilhão foi pequeno para todos os que apareceram para ver a competição e os ginastas proporcionaram um belo dia a quem estava à espera de ver boas prestações. Mais uma vez agradecemos aos pais por toda a colaboração, sem eles a festa não correria tão bem!

Estão de Parabéns, os pais, técnicos e ginastas!

TORNEIO DA PRIMAVERA
O Ginásio Clube de Tomar, vai estar presente no Torneio da Primavera do próximo dia 18 de Março em Loulé, com os ginastas juvenis.
Boa sorte a todos!

GINASTA DO MÊS
Chama-se Miguel Francisco, tem 9 anos e pratica Trampolins há 3 anos. Apesar da sua tenra idade tem demonstrado muitas capacidades para a modalidade. Ao longo deste mês foi um dos mais assíduos aos treinos, obtendo boas prestações desportivas nas competições que efectuou. Entre outras, foi Vice-Campeão Distrital e está apurado para o campeonato nacional de Duplo Mini-Trampolim.

Em treino é um ginasta que se empenha nas actividades demonstrando sempre grande espírito de entrega. É destemido, forte, dedicado e gosta de aprender. Por estas e outras razões a equipa técnica elegeu-o com ginasta do mês.

Não estamos no coração da cidade mas temos a cidade no coração!
Por si, somos Ginásio!

domingo, março 12, 2006

''A Partilha'' - Teatro em Tomar


''A Partilha'' do conhecido actor brasileiro Miguel Falabella, estará no palco do Cine Teatro Paraíso em Tomar, dia 14 de Março, com Teresa Guilherme, Rita Salema, Patrícia Tavares e Cristina Cavalinhos. O funeral da mãe, junta estas quatro irmãs que além da ''estória'' das partilhas, também falam do seu diverso percurso pessoal e de vida.

União de Tomar acampado no Parque


''Acampar tem os seus encantos. Partilhar uns dias por ano com a natureza é um bem que voltou a cair em graça para um número cada vez maior de cidadãos no mundo inteiro. Mas acampar por obrigação, fazer do verbo um modo de vida, pode não ter piada. Pode deixar de ser encantador para ser assustador. É isso que se passa com o União de Tomar: há quase um ano sem sede e há dois sem estádio próprio para treinar e jogar, o clube anda com a "casa às costas". Ou melhor… acampado no parque!Quase a completar 92 anos de existência, o União Futebol Comércio e Indústria de Tomar está sediado nas degradadas instalações do velho (e desactivado) parque de campismo, no prolongamento do jardim da cidade. Um ano antes deixara de poder usar o relvado do Municipal e, após algumas andanças, fixou-se no campo do Politécnico.Isto porque a Câmara Municipal de Tomar, proprietária do Estádio 25 de Abril, decidiu fazer obras no local integradas no plano de requalificação ambiental TomarPolis. A ideia foi integrá-lo ainda mais na zona onde está implantado: pretendeu-se "desemparedar" o estádio, tornando-o numa extensão de relvado até ao rio Nabão. (...)''

Tomar está nas páginas de um jornal diário nacional, mais uma vez pelas piores razões. No sábado, 11 de Março, é o jornal Record, numa peça da jornalista Céu Freitas, que destaca a miserável situação criada ao clube nabantino pela autarquia local. É uma peça interessante que merece ser lida, em que para além das tristezas e angústias dos dirigentes do clube, também se fala do glorioso passado, em que jogadores como Eusébio ou Simões, Vitor Baptista, Manuel José e Raúl Águas fizeram parte da história do clube.

A peça poderá ser lida em http://www.record.pt/noticia.asp?id=700263&idCanal=4

sábado, março 11, 2006

Voleibol - equipa nabantina volta a ganhar


A equipa de voleibol da Casa do Benfica de Tomar, completou hoje, sábado, 11 de Março, a primeira volta da Zona Sul do Campeonato Nacional Sénior da 3ª Divisão. Nesta fase estão envolvidas 7 equipas, de Leiria a Albufeira, tendo a equipa de Tomar, alcançado 3 vitórias e 3 derrotas. Lembramos que esta é a primeira vez que a equipa nabantina entra em competição, e é composta na maioria por jovens de escalões inferiores, sendo portanto de destacar o desempenho até ao momento, que se iniciou na fase de apuramento.

quarta-feira, março 08, 2006

Semana da Juventude em Tomar - David Fonseca, Boss AC e ...


Numa organização conjunta dos Serviços Municipais de Juventude, Divisão de Desporto e Divisão de Animação Cultural da Câmara de Tomar, a Semana da Juventude 2006 promete ser uma das melhores de sempre, com David Fonseca e Boss AC como cabeças de cartaz e três noites de Festival de Publicidade.
É precisamente com o “PUBLI… CIDADE TOMAR” que começa a Semana, na sexta-feira 24 de Março. O Cine-Teatro Paraíso acolhe a maior mostra de publicidade realizada no nosso país, com organização da Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) e responsabilidade logística da Câmara Municipal de Tomar, apresentando nessa noite e nas de 27 e 28, alguns dos melhores anúncios publicitários internacionais para televisão e cinema, divididos em três sessões distintas. Haverá bilhetes para uma noite (3 euros) ou para o conjunto das três noites (5 euros).
Boss AC entra em cena no sábado, dia 25, na estreia do Pavilhão Municipal Cidade de Tomar como palco de concertos, mostrando assim a versatilidade daquele espaço. A partir das 21 horas, o autor de "Ritmo, Amor e Palavras", terceiro álbum, distinguido com um disco de platina, mostra nesta cidade porque é que foi nomeado para os MTV European Music Awards e teve direito a fazer a primeira parte do concerto de 50 Cent no Pavilhão Atlântico.
Durante o fim-de-semana, em toda a zona desportiva, incluindo o Estádio e o Pavilhão, vai haver jogos e actividades desportivas, uma forma de proporcionar aos jovens do concelho dois dias de lazer e convívio, na informalidade de um espaço que vai estar aberto a todos os que queiram participar em jogos e brincadeiras, com o objectivo de dar a conhecer ou incentivar a prática de diversas modalidades desportivas como o basquetebol, o voleibol, o futebol, o andebol ou os trampolins, entre outras.
Dia 30, nos Lagares d’El Rei, haverá entrega dos prémios e inauguração da exposição dos trabalhos concorrentes ao Prémio de Artes Plásticas “Maria de Lourdes Mello e Castro”. Este concurso foi lançado em 2005, também integrado nas actividades da Semana da Juventude e no âmbito dos Prémios Municipais de Artes e Letras, tendo agora o seu desenlace no dia em que se apresentará oficialmente o Concurso Nacional de Projectos Musicais, e que terá como principal objectivo promover novos talentos a nível nacional, independentemente do estilo musical.
31 de Março será dia de Peddy Paper Cultural e Desportivo, onde a diversão e o convívio serão certamente os melhores triunfos. Aproveita o último dia de aulas, organiza uma equipa com o máximo de seis elementos e participa. A actividade é aberta a alunos de todas as Escolas do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Escola Profissional.
E será nessa mesma noite que David Fonseca tocará no Cine-Teatro. Aquele que é talvez o cantor mais marcante da nova geração de músicos portugueses vai trazer-nos a recordação dos leirienses Silence 4, mas também e principalmente as suas sonoridades de solista, entre as quais “Hearts will beat as one”, o segundo álbum recentemente editado.
A Semana da Juventude termina a 1 de Abril (é verdade – tem mesmo nove dias!), com a realização da Fotomaratona, actividade já com espaço cativo no calendário, a começar às 9 horas da manhã no Complexo Desportivo Municipal.
E para finalizar em beleza, haverá uma Gala Desportiva, a partir das 21 horas, no Pavilhão Cidade de Tomar. Não é preciso levar fato de cerimónia – gala, neste caso, significa uma mostra desportiva de grande qualidade.