quarta-feira, maio 31, 2006

Regiões de Turismo - Ainda não é o Fim

Governo decide sobre regiões de turismo até fim do ano

O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, disse esta quarta-feira esperar ter concluída até ao final do ano a revisão da lei-quadro sobre as regiões de turismo, reafirmando que a intenção é a de reduzir o seu número.

«Achamos que 19 regiões de turismo no país não fazem sentido e a intenção vai no sentido de reduzir» o seu número, afirmou Bernardo Trindade aos jornalistas no final de uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Económicos.
O secretário de Estado afirmou que existe um grupo de trabalho a fazer a revisão dessa lei-quadro no sentido de esclarecer que estes são organismos de administração indirecta do Estado.
No Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), apresentado no final de Março, a macro-estrutura proposta para o Ministério da Economia contemplava a redução do número de regiões de turismo.
No entanto, o Governo nunca especificou quais os seus planos para estas entidades e as alterações à lei-quadro ainda não foram definidas.
Na altura da apresentação do PRACE, a imprensa chegou a avançar a possibilidade de as regiões de turismo serem extintas, o que levou a várias reacções negativas da parte de associações do sector.
Acerca da situação, Bernardo Trindade disse hoje que aquela tinha sido uma alusão «maldosa» pois não se trata de extinguir as entidades, mas sim de uma reformulação.
Diário Digital / Lusa

Basquetebol e Trampolins - Notícias do Ginásio Clube de Tomar

BASQUETEBOL - TORNEIO BASKET 3X3 – STREET BASKET

O Ginásio Clube de Tomar em conjunto com a Câmara Municipal de Tomar, vão organizar um Torneio de Basket 3x3 – Street Basket, no dia 15 de Junho.

O evento vai ter lugar nos campos de Basquetebol 3x3 junto ao estádio e tem hora prevista de início para as 9.30h.

Neste torneio podem participar crianças e jovens de todas as idades pois vão existir vários escalões com equipas masculinas, femininas ou mistas. Por isso, todos estão convidados a jogar!

Cada equipa deverá ser composta pelo menos por 3 jogadores (mais 1 suplemente se assim o desejarem). Todos os participantes do Torneio 3x3 recebem uma T-Shirt. As equipas vencedoras de cada escalão recebem vários prémios. Serão ainda realizados, entre outros, concursos de lançamentos.

As inscrições das equipas podem ser feitas na secretaria do Ginásio Clube de Tomar e pelo tel e fax nº 249324381, no Complexo Desportivo Municipal de Tomar e pelo nº telefone 249310320; no local estando sujeito às vagas existentes ou através do email: baskettomar@sapo.pt.

Diverte-te com o Basquetebol. Inscreve-te e Participa! Aguardamos por ti!

TRAMPOLINS - NACIONAL DE MINI-TRAMPOLIM EM TORRES NOVAS

O Ginásio Clube de Tomar vai co-organizar o Campeonato Nacional de Mini-trampolim com a Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos. Esta prova decorrerá no dia 3 de Junho, próximo sábado, no Palácio dos Desportos em Torres Novas.

Será com certeza mais um importante evento desportivo que acontecerá na região centro e que trará consigo mais de 1000 pessoas entre ginastas, pais, dirigentes e outros agentes desportivos. Para que o evento seja bem sucedido contamos com o apoio de diversas entidades e também dos nossos sócios, pais e amigos. Contamos consigo!

Por Si, somos Ginásio!

DOIS NADADORES DA GUALDIM PAIS Convocados para a Selecção Distrital


Dois nadadores da S. F. Gualdim Pais, Nuno Nogueira e Belarmino Vinhas, foram convocados para a Selecção Distrital de Cadetes. A concentração terá lugar no próximo dia 3 de Junho, na Piscina Municipal de Alcanena.

A Gualdim Pais é um dos nove clubes com dois convocados para o importante estágio que tem como coordenador da Selecção, Sebastião Santos.

Nuno Nogueira, um dos convocados, conseguiu no passado fim-de-semana, em Santarém, um excelente 3.º lugar no Torneio Regional “Nadador Completo”, na categoria de Cadetes.

domingo, maio 28, 2006

Pais Avaliam Professores


O Ministério da Educação pretende que os pais e os encarregados de educação dêem a sua opinião sobre os docentes. O sistema de avaliação será essencial para progredir na carreira. Os sindicatos estão contra a proposta e prometem lutar.

Os pais e encarregados de educação vão ser chamados a avaliar o desempenho dos professores. O Ministério da Educação (ME) apresentou ontem aos jornalistas e sindicatos a proposta de alteração do Estatuto da Carreira Docente (ECD), que deverá ser discutida até ao final do ano. Os sindicatos já se insurgiram contra a proposta e prometem luta durante o período de negociações.O secretário de Estado Adjunto e da Educação, Jorge Pedreira, explicou que as alterações pretendem “promover a qualidade da profissão de docente”, “distinguir e premiar os melhores”. O sistema de avaliação de desempenho será “fundamental” para a progressão na carreira.Entre as novidades da proposta está a possibilidade dos pais, individualmente, intervirem no processo de avaliação de desempenho dos professores, através do preenchimento de uma ficha. Os pais poderão dar a sua opinião sobre a relação pedagógica do professor com o aluno e a disponibilidade para o atendimento e acompanhamento, explicou o governante. O objectivo é “vincular os pais à escola, pois se os pais sentirem a responsabilidade de contribuir para a avaliação e melhorar a escola, isso é positivo”.Questionado sobre a possibilidade dos docentes se tornarem reféns dos pais, Jorge Pedreira desdramatizou, pois “é só mais um elemento do processo”.Fernando Mack, presidente da Federação Regional de Associações de Pais do Porto, concorda. “Os pais têm direito a participar na avaliação dos professores, pois têm de fazer parte da comunidade educativa como um todo.”As principais plataformas sindicais, porém, criticaram. João Dias da Silva, secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE), considera que “os pais devem ter uma palavra a dizer em relação à qualidade de funcionamento do sistema educativo”, mas “não se pode permitir que o processo de avaliação tenha subjectividades”.Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), critica o ‘timing’ da proposta e considera que a avaliação dos pais “é uma coisa absurda”. “Como é que vão avaliar? Vão às aulas?Perguntam ao filho se ele é simpático?”“Um equívoco”, diz Carlos Chagas, da Federação Nacional do Ensino e Investigação. “Os pais não comparecem nas direcções de turma para avaliação e conhecimento do modelo comportamental dos alunos, até que ponto a participação dos pais é profícua?”, questiona.

O DESEMPENHO VAI SER O CERNE DA CARREIRA

SOB MIRA
Os professores terão de realizar uma auto-avaliação e o seu trabalho será também avaliado pelo coordenador de departamento, pela direcção executiva e pela comissão de coordenação de avaliação de desempenho, existente em cada agrupamento.

ASSIDUIDADE
Para além da componente científica e lectiva, os professores serão avaliados pela sua assiduidade, pelos resultados dos alunos e das taxas de abandono escolar, pela formação contínua e pelo exercício de cargos de natureza pedagógica.

CINCO NÍVEIS
A avaliação do desempenho será anual e terá uma escala de cinco níveis: Insuficiente (de 1 a 4,9 valores), Regular (5–6,9), Bom (7–7,9), Muito Bom (8–8,9) e Excelente (9–10). Insuficiente duas vezes ‘atira’ o docente para o quadro de supranumerários.

PROPOSTAS DO GOVERNO DE ALTERAÇÃO AO ESTATUTO DA CARREIRA DOCENTE

ACESSO À CARREIRA

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL
- Prova nacional de avaliação de conhecimentos e competências (novo)
- Estágio de um ano lectivo: só com avaliação positiva pode ingressar na carreira ao serviço do ME

QUADROS- Quadros de Agrupamento e de escola não agrupada (novo, desaparecem os Quadros de Escola)

CARREIRA
- Duas categorias: professor titular e professor (novo: actualmente só há uma categoria)
- O professor titular desempenha todas as funções atribuídas ao professor, mais as funções de coordenação e supervisão de outros docentes, direcção de escola e direcção de centro de formação
- Para chegar a professor titular será necessário prestação de prova pública de discussão e análise curricular; é necessário pelo menos 18 anos de leccionação com avaliação positiva- Seis escalões (três em cada categoria: actualmente há 10 escalões)
- A duração dos escalões depende da avaliação do desempenho, em regra seis anos (actualmente os escalões podem durar 3, 4, 5 ou 6 anos)
- Progressão horizontal, dependente de prestação de seis anos de serviço, atribuição de Bom, Muito Bom ou Excelente na avaliação anual de desempenho, frequência de acções de formação contínua
- Os que não obtiverem Bom não progridem na carreira
- Os que tiverem Muito Bom ou obtiverem um grau de Doutor na área das Ciências da Educação ou na área científica da qual são professores podem ter redução de tempo para efeitos de progressão
- A mudança para a categoria de professor titular dependerá da aprovação em provas públicas de avaliação e discussão curricular e do trabalho desenvolvido e da avaliação de desempenho (Excelente, Muito Bom e Bom em toda a carreira)

VALORIZAÇÃO DE DESEMPENHO

(NOVO)- Prémios de desempenho (percentagem da remuneração, ainda não definido)
- Ao fim de quatro anos com classificação de Excelente ou Muito Bom o docente tem direito a um prémio de desempenho
- O professor que obtenha na avaliação de desempenho Excelente dois anos consecutivos reduz num ano o tempo de acesso ao exame para a categoria de professor titular; o que obtenha Muito Bom dois anos consecutivos, reduz em seis meses esse tempo

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

- Anual (novo: actualmente é de quatro em quatro anos)
- Escala de avaliação vai de 1 a 10 valores (Insuficiente, Regular, Bom, Muito Bom, Excelente)
– actualmente é Não Satisfaz, Satisfaz e Bom

EFEITOS DA AVALIAÇÃO
- Excelente: progride; pode antecipar num ano a candidatura ao exame de acesso a professor titular; prémio de desempenho
- Muito Bom: progride; pode antecipar em seis meses a candidatura ao exame de acesso a professor titular; prémio de desempenho
- Bom: progride normalmente
- Regular: não muda de escalão, mas o tempo de serviço conta para antiguidade na carreira e categoria
- Insuficiente: não contagem do tempo para progressão e acesso na carreira; os contratados não terão contrato renovado; com duas qualificações de Insuficiente, passa ao quadro de supranumerários do ME (actualmente o docente só não progride para o escalão seguinte se tiver Não Satisfaz)

PARTICIPANTES DA AVALIAÇÃO

- Docente- Coordenador de departamento/Conselho de Docentes- Pai ou encarregado de educação individualmente (novo)- Direcção Executiva- Comissão de Coordenação de avaliação de desempenho)

COMPONENTE LECTIVA
- 25 horas semanais para Educadores de Infância e professores do 1.º Ciclo- 22 horas semanais para professores dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário- Reduções de duas horas a partir dos 50 anos/15 de serviço e de mais duas horas por cada cinco anos de idade/serviço, até ao limite de seis horasFALTAS- Docente pode faltar um dia útil por mês até ao limite de 12 dias úteis por ano- Terá de solicitar autorização com 5 dias de antecedência

DISPENSAS PARA FORMAÇÃO
- As dispensas só na componente não lectiva do horário do docente, desde que a formação seja da iniciativa de serviços centrais, regionais ou do agrupamento de escolas- A formação da iniciativa do docente só pode ser autorizada durante os períodos de interrupção da actividade lectiva.

REACÇÕES À PROPOSTA DO GOVERNO

"AVALIAÇÃO ESTÁ BUROCRATIZADA" (João Dias da Silva, FNE)
“Não embarcamos em leituras facilitadoras da carreira. Os professores empenhados não podem ser marginalizados. A avaliação de desempenho está burocratizada. Defendemos soluções mais expeditas e a aposta num estatuto que reconheça uma carreira exigente e reconhecedora do empenhamento dos docentes.”

"NÃO HÁ NADA DE POSITIVO" (Mário Nogueira, Fenprof)
“É um projecto de condicionamento dos professores de poderem ter desenvolvimento da carreira. A avaliação é para punir, penalizar e impedir a progressão e não para promover a qualidade. Não há nada positivo. A criação das categorias é uma falta de respeito. A avaliação de mérito já existia, mas nunca foi regulamentada.”

"APARECE EM PÉSSIMA ALTURA" (Carlos Chagas, Fenei/Sindep)
“A proposta do Governo aparece em péssima altura. O Estatuto tem de ter um debate alargado a todos os profissionais e esta altura é muito má, com os exames e o fim do ano. Só é possível negociar a partir de Setembro. Querem alterar o Estatuto sem ter avaliado o que está em vigor e que demorou dois anos a ser debatido.”

Edgar Nascimento in Correio da Manhã, 28 de Maio 2006

quinta-feira, maio 25, 2006

Responsáveis da Região de Turismo dos Templários debaixo de fogo

Artigo publicado na edição do semanário Cidade de Tomar de 26 de Maio:

Na Região de Turismo dos Templários

Dirigentes com chorudos vencimentos e acções de promoção suspensas

Vão realizar-se eleições para a Região de Turismo, no dia 2 de Junho, sem que tenham sido divulgadas. Concorre só uma lista com os actuais elementos da Comissão.

Foi presente na reunião de terça-feira do executivo da Câmara de Tomar o relatório de actividades e contas de 2005 da Região de Turismo dos Templários (RTT), tendo o vereador do PS, Carlos Silva, expressado o seu lamento pela suspensão de algumas acções de promoção e o presidente da Região de Turismo e vogal a tempo inteiro auferirem significativos vencimentos. De referir que o relatório é presente à reunião do executivo porque a Câmara de Tomar integra a Comissão Regional de Turismo que elege e suporta a Comissão Executiva.
Das acções suspensas são referidos o festival gastronómico, o festival de folclore e a revista, além de terem acabado com o apoio aos festivais de folclore. Isto enquanto o presidente da RTT auferiu no ano de 2005 um vencimento de 38.860 euros (7.800 contos), cerca de 3.000 euros por mês (mais de 600 contos). O vogal a tempo inteiro auferiu 29.549 euros, cerca de 2.500 euros por mês (500 contos).
Em termos de relação de vencimentos, o total dos funcionários implicou 128 mil euros em 2005, enquanto os membros da comissão custaram 70 mil, 10 por cento do total do orçamento que é de 732 mil, sendo 360 mil provenientes da administração central e 30 mil das câmaras que integram a Região.
O presidente da Câmara de Tomar lamentou que a RTT tivesse suspendido a publicação da revista que, em sua opinião, era de uma grande qualidade.
De referir que, segundo a legislação, o vencimento do presidente da Região de Turismo é igual ao do presidente da câmara, sendo considerada a função de presidente da câmara mais exigente e de maior responsabilidade perante os munícipes, dado que à autarquia é exigido a resolução de problemas, enquanto à RTT se pedem apoios.
Uma das acusações a esta comissão da Região de Turismo é de maior dispêndio de verbas, pois na anterior comissão apenas a presidente, Francelina Chambel, exercia a função a tempo inteiro, recebendo os outros quatro membros apenas senhas de presença nas reuniões. Nesta comissão, além do presidente, Jorge Neves, há mais um vogal a tempo inteiro, Manuel Faria.
No que se refere a acusações de falta de intervenções visíveis desta comissão, um dos aspectos salientes é a de que o presidente da Região de Turismo dispende muito do seu tempo com investimentos pessoais fora do país, como acontece com um hotel que está a construir no estrangeiro.
A agravar a tudo isto o facto de, sem qualquer aviso ou publicitação, estarem marcadas eleições na Região de Turismo para o próximo dia 2 de Junho. Naturalmente vai concorrer apenas uma lista, com a mesma constituição. Segundo uma fonte da concelhia do PS, o partido vai impugnar as eleições por falta de divulgação.

O Desenvolvimento Económico de Tomar em discussão

A Assembleia Municipal de Tomar vai reunir para uma Sessão Temática, conforme contempla o Regimento daquele órgão autárquico. A sessão terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10 horas do dia 27 de Maio, sábado, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

Ponto Único - O Desenvolvimento Económico e Estratégico da Região de Tomar

Independentes por Tomar Recomendam e Propõem

Os Vereadores dos Independentes por Tomar, na reunião do executivo camarário de 23 de Maio, apresentou as seguintes recomendação e proposta:

R E C O M E N D A Ç Ã O

É sobejamente conhecida a necessidade de se ultimar a requalificação do Largo 25 de Abril nas Curvaceiras, freguesia de Paialvo, de modo a dotar este espaço com dignidade e a permitir o seu usufruto pelas populações.

Este processo arrasta-se há vários anos e implicou até a aquisição de imóveis pelo Município, o que criou legítimas expectativas de que as obras de requalificação se iriam processar de forma compatível com as disponibilidades financeiras do Município e de acordo com o seu significado de convívio social.

Uma vez que, não há conhecimento da evolução deste assunto no sentido da sua efectiva concretização,

R e c o m e n d a m o s

Que a Câmara Municipal proceda às obras de requalificação do Largo 25 de Abril nas Curvaceiras de acordo com os estudos já elaborados.

R E C O M E N D A Ç Ã O

Considerando as alterações ao trânsito levadas a efeito na zona escolar das quais resultou a retoma dos dois sentidos de trânsito na Rua Manoel de Mattos em toda a sua extensão.

Considerando que a circulação do trânsito num único sentido na Rua Gualdim Pais não contribui para melhorar a fluidez do trânsito na cidade, um dos pressupostos das referidas alterações.

R e c o m e n d a m o s

1.- Que os serviços da Câmara Municipal procedam às necessárias diligências para que a Rua Gualdim Pais retome a circulação nos dois sentidos de trânsito, mantendo as zonas de estacionamento actualmente existentes (uma delas em sentido inverso ao actual).

quarta-feira, maio 24, 2006

Dulce Pontes no Convento de Cristo


No próximo dia 10 de Junho de 2006, às 21:30, irá realizar-se no Convento de Cristo, o concerto da cantora Dulce Pontes, de lançamento do seu novo álbum O Coração tem Três Portas.

Estão já à venda os bilhetes para o concerto no Convento de Cristo (na bilheteira da entrada no monumento).

O Coração Tem Três Portas- Lançamento de DVD e livro.- 21:30- Bilhete: 15 EUR - Convento de Cristo- Reservas/Informações: 707 234 234
Locais de venda de bilhetes: Convento de Cristo: FNAC; Lojas Viagens Abreu; www.ticketline.sapo.pt

Maringá em Vila de Rei


O tema da imigração tem estado na actualidade. De Maringá, no Brasil, chegaram no princípio de Maio catorze brasileiros (oito adultos e seis crianças) a Vila de Rei, na Beira Baixa. Aparentemente insólita, a atitude da autarquia não se destina apenas a retribuir o bom acolhimento que, nas décadas de 40 e 50, o município de Maringá deu a muitos portugueses que aí se estabeleceram. É um acto do mais elementar bom senso, num concelho situado no centro do país, devastado pelos incêndios florestais e que sofre intensamente o fenómeno da desertificação.

Vila do Rei não é, aliás, um caso isolado: de acordo com um estudo da ONU, realizado no ano 2000, a UE (ainda a 15 países) precisaria de receber 674 milhões de imigrantes até 2050, só para equilibrar as contas dos sistemas de segurança social. Em Portugal, estudos idênticos apontam para cerca de 200 mil novos imigrantes por ano. É esta a realidade demográfica da “velha Europa”.

Ao contrário de muitos compatriotas e de milhares de imigrantes que deambulam por este país, com as portas da legalização fechadas, estes puderam contar com a ajuda da autarquia (em articulação com a sua congénere brasileira) para virem já com a situação regularizada, ou seja, com vistos de trabalho e autorizações de residência emitidos no país de origem. Teoricamente, é esta a única forma de entrada legal, hoje, em Portugal. Na prática, quem estará disposto a contratar pessoas que não conhece, a milhares de quilómetros, se não houver alguma entidade (neste caso uma autarquia) que intermedeie a situação? Vila do Rei é pioneira em Portugal mas este procedimento já existe, por exemplo, no município da Cartaya, da província de Huelva, na nossa vizinha Andaluzia.

Contra esta medida ergueram-se críticas, esperadas, de que estes cidadãos brasileiros “vão ocupar postos de trabalho que poderiam ser de desempregados portugueses”. A autarca Irene Barata foi muito directa, ao responder: “Em Portugal é quase impossível cativar alguém para vir viver e trabalhar no concelho de Vila de Rei ganhando o ordenado mínimo, que é o que vai ser pago a cada elemento das famílias que agora chegam”. Controverso é o facto de, entre os recém-chegados, se encontrarem profissionais qualificados (como uma psicóloga) a receber o salário mínimo – o que não é aceitável, seja qual for a sua nacionalidade. Resta saber onde estarão, daqui a um ano, os homens e as mulheres de Maringá… É que a desertificação humana tem causas mais profundas em todo o interior do país, que não podem ser colmatadas apenas com a imigração.

Mais grave foi a manifestação em Vila de Rei, a 13 de Maio, de poucas dezenas de deslocados de Lisboa pela Frente Nacional e pela sua fachada legal, o PNR – Partido Nacional Renovador – contra “a invasão de Portugal”, ostentando t-shirts com inscrições abertamente racistas – “A coisa aqui está preta” – num cortejo onde se podiam ver símbolos das SS, cruzes suásticas e cabeças rapadas, tatuagens e botas Doc Martens. Inaceitável é que esta manifestação fosse autorizada e decorresse perante um número de polícias superior ao de manifestantes, assistindo calmamente a uma violação expressa da Constituição que proíbe a propaganda de ideologias fascistas – neste caso, nazi. Pena é, também, que alguns “cabeças rapadas” não fossem convidados a trabalhar na reflorestação de Vila do Rei, a troco do salário mínimo e beneficiando de apoio psicológico…

O convite da autarquia de Vila do Rei que permitiu a entrada legal e a instalação destes imigrantes é, manifestamente, uma excepção e não a regra. É por falta de uma lei adequada à realidade que milhares de homens e mulheres continuam a passar as fronteiras, ficando muitas vezes à mercê das máfias do transporte e do trabalho escravo que alimentam reconhecidos 23% da economia informal. É evidente que a alternativa à imigração ilegal, além da inversão deste modelo de desenvolvimento insustentável, é a abertura de canais de imigração legais e adequados a uma realidade mais do que diagnosticada: há hoje, em Portugal, mais de 100 mil imigrantes a trabalhar sem qualquer visto.

Não adianta o MAI, António Costa, multiplicar declarações e promessas avulsas sobre a imigração qualificada do futuro ou a concessão de autorizações de residência às vítimas de tráfico humano que colaborem na investigação destas redes – possibilidade que já existe, mediante “serviços relevantes prestados ao Estado”. Entretanto já passou de prazo a promessa de nova lei de imigração, a enviar ao parlamento até finais de 2005. O principal mérito das propostas do PCP e do BE é obrigar o governo a optar entre as suas promessas ou o continuísmo neoliberal desta Europa pseudo-fortaleza.

Alberto Matos Crónica semanal na Rádio Pax 23/05/2006

A Bela e o Monstro no Curso Intensivo de Teatro


Sábado e domingo no Cine-Teatro
Curso Intensivo de Teatro resulta n’A Bela e o Monstro

O Curso Intensivo de Teatro para a Infância (e Juventude) já era um êxito ainda antes de começar, tal foi a quantidade de crianças e jovens tomarenses que aderiu à iniciativa organizada pela Divisão de Animação Cultural da Câmara de Tomar.
Realizado o curso, chegou o momento de mostrar, na prática, os seus resultados, e isso vai acontecer já no próximo fim-de-semana no Cine-Teatro Paraíso.
São duas sessões da peça “A Bela e o Monstro”, com encenação de Pedro Assis e interpretação dos dois grupos que têm estado a fazer o curso (respectivamente, o dos sábados e o dos domingos).
Assim, sábado às 11 horas da manhã e domingo à mesma hora, com entradas livres, e especialmente dedicadas aos mais pequenos, decorrem estas duas sessões de uma história que começa com uma velhinha a pedir abrigo num castelo a um príncipe oferecendo-lhe em troca uma rosa. O príncipe, indelicado, recusa e a velhinha (que era uma feiticeira) transforma-o num monstro.
O resto se verá dias 27 e 28…

Computadores nos Jardins de Infância de Tomar


No concelho de Tomar, os meninos do jardim de infância já fazem trabalhos no computador. Numa visita a algumas das salas do pré-escolar, fomos encontrar os miúdos encantados a fazer desenhos ou envolvidos em jogos pedagógicos proporcionados pelos novos “brinquedos”.
O contacto precoce com as novas tecnologias é um dos objectivos desta iniciativa que visa dotar os alunos mais novos com ferramentas e competências fundamentais no mundo actual. O projecto, no valor total de 33.162,46 euros, possibilitou a aquisição de equipamento e software educativo para cada um dos 26 jardins de infância da rede pública aderentes.
Ocorreu no âmbito de um protocolo de colaboração estabelecido entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Unidade de Missão, Inovação e Conhecimento (UMIC), através do qual foi aprovada a candidatura a um financiamento comunitário, através do POSC, denominado “As TIC’s como facilitadoras e potenciadoras do processo educativo”, com os seguintes objectivos:
- Garantir o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em todos os Jardins de Infância aderentes;
- Melhorar a qualidade da educação pré-escolar, contribuindo, desde a infância, para uma cultura de iniciativa, responsabilidade e cidadania;
- Contribuir para revolucionar os métodos de descoberta que facilitem a preparação da criança para o mundo do saber e do conhecimento;
- Garantir a existência de produtos educativos de qualidade, em base multimédia, de modo a utilizar correctamente o equipamento informático;
- Criar novos ambientes de descoberta, facilitando mudanças nas metodologias e nos materiais usados pelos educadores e pelas crianças.

segunda-feira, maio 22, 2006

Causas Nobres de Pulido Valente

No Público de domingo, 21 de Maio dizia:

«Recebi uma carta assinada por três ministros (a sra. Ministra da Cultura, a sra. ministra da Educação e o sr. ministro Santos Silva), que me convidava para ser membro de uma Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. [...] Propaganda por propaganda, resolvi responder em público que não aceito. Por várias razões. Em primeiro lugar, porque a carta e a “síntese do Plano” estão escritas num português macarrónico e analfabeto (frases sem sentido, erros de sintaxe, impropriedades, redundâncias, por aí fora). Quem escreve assim precisa de ler, e de ler muito, antes de meter o bedelho no que o próximo lê ou não lê. Em segundo lugar, não aceito por causa do próprio Plano. O fim “essencial” do Plano é “mobilizar toda a sociedade portuguesa para a importância da leitura” (a propósito: como se “mobiliza” alguém ‘para a importância’?). [...] Em terceiro lugar, não aceito porque o Plano é inútil. Nunca se leu tanto em Portugal. Dan Brown, por exemplo, vendeu 470 000 exemplares, Miguel Sousa Tavares, 240 000, Margarida Rebelo Pinto vende entre 100 e 150 000 e Saramago, mesmo hoje, lá se consegue aguentar. O Estado não gosta da escolha? Uma pena, mas não cabe ao Estado orientar o gosto do bom povo. No interior, não há livrarias? Verdade. Só que a escola e a biblioteca, ainda por cima “orientadas”, não substituem a livraria. E um hiper-mercado, se me permitem a blasfémia, promove a leitura mais do que qualquer imaginável intervenção do Estado. O Plano Nacional de Leitura não passa de uma fantasia para uns tantos funcionários justificarem a sua injustificável existência e espatifarem milhões, que o Estado extraiu esforçadamente ao contribuinte. Quem não percebe como o país chegou ao que chegou, não precisa de ir mais longe: foi com um número infinito de “causas nobres” como esta. “Causas nobres”, na opinião dos srs. ministros, convém acrescentar.»

domingo, maio 21, 2006

O Estado da Saúde analisado no Entroncamento

O DEPUTADO JOÃO SEMEDO ANALISA O ESTADO DA SAÚDE

O deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, médico e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Joaquim Urbano, no Porto, vem ao Entroncamento cidade animar um debate (aberto) sobre o estado da Saúde no nosso país.
Profundo conhecedor do sector, João Semedo proferiu há pouco tempo, no Parlamento, uma intervenção de fundo sobre esta matéria – temática que voltará a dissecar, agora na nossa cidade.
Este debate torna-se especialmente premente no momento em que estão em curso mudanças estruturais no Centro Hospitalar do Médio Tejo.
Apesar de haver um compromisso por parte do Ministério da Saúde de debater previamente essas alterações com os autarcas e populações envolvidos, continua por clarificar o objectivo a atingir e não está ainda assegurado o acesso ao Centro Hospitalar, nos moldes actuais.
Esta iniciativa – aberta a todos - terá lugar na próxima Sexta-Feira, dia 26 de Maio, a partir das 21.15 horas, na Junta de Freguesia de S. João Baptista, no Entroncamento.

Reunião do Executivo - Câmara de Tomar, 23 de Maio

O executivo municipal de Tomar, reúne em sessão pública no dia 23 de Maio, no chamado Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 9h 30m, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

CÂMARA MUNICIPAL DE TOMAR
Divisão Administrativa e Tecnologias de Informação
REUNIÃO PÚBLICA DO EXECUTIVO MUNICIPAL A REALIZAR NO DIA
23 DE MAIO DE 2006, PELAS 9H30

ORDEM DO DIA

1. APROVAÇÃO DA ACTA DA REUNIÃO ANTERIOR.
2. BALANCETE.
3. ATRIBUIÇÃO DE TRÊS HABITAÇÕES – ARRENDAMENTO SOCIAL MUNICIPAL / BAIRRO 1.º DE MAIO – ABERTURA DO CONCURSO.
4. APRECIAÇÃO DE PROCESSOS DA “TOMARPOLIS”.
5. APRECIAÇÃO DE PROCESSOS DO DEPARTAMENTO DE OBRAS MUNICIPAIS.
6. INFORMAÇÕES, EXPEDIENTE E PROPOSTAS:
6.1. Informações do Senhor Vereador Carlos Manuel de Oliveira Carrão.
6.2. Informação do Senhor Advogado Síndico Dr. Carlos Sá Correia.
6.3. Informação dos Serviços Municipais de Habitação.
6.4. Informações da Divisão Administrativa e Tecnologias de Informação.
6.5. Informações da Divisão Financeira.
6.6. Informações da Divisão do Desporto.
6.7. Expediente.
6.8. Propostas:
6.8.1. Proposta da Senhora Vereadora Maria do Rosário Cardoso Simões.
6.8.2. Proposta do Senhor Vereador Carlos da Piedade Silva.
7. REQUERIMENTOS DIVERSOS.
8. OPERAÇÕES URBANÍSTICAS.
8.1. Licenciamento de Construções.
8.2. Loteamento Urbano.
8.3. Informação da Divisão de Planeamento Físico.
9. PROCESSOS OBJECTO DE DESPACHO:
9.1. Ao abrigo de Delegação e Subdelegação, em conformidade com o Despacho nº 75/2005 - (Senhor Vereador Fernando Rui Corvêlo de Sousa).
9.2. Ao abrigo de Delegação e Subdelegação, em conformidade com o Despacho nº 76 /2005 – (Senhor Vereador Carlos Manuel de Oliveira Carrão).
9.3. Ao abrigo de Delegação e Subdelegação, em conformidade com o Despacho nº 74/2005 – (Senhora Vereadora Maria do Rosário Cardoso Simões).

REUNIÃO DE 23 DE MAIO DE 2006
4. APRECIAÇÃO DE PROCESSOS DA “TOMARPOLIS”:
4.1. Empreitada da Ciclovia e Arranjos Exteriores Anexos ao Convento de Santa Iria – Espaço para Estaleiro.
5. APRECIAÇÃO DE PROCESSOS DO DEPARTAMENTO DE OBRAS MUNICIPAIS:
5.1. Recuperação da Passagem Superior ao Caminho de Ferro (Ramal de Tomar, ao Km 2,607 – Apeadeiro do Carrascal) – Plano de segurança e saúde.
5.2. Empreitada de reconstrução de arrecadação, muros e vedações na E.N. 533, em Marmelais de Baixo – Revisão de preços.
5.3. Empreitada de reconstrução de arrecadação, muros e vedações na E.N. 533, em Marmelais de Baixo – Conta de empreitada.
5.4. Desvio à E.M. 531, entre Castelo Novo e o C.M.1114 – Vazadouro de terras sobrantes ao longo de um futuro traçado.
5.5. Proposta de alternativas de trânsito para descongestionar a Av. Norton de Matos – Alterações.
5.6. Empreitada de Valorização e Revitalização do Espaço Urbano da Cidade de Tomar - Área 15 – Logradouro da Rua Amorim Rosa/Av.ª Ângela Tamagnini – Suspensão parcial dos trabalhos.
6. INFORMAÇÕES, EXPEDIENTE E PROPOSTAS:
6.1. Informações do Senhor Vereador Carlos Manuel de Oliveira Carrão:
6.1.1. Relatório de Actividades e Contas de 2005 da Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte.
6.1.2. Relatório de Actividades e Contas de 2005 da Região de Turismo dos Templários (Floresta Central e Albufeira).
6.2. Informação do Senhor Advogado Síndico Dr. Carlos Sá Correia:
6.2.1. Acidente de viação na E.M. 533, em Valbom, no dia 2005-08-26.
6.3. Informação dos Serviços Municipais de Habitação:
6.3.1. Colónia Balnear da Nazaré / Verão 2006.
6.4. Informações da Divisão Administrativa e Tecnologias da Informação:
6.4.1. Máquinas de Diversão-Licenciamento para o Estabelecimento denominado “Lacalha Bar”.
6.4.2. Espaço Internet – Contrato de Assistência Informática com a Ampersis.
6.4.3. Biblioteca António Cartaxo da Fonseca - Contrato de Assistência Informática com a Ampersis.
6.4.4. Pedido de ocupação e condicionamento de trânsito na Av. Ângela Tamagnini para utilização de uma Grua Telescópica - Firma Planlog – Gestão e Logística, SA.
6.5. Informação da Divisão Financeira:
6.5.1. 1ª Alteração às Grandes Opções do Plano e Orçamento de 2006.
6.5.2. Avaliação de Património Municipal – Edifícios dos Lagares d’El Rei e a Casa Museu Fernando Lopes Graça.
6.5.3. Registo na Conservatória do Registo Predial de Tomar do Lote 12 ALT a favor do Município de Tomar – Alteração do texto da deliberação do dia 31 de Janeiro último.
6.5.4. Registo na Conservatória do Registo Predial de Tomar do Lote 14 ALT a favor do Município de Tomar – Alteração do texto da deliberação do dia 14 de Março último.
6.6. Informações da Divisão de Desporto:
6.6.1. Abono para falhas a três funcionários do Complexo Desportivo Municipal de Tomar.
6.6.2. Cedência do Pavilhão Municipal da Cidade de Tomar para a realização de um Desfile de Moda no próximo dia 24 de Junho – Isenção de taxas.
6.7. Expediente:
6.7.1. Carta do Senhor Vice-Presidente Fernando Linhares Corvêlo de Sousa - Solicita que lhe seja justificada a falta à reunião do Executivo Municipal no passado dia 9 de Maio.
6.7.2. Carta da Associação Recreativa e Cultural de Chão das Maias – Solicita o reembolso do Imposto Municipal Imobiliário (IMI) relativo ao ano de 2005.
6.7.3. Associação de Melhoramentos, Recreio e Cultura da Roda Pequena – Solicita o reembolso do Imposto Municipal Imobiliário (IMI) relativo ao ano de 2005.
6.7.4. Centro Desportivo, Recreativo e Cultural dos Montes - Solicita a isenção (licença especial de ruído) do pagamento da taxa referente à realização dos Festejos, nos dias 12 e 13 de Maio.
6.7.5. Associação Recreativa da Boca da Mata - Solicita a isenção (licença especial de ruído) do pagamento da taxa referente à realização dos Festejos anuais, nos próximos dias 3 e 4 de Junho.
6.7.6. Fábrica da Igreja Paroquial da Casais - Solicita a isenção (licença especial de ruído e de utilização provisória) do pagamento das taxas referentes à realização dos Festejos anuais em honra de Nossa Senhora do Reclamador, nos próximos dias 9, 10 e 11 de Junho.
6.7.7. Centro de Saúde de Tomar - Solicita a isenção (licença Especial de Ruído e Espaço Público) do pagamento das taxas referentes à realização do evento “Mês de Maio, Mês do Coração”, no próximo dia 18 de Maio – Jardim da Várzea Pequena.
6.7.8. Carta de Manuel Pereira & Filhos Lda – Solicita que lhe seja passada autorização para realizar uma hipoteca (Lote n.º 52 da Zona Industrial) ao Millennium BCP e à Garval Sociedade de Garantia Mútua.
6.8. Propostas:
6.8.1. Proposta da Senhora Vereadora Maria do Rosário Cardoso Simões:
6.8.1.1. Escol 2.º/ 3.º ciclos D. Nuno Álvares Pereira – Projecto de requalificação.
6.8.2. Proposta do Senhor Vereador Carlos da Piedade Silva:
6.8.2.1. Proposta apresentada na Reunião da Câmara do dia 3 de Maio de 2006 – Arranjo do Largo Senhora da Saúde – Porto Mendo – Madalena.
7. REQUERIMENTOS DIVERSOS:
7.1. Filomena Maria da Costa de Melo e Castro - Requer que a Câmara se digne certificar em como pretende ou não exercer o direito de preferência na venda do prédio urbano, sito na Rua da Nabância, 10 – 1.º (fracção letra “D”) – Santa Maria dos Olivais.
8. OPERAÇÕES URBANÍSTICAS.
8.1. Licenciamento de Construções:
8.1.1. António Alexandre dos Santos Narciso – Construção de uma Habitação Unifamiliar - Pederneira - Serra.
8.1.2. Fábrica da Igreja Paroquial de Asseiceira – Casa Mortuária e Salão de Catequese - Isenção de taxas - Asseiceira
8.2. Loteamento Urbano:
8.2.1. ARISTINVEST-Investimentos Imobiliários Unipessoal, Lda – Auto de recepção das obras do Loteamento n.º 1/2004 – Estrada de N. Senhora da Piedade – S. João Baptista.
8.2.2. Hugo Manuel Ribeiro Vaz – Alteração ao Lote n.º 10 do Loteamento n.º 7/2000 – Santa Cruz – Santa Maria dos Olivais.
8.3. Informação da Divisão de Planeamento Físico:
8.3.1. Parcela 21 C – Destaque - Zona Industrial de Santa Cita.
9. PROCESSOS OBJECTO DE DESPACHO.

quinta-feira, maio 18, 2006

Pais no Espectáculo ... Filhos em actividades lúdicas, Altas Horas

No Cine-Teatro Paraíso, em Tomar

Continua a decoração do Espaço Altas Horas


Para crianças que gostam de acção, aí está uma boa proposta. Os pais vão ao espectáculo da noite, no Cine-Teatro Paraíso, e os mais pequenos acompanham-nos até à entrada para a sala. A partir daí ficam em boas mãos, entregues aos monitores do Espaço Altas Horas, muito mais do que um baby sitting, um local que oferece ele próprio actividades concretas aos miúdos participantes.
E desta vez, nas noites de sexta-feira, dia 19, e sábado, dia 20, a actividade será mesmo a decoração do espaço. Recorde-se que na sala principal haverá concerto de harmónio e concertina, na sexta, e o filme “Scary Movie 4”, no sábado.
O Altas Horas funciona no Cine-Teatro Paraíso, nos dias antecipadamente anunciados para o efeito, numa parceria entre a Divisão de Animação Cultural da Câmara Municipal de Tomar e o Polegar Digital.
A inscrição custa 4 euros, e poderá ser feita na Divisão de Animação Cultural (nos Lagares d’El Rei), telefone 249 329 876, ou no Cine-Teatro Paraíso, telefone 249 329 190.

terça-feira, maio 16, 2006

Festa dos Tabuleiros promovida na América

Tomarenses radicados em Elizabeth e Newark promovem Tomar e a Festa dos Tabuleiros no Dia de Portugal

Uma Comissão presidida pelo Luso-Americano Firmo da Silva, natural de Além da Ribeira, prepara-se para promover Tomar e a Festa dos Tabuleiros de 2007 já nos próximos dias 10 e 11 de Junho na maior festa Portuguesa do Continente Americano.
De acordo com a organização, a Portuguese Parade, é mesmo a mais representativa das festas portuguesas além fronteiras e reúne anualmente largas dezenas de milhar de portugueses provenientes dos mais variados estados norte americanos.
A Comunidade Tomarense nestas paragens é numerosa e a possibilidade de se promover um pequeno desfile de tabuleiros e outros símbolos tomarenses constitui um motivo de orgulho para quantos vibram com a maior festa do Concelho Templário.
Os Tomarenses radicados em Elizabeth e Newark já contactaram o Mordomo da Festa de 2007 que acolheu a iniciativa realçando a importância da mesma enquanto veículo de divulgação privilegiado.
Com as transmissões televisivas emitidas para os Estados Unidos e para Portugal e a larga cobertura mediática habitual, prevê-se que esta iniciativa constitua igualmente uma acção de divulgação e internacionalização da Festa.
De acordo com Firmo da Silva, ir-se-á promover a Festa dos Tabuleiros não só na Parada mas também com um stand na Ferry Street existindo ainda a possibilidade de uma terceira iniciativa cuja divulgação será feita oportunamente.

Pensamos ser interessante desafiar os emigrantes tomarenses a participarem na Festa dos Tabuleiros, não apenas como meros turistas, mas com pares no Cortejo Grande da Festa de 2007, mas também com crianças que integrariam o Cortejo dos Rapazes.

Maioria social-democrata de Tomar contra alunos da Escola Secundária Jácome Ratton - PS de Tomar demarca-se


Ao contrário do que seria minimamente inteligente e da responsabilidade de um executivo camarário, a defesa dos interesses dos alunos no seu município, em Tomar, por obra do ''diabo'', na linguagem de George W. Bush, seria classificado de ''forças do mal'', passa-se exactamente o contrário.

Demarcando-se de tal posição, Carlos Silva, vereador do Partido Socialista, apresentou na última reunião do executivo, a seguinte recomendação:

''Que seja alterado o horário de utilização definido no Protocolo de Colaboração na Gestão do Pavilhão Desportivo Jácome Ratton a assinar com a Direcção Regional de Educação, de forma a que o termo do benefício pela Escola se efectue às 19 horas, e não às 18h 30m, por forma a não inviabilizar a utilização deste pelos alunos do referido estabelecimento de ensino, visto que o último turno decorre das 15.00 às 18.45 horas.
Parece-nos uma simples questão formal, que não poderá ser encarada de outra forma, uma vez que o Pavilhão é prioritário para as aulas da Escola. Além do mais aquela estrutura foi ou não paga com fundos do Ministério da Educação? É ou não a educação e formação dos jovens tomarenses uma prioridade para esta maioria que governa a Câmara?''

Lembramos que o Pavilhão Jácome Ratton, foi construído para dar resposta às necessidades da Escola Secundária Jácome Ratton, e por entendimento dos parceiros Ministério da Educação e Câmara Municipal de Tomar, que cedeu o terreno para a sua construção, o mesmo após a utilização diária para as actividades lectivas seria também usufruído pela comunidade.
A Câmara decidiu ceder a utilização daquela estrutura desportiva ao Sporting de Tomar, após as actividades da Escola.
No protocolo a assinar pelas partes, a Câmara mostra-se irredutível na hora proposta para fim da utilização diária da Escola Secundária Jácome Ratton, contrariando o princípio que levou à construção do referido Pavilhão.
Num executivo em que o Presidente da Câmara foi professor, talvez acidentalmente, antes de se instalar profissionalmente na actividade política (independente social-democrata), em que o vice-presidente também acidental ou incidentalmente passou pelo ensino, em que a vereadora com responsabilidades atribuídas na educação foi professora e depois se iniciou no exercício do poder em Conselhos Executivos, antes do apelo da actividade política, numa viagem progressiva da extrema-esquerda para a direita, em que os dois vereadores dos Independentes por Tomar, um também passou fugazmente pelo ensino e outro fez dessa actividade a sua vida profissional até à reforma alcançada, mas que também é presidente da Direcção do Sporting de Tomar, o clube beneficiado com o prejuízo de alunos, tão iguais aos milhares que ele teve e terá defendido durante toda a sua actividade profissional. Dada a insensibilidade dos do poder, pensamos que ficaria bem ao vereador Rosa Dias subscrever a proposta do vereador Carlos Silva, apesar de por razões óbvias não poder participar em qualquer votação neste sentido.

Como vai Senhor Feliz ... Diga à gente ... Diga à gente ... como vai este País.

Expedicionários a Timor

Dia 28 de Maio em Tomar - Encontro Nacional de Expedicionários a Timor

Tomar foi escolhida para a realização do 37º Encontro Nacional de Expedicionários a Timor, a ter lugar dia 28 de Maio, domingo.
O programa terá início pelas 10 horas, com concentração na Central de Camionagem da Rodoviária do Tejo.
Entre as 10 e as 11 horas haverá percursos pela cidade no comboio turístico, seguindo-se um buffet.
Ao meio-dia começará um pequeno passeio a pé pelo centro histórico, já com o Estandarte dos Expedicionários, a que se seguirão as fotografias de grupo.
O almoço será na Quinta do Lagarito, em Vila Nova da Barquinha.
Contactos: Carlos Duarte, telefone 914 930 525.

É Mentira!


O Bloco de Esquerda do Entroncamento divulgou o seguinte comunicado de imprensa:

ASSIM, NÃO

Com o título “É Mentira”, o Presidente da Câmara do Entroncamento enviou uma missiva aos munícipes, em resposta a um boato acerca de realojamento de pessoas de etnia cigana.

O Bloco de Esquerda demarca-se totalmente do teor desse comunicado.

Antes de mais, cabe esclarecer que nem a Câmara em geral nem, em particular, o vereador do Bloco de Esquerda foram consultados quanto à oportunidade, a pertinência e o teor do texto.

Para além do despropósito e do mau gosto da iniciativa presidencial, manifestamos a nossa perplexidade pela pompa e circunstância, com envelope e papel timbrado, com que o Presidente da Câmara se perfilou face a um boato que, dessa forma, muito ajudou a divulgar.

Finalmente – e mais grave – condenamos o tom xenófobo e discriminatório que ressalta do comunicado.

Existe no Entroncamento um problema de convivência entre comunidades. As palavras do panfleto do Presidente da Câmara não deram um contributo para a sua resolução. Antes pelo contrário.

Antes de actuar desta forma desastrada e leviana em matéria de tamanha sensibilidade e complexidade, o Presidente da Câmara deveria ter discutido previamente com todo o executivo municipal a melhor estratégia face a um boato. Provavelmente, ter-se-ia encontrado uma resposta mais acertada e mais digna.


Entroncamento, 15 de Maio de 2005
O Secretariado do Entroncamento do Bloco de Esquerda

segunda-feira, maio 15, 2006

Orquestra Ligeira do Exército em Tomar

Orquestra Ligeira do Exército no Cine-Teatro

Chamamos a vossa atenção para uma pequena alteração de agenda:
Assim, o concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, integrado nas comemorações do segundo centenário do Regimento de Infantaria nº 15, terá lugar, conforme anunciado, na próxima quinta-feira, dia 18 de Maio, pelas 18 horas.
É alterado, porém, o local do mesmo, que deixa de ser a Praça da República passando para o Cine-Teatro Paraíso.

domingo, maio 14, 2006

Convento de Cristo - Aposta na Conservação e na Visibilidade

Obras de restauro
Tomar: Ministério da Cultura investe 1,1 milhões de euros no Convento de Cristo

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, anunciou hoje um investimento de 1,1 milhões de euros em obras de restauro no Convento de Cristo, em Tomar, nomeadamente na área da Charola, da Sala do Capítulo, Claustros e Arco do Triunfo.
À margem de uma visita a Alpiarça, a ministra explicou que este investimento faz parte de um programa de recuperação do Convento de Cristo - monumento nacional e inscrito em 1983 na lista do património mundial da UNESCO -, que está totalmente sob a tutela do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Trata-se de "um monumento nacional que se integra numa rota de três grandes monumentos particularmente importantes" - Convento de Cristo e mosteiros da Batalha e Alcobaça -, que o Governo quer "afirmar de um modo novo, com mais legibilidade para os visitantes e turistas", explicou Isabel Pires de Lima."Foi entendimento do IPPAR que era prioritário intervir na conservação daquele espaço patrimonial", disse também a ministra da Cultura. As obras incluem nova iluminação, restauro das tábuas da Charola e da Janela do Capítulo, bem como intervenções no Claustro D. João II e no Arco Triunfal. "A ideia é procurar obter o retorno do mesmo tipo que obtemos na Batalha e em Alcobaça", afirmou a governante, que se mostra aberta a parcerias com privados para rentabilizar espaços desocupados do Convento de Cristo - o maior espaço monumental coberto do país. "Encontrar um programa de utilização dos espaços patrimoniais é fundamental para a própria revitalização de públicos e conquista de públicos para esses espaços", desde que "seja salvaguardado o respeito" pelos monumentos, concluiu.

notícia Lusa publicada no Público on-line 20060511

quinta-feira, maio 11, 2006

Incidências Portuguesas na Obra de Cervantes - conferência no Convento de Cristo


O Grupo dos Amigos do Convento de Cristo, no quadro das Comemorações do IV Centenário da publicação de D. Quixote, e relembrando a passagem do seu autor por Tomar, promove a conferência ''Incidências Portuguesas na Obra de Cervantes'', dia 11 de Maio, quinta-feira, pelas 18 horas, no Convento de Cristo.

U-Clic (grupo musical tomarense) brilha na noite do S. Luiz


Num texto de Nuno Galopim um dos mais conhecidos críticos de música em Portugal, é feita a seguinte apreciação ao jovem grupo de músicos tomarenses: ''Com mais sabor a um presente cosmopolita, urbano e atento ao que se escuta e faz por aí fora, que as apostas em reggae de segunda que parecem dominar hoje a agenda de quem edita entre nós, os U-Clic deixaram claro no pequeno, mas espantoso, concerto no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz porque têm em mãos um dos potenciais melhores discos portugueses do ano, com evidentes capacidades de exportação imediata. A música parte de pontes entre uma electrónica ríspida e fria e um rock pujante, mas nunca desnorteado. Herda referências num espectro vasto que tanto espreita os Sonic Youth ou Jesus & Mary Chain como uns Add N To X ou DAF. Mas, contra a tentação da nostalgia, oferecem um som que de retro nada tem, perfeito retrato de um presente citadino, mais implosivo que festivo, mais tenso que luminoso. Ou seja, em sintonia com o que se escuta em Nova Iorque, Londres e mais além...Face às demos que o grupo tem para escuta no MySpace, mostraram cativante vitalidade performativa que passa sobretudo por interessantes jogos de projecções sobre os três músicos, a branco integral, abdicando dos tradicionais jogos de luzes em favor da construção de uma tela única feita de corpos, desenhos e imagens em movimento, em perfeita consonância com a música. Desta sublinhe-se a eficácia pop de um Like ou um Unfashionautic Superstars, a pessoalíssima versão de Drunken Butterfly dos Sonic Youth, uma hilariante citação aos Bros e ao entusiasmo maquinal que se solta de Robot’N’Roll. Se foram “a” promessa de 2005 nas maquetes que nos deixaram escutar, neste concerto (onde não esteve presente sequer um editor discográfico), mostram que são já uma confirmação, com álbum de estreia a caminho.''
Texto publicado no DN a 8 de Maio

1500 pinheiros para Tomar e 5000 euros para os Bombeiros


Prosegur oferece 15oo árvores e donativo aos Bombeiros

A empresa Prosegur ofereceu 1500 pinheiros bravos à Câmara Municipal e um donativo de 5000 euros aos Bombeiros Municipais de Tomar. A oferta foi assinalada com uma sessão solene, esta manhã, na qual uma turma do 2º ano da Escola Infante D.Henrique ajudou a plantar duas mélias, igualmente oferecidas pela empresa, no relvado situado entre as ruas Fernando Lopes-Graça e Paulo de Oliveira, na Quinta de Santo André.
A cerimónia contou com a presença de Jorge Couto Leitão, administrador daquela empresa de segurança, que manifestou a satisfação da mesma em poder apoiar desta forma um dos concelhos muito fustigados pelos incêndios de 2005.
Para o vereador Carlos Carrão, responsável pelo pelouro dos Bombeiros e Protecção Civil, esta oferta foi uma agradável surpresa, uma vez que é muito raro este tipo de ofertas dos inúmeros fornecedores com quem a Câmara Municipal de Tomar se relaciona.
Quanto à verba para os Bombeiros, foi igualmente com satisfação que o comandante Manuel Mendes referiu já ter destino: vai servir para equipar com um monitor de sinais vitais a ambulância do INEM, o que pode significar o salvamento de algumas vidas.
No que se refere aos pinheiros, já foram distribuídos pelas Juntas de Freguesia que mostraram interesse em as receber, e que as têm estado a fazer chegar a produtores florestais locais afectados pelos incêndios. As Juntas em causa são Asseiceira, Beselga, Casais, Junceira, Madalena, Olalhas, Santa Maria dos Olivais, S. Pedro e Serra.

quarta-feira, maio 10, 2006

Precári@s de todo o mundo…

As jornadas de Março e Abril contra o CPE – Contrato Primeiro Emprego, baptizado justamente de Primeiro Desemprego pelos jovens trabalhadores franceses – traduziram-se numa magnífica vitória popular que está a transformar a sucessão de Chirac num Calvário para a direita, com os delfins Villepin e Sarkozy engalfinhados e atolados no escândalo Clearstream – uma trama de corrupção já conhecida como “Watergate francês”. Confirmando o pendor maioritário de esquerda do NON ao tratado da pseudo Constituição Europeia, a França está a transformar-se num cemitério de diplomas estruturantes para o projecto neoliberal do superestado europeu e a deixar preocupados os principais representantes das suas burguesias, desde a Comissão Europeia aos governos e chefes de estado dos 25 países-membros.
O caso não é para menos. A derrota do CPE não se deve a uma particular inabilidade ou teimosia do primeiro-ministro Villepin que, com o proverbial radicalismo francês, teve a ousadia de escrever em letra de forma aquilo que outros já vão pondo em prática, sem grande alarido, ou se preparam para passar, como contrabando, nas reformas da legislação laboral e da segurança social, um pouco por toda a Europa. Do lado contrário, os trabalhadores e as forças de esquerda devem encarar a derrota do CPE como um magnífico impulso à luta por uma Europa Social e dos Povos, capaz de ir construindo alternativas ao neoliberalismo. Se a França venceu, a Europa também pode vencer!
Novos CPE, mais ou menos disfarçados, estão em preparação na Europa. Em Portugal, o Código de Trabalho de Bagão Félix continua em pleno vigor no consulado de Sócrates e a sua revisão ficou na gaveta, até em matérias básicas como a contratação colectiva. A caducidade dos CCT, imposta pela intransigência patronal, dá cada vez mais lugar aos contratos individuais de trabalho; o próprio governo introduziu o contrato individual como única forma de admissão na função pública. A individualização das relações de trabalho e a precariedade tornam-se a regra geral, mesmo quando há contrato escrito; em muitos casos, porém, a clandestinidade é a melhor garantia da fuga ao fisco e à segurança social. Nada de novo, afinal: este é o modelo que vigora em relação aos trabalhadores imigrantes e que o patronato, com a bênção do governo, pretende generalizar.
E não se trata dum desvio de Sócrates ou da “terceira via” à portuguesa. Paulo Pedroso, ex-ministro do Trabalho e da Segurança Social e ex-delfim de Ferro Rodrigues, quebrou o silêncio de vários anos numa palestra da JS sobre “Políticas activas de emprego para jovens”. E disse, nada mais, nada menos: “A rigidez que existe em Portugal ao nível dos despedimentos não é sustentável a médio prazo. Esta discussão, que também se coloca noutros países europeus chegará, a Portugal daqui a um ano (...). Vou dizer uma coisa que se calhar me custaria a cabeça se fosse ministro do Trabalho: a necessidade de se introduzirem medidas de flexibilização no mercado de trabalho já nem se discute, o que falta mesmo decidir é qual o caminho a seguir: se uma via mais ou menos liberal…”.
Eis um representante da “esquerdíssima” do PS perante a juventude do seu partido: “uma via mais ou menos liberal”! Não sei se alguém lhe perguntou por que alçapão expulsou o socialismo, uma vez que a alternativa é entre mais ou menos liberalismo. Ficaram patentes, no último fim-de-semana, as dificuldades de Marques Mendes e Ribeiro e Castro para disputar o espaço político do centro e da direita perante a “concorrência desleal” do PS. A insuspeita Maria José Nogueira Pinto escreveu: “O engenheiro Sócrates tornou-se num social-democrata reformista e está a fazer pequenas coisas, básicas, que eram óbvias e necessárias e que não estavam a ser feitas pela coligação PSD-CDS. A próxima maioria absoluta, se a tiver, é dada pelo eleitorado do PSD.”
Mas se a vida não está fácil para o PSD e o CDS, ela é muito mais difícil para quem queira ser socialista dentro do PS. Quando o partido de Sócrates se torna atractivo para os apoiantes do PSD e da direita em geral, é altura de virar costas ao social-liberalismo e procurar alternativas à esquerda, em Portugal como na Europa. Perante a chantagem intolerável ou o desemprego ou um qualquer CPE, “mais ou menos liberal”, @s jovens trabalhadores (as) sabem que há uma terceira alternativa, vitoriosa em França e que marcha pelas estradas da Europa contra a precariedade e pelo pleno emprego, pela solidariedade e contra todas as discriminações. Afinal, “outra Europa e outro mundo são possíveis”, como lembrou o Fórum Social Europeu em Atenas, a 6 e 7 de Maio.

Alberto Matos – Crónica semanal na Rádio Pax – 09/05/2006

terça-feira, maio 09, 2006

Dia Internacional dos Museus

Envolver os jovens e cativá-los para os museus

O Dia Internacional dos Museus vai ser celebrado a 18 de Maio e Tomar não será excepção. Iniciativa do ICOM (International Council of Museums), lançada em 1977, terá este ano como tema “Os Museus e os Jovens”.
Ao escolher este tema, o ICOM lança o desafio: cativar os jovens para a descoberta, recriação e reinvenção do património. Um património que os museus têm como missão proteger. Segundo Alissandra Cummins, presidente do ICOM, “os olhos arejados dos jovens alimentam-se de tudo o que o nosso mundo oferece e os museus são como janelas para o mundo”.
Os Museus de Tomar assumiram este tema como uma oportunidade para o desenvolvimento de actividades dedicadas a um grupo etário que, fora do âmbito académico, não é normalmente frequentador assíduo dos museus. O desafio é o de mostrar aos jovens que estes espaços de cultura também podem ser lugares “curtidos” para aprender, reflectir e divertir.
Assim, ao longo de todo o dia 18 (quinta-feira) e pela noite dentro, haverá diversas iniciativas em diversos locais da cidade. Nos mais óbvios, entre as 10 e as 16 horas, Jogo das Diferenças na Galeria dos Paços do Concelho e Despertar (sente o Flow) no Núcleo de Arte Contemporânea. São visitas animadas para alunos do 3.º Ciclo e Secundário.
Às 18 horas será a vez de dar a voz aos jovens, com uma tertúlia no Novo Bar do Cine-Teatro Paraíso, subordinada ao tema “Os museus vistos pelos jovens”. A entrada é livre e todos podem participar. Pela noite dentro, no Café Paraíso, o museu projecta-se.
Desta forma, aqui fica o convite: dia 18, visitar um museu e fazer a festa.
E ninguém vai ter desculpa por se esquecer, pois os desenhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas do 1.º Ciclo Gualdim Pais, realizados no dia 18 de Maio de 2005, vão estar expostos pela cidade para os lembrarem!

Rock's Pot



O III FESTIVAL de MÚSICA ROCK'S POT 2006, 30 de Junho e 1 de Julho,tem como um dos seus objectivos, o incentivo a projectos de criação cultural e afirmação de novos valores. O trabalho com a juventude, é uma prioridade concretizada em iniciativas como o Festival Rock's Pot. Num contexto de difícil afirmação da nova música portuguesa, promover, divulgar e apoiar os projectos, torna-se imperativo. Três anos após a sua primeira edição (2003), estamos convictos da importância deste evento para todos os que nele têm participado.
Organização: grupo alegre e unido
Bajouca - Leiria rock_pot@hotmail.com

Internet e Incêndios Florestais na reunião de Câmara de Tomar

Na reunião do executivo camarário de Tomar de 9 de Maio, os Independentes por Tomar, apresentaram 2 requerimentos, relacionados com a página da internet inexistente mas anunciada em cartazes, situação digna do anedotário nacional, e com os fogos florestais.

REQUERIMENTO

A Câmara Municipal de Tomar tem publicitado a sua página na Internet em cartazes espalhados pelo Concelho e pela Região com o endereço www.cm.tomar.pt., mas a página, a existir, não se encontra acessível.

Ora, tal divulgação para além do mais, tem custos.

Requeremos:

1.- Informações sobre quais as razões para esta situação e quando é que o referido endereço estará efectivamente acessível de modo a cumprir a razão da sua existência.

2.- Informações sobre eventuais situações contratuais, entidades envolvidas em todo este processo e seus custos.

REQUERIMENTO

O Ministério da Administração Interna divulgou um conjunto de medidas já implementadas em conjunto e em concertação com as autarquias, para atacar em prontidão (cerca de quinze minutos) os incêndios florestais que venham a deflagrar.

Requeremos:

1.- Informações sobre o dispositivo que a Câmara Municipal (Protecção Civil) tem já delineado para ocorrer à eventual deflagração de incêndios florestais.

2.- Informações sobre a formação e preparação das equipas de intervenção no terreno, bem como dos meios logísticos e de treino ao seu dispor.

domingo, maio 07, 2006

A Saúde Está Primeiro

Nota do BE sobre a reestruturação do CHMT

O Conselho de Gerência do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) apresentou ao Ministério da Saúde um estudo sobre a procura de cuidados de saúde no Médio Tejo. Desse estudo resultou uma proposta, também já entregue à tutela, sobre a reorganização do Centro Hospitalar e que levanta naturais preocupações às populações e aos autarcas da região. De facto, não sendo conhecidos os contornos dessa proposta, receia-se que, no contexto actual, ela vise unicamente a redução dos gastos, à custa de redução do nível de prestação dos cuidados médicos.
Dos dois requerimentos sobre este assunto, dirigidos por deputados do Bloco de Esquerda ao Ministro da Saúde, um não teve resposta e o outro mereceu uma resposta evasiva. Assim como foram pouco esclarecedoras quanto ao futuro a duas reuniões do Conselho de Gerência do Centro Hospitalar com autarcas de Tomar e de Torres Novas. Justificam-se, pois, todas as preocupações.
Neste quadro, o Bloco de Esquerda considera oportuno clarificar, desde já, as condições que considera indispensáveis para a reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

A reestruturação deverá inserir-se numa perspectiva de defesa do Serviço Nacional de Saúde, tendencialmente gratuito, não devendo ser encarado como uma oportunidade para lançar novos encargos sobre as famílias, a título de “comparticipações” ou outros. A reestruturação não poderá constituir um pretexto para mais privatizações de serviços, dentro ou fora das instalações hospitalares públicas.
É aceitável a complementaridade entre os Hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas, numa perspectiva de aumento da eficácia e da rentabilidade dos gastos públicos. Simultaneamente, impõe-se melhorar drasticamente a articulação entre o Centro Hospitalar e a rede de Centros de Saúde, colocando os utentes no centro do sistema.
Os ganhos com a complementaridade entre as 3 unidades hospitalares deverão traduzir-se numa melhoria visível do serviço prestado e no aumento global das especialidades disponíveis.
Do ponto de vista dos utentes, o Centro Hospitalar continuará a ter 3 portas, nas 3 cidades. Deverá garantir-se aos utentes que a sua porta de entrada será sempre a sua porta de saída, a não ser que este opte por outra.
Uma vez entrado no Centro Hospitalar, as movimentações dos doentes entre as 3 unidades, se necessárias, deverão ser céleres, adequadas à situação clínica da pessoa e da exclusiva responsabilidade do Serviço Nacional de Saúde.
A reestruturação do Centro Hospitalar do Médio Tejo, assim como as alterações nos Centros de Saúde, deverão garantir um total respeito pelos direitos dos trabalhadores da saúde, nomeadamente quanto à duração e horários de trabalho, remunerações principal e acessórias, turnos e deslocações.
Quaisquer alterações estruturais no CHMT deverão ser precedidas pela divulgação da respectiva proposta e audição dos autarcas da região, conforme o compromisso explícito inscrito na resposta do Ministério da Saúde ao requerimento do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda.

Tomar, 14 de Fevereiro de 2006
O Secretariado Distrital do BE

Prosegur oferece 1500 árvores e donativos aos bombeiros

Cerimónia oficial na próxima quarta-feira

A empresa Prosegur vai oferecer 1500 pinheiros bravos à Câmara Municipal e um donativo de 5000 euros aos Bombeiros Municipais de Tomar. As árvores vão ser distribuídas pelas Juntas de Freguesia que mostraram interesse em as receber, que as farão chegar a produtores florestais locais afectados pelos incêndios. As Juntas em causa são Asseiceira, Beselga, Casais, Junceira, Madalena, Olalhas, Santa Maria dos Olivais, S. Pedro e Serra.
Para assinalar esta oferta, será realizada uma sessão solene na próxima quarta-feira, dia 10 de Maio, pelas 10.30 horas, no jardim situado entre a Rua Fernando Lopes-Graça e a Rua Paulo de Oliveira (na Quinta de Santo André), com a presença de administradores da Prosegur e de representantes da Câmara Municipal de Tomar, nomeadamente o vereador com o pelouro dos Bombeiros e da Protecção Civil, Carlos Carrão.
A cerimónia começará com a plantação de duas mélias, seguida da entrega simbólica dos pinheiros e do donativo aos Bombeiros. Terminará com a intervenção dos representantes da Prosegur e da Câmara de Tomar.

sábado, maio 06, 2006

Wireless sim ... mas não é para Todos

Este post (com base num mail que nos foi enviado) é dedicado a Miguel Relvas, leitor compulsivo de Tomaronline, Presidente da Assembleia Municipal de Tomar, Presidente da Assembleia da Comunidade Urbana do Médio Tejo, deputado da Nação eleito pelo Círculo Eleitoral de Santarém ... ex- Secretário de Estado da Administração Local, mas a quem também se reconhecem qualidades que aqui nos dispensamos de referir.

''Deve recordar-se que na reunião da Assembleia Municipal de 16 de Fevereiro 2006 os Independentes por Tomar apresentaram uma proposta para que

"a Câmara Municipal diligencie a instalação da rede Wireless de acesso à internet em locais da nossa cidade (zona interior e exterior da Bilblioteca Municipal, no Convento de S. Francisco, na Praça da República/Corredoura e noutros em que se mostrem aconselháveis".
Tal proposta foi reprovada pelo exercicio do voto de qualidade do Presidente Miguel Relvas, após duas votações empatadas a dezoito votos.

Ora, justamente no PÚBLICO de hoje (pág. 60 do "LOCAL") vem a notícia "Ourém e Fátima vão ter Internet gratuita a partir de finais de Julho".

A Câmara Municipal de Ourém vai disponibilizar acesso gratuito à Internet nas cidades de Ourém e Fátima e nas freuesias de Caxarias, Freixianda e Olival....

Em Tomar a proposta dos IpT visava iniciar o processo (diligenciar) conducente à disponibilização da Internet gratuita em locais públicos.
Mas o sectarismo do PSD-Tomar inviabilizou que a Câmara Municipal avançasse e, como se vê, foi ultrapassada por Ourém, mais uma vez.

Realmente continuamos no retrocesso provinciano de vitória em vitória até à derrota final.
É a vida !''

quarta-feira, maio 03, 2006

Irmãos Mendes e Saleiro disputam o monopólio das Farmácias




No semanário O Independente da passada semana, os nomes dos tomarenses e irmãos Mendes (António e José, respectivamente médico e professor), anunciados sócios de António Saleiro, surgem, apresentados como a ''arma secreta de Correia de Campos'', o Ministro da Saúde, que se tem destacado qual Robin dos Bosques, para ''abalar (o) poder da Associação Nacional de Farmácias''.
Para além dos interesses empresariais, com a Pharmacon, liga as 3 personalidades referidas, a militância no Partido Socialista. António Mendes tem integrado nos últimos anos o grupo de trabalho de saúde, do PS e era no meio, quando ainda o PS estava longe da possibilidade de governar, durante o consulado Barroso, apontado como um dos governamentáveis para a referida área. Era portanto uma pessoa bem colocada e influente na discussão da política de saúde o que por certo não aconteceria com António Saleiro que segundo O Independente ''garante não ter falado com ninguém do Governo sobre o seu projecto e sublinha que, por si, nenhum membro do ministério pode ter tido conhecimento do mesmo''. É referido na notícia, a pretensão de que ''no prazo de um ano, 800 estabelecimentos - entre parafarmácias, lojas de saúde, dietéticas e afins - tenham aderido ao projecto''. Pelas indicações, meia centena de interessados já estão na lista de adesão à rede. Cada uma destas ''lojas'', não precisa de ser propriedade de um licenciado em farmácia, o que simplifica o processo e de forma objectiva vai de encontro à pretensão de Correia de Campos.
''O sector da Saúde aguarda com ansiedade o anúncio da nova política governamental que definirá as regras para esta mudança''.
Será que a ''liberalização'' anunciada vai ter os mesmos efeitos que a recente liberalização dos preços dos combustíveis e o consumidor ''ludibriado'' com a falsa concorrência entre empresas e até o funcionamento em cartel?

Em jeito de complemento de notícia, fica a informação da existência da Pharmacon há mais de 25 anos, pois foi criada em 1980 na Grécia, com sensívelmente os mesmos objectivos dos apresentados pelos actuais investidores na distribuição e comercialização de medicamentos. Para todos os interessados em obter mais informações sobre a Pharmacon nada melhor que visitar www.pharmacon.gr

terça-feira, maio 02, 2006

Independentes por Tomar - Documentos apresentados na reunião de câmara de 2 de Maio

INDEPENDENTES por TOMAR

REQUERIMENTO

Foi há tempos tornado público que a P.S.P. de Tomar iria ser reinstalada no edifício onde funcionou o anexo do Hospital (na Rua Lopo Dias de Sousa), assim deixando livre para o Município o Palácio Alvim, na Rua do Dr. Sousa, que actualmente lhe serve de Esquadra.

Acontece que, após essa divulgação, não há conhecimento de diligências para a concretização dessa reinstalação.

É certo que esta solução tem a concordância dos Independentes por Tomar, uma vez que possibilita àquela força policial condignas instalações, com melhores acessos e estacionamento e, por outro lado, proporciona ao Município a disponibilidade de um espaço físico que, sujeito a obras de recuperação e de requalificação, servirá para instalar serviços municipais que se encontram actualmente em prédios arrendados, afectando elevadas verbas do erário público.

Uma vez que não temos conhecimento de quaisquer desenvolvimentos deste processo, o qual não deve ser protelado na sua concretização,

Requeremos:

1.- Informações sobre o actual estado do processo, designadamente da existência de diligências da autarquia por si e em conjunto com o Comando Local da P.S.P.;

2.- Informações sobre o uso que se pretende dar ao Palácio de Alvim, após ser sujeito à necessárias obras de recuperação e de requalificação.

Tomar, 02 de Maio de 2006

R E C O M E N D A Ç Ã O

Considerando os inconvenientes advindos da circulação do trânsito num único sentido e com duas zonas de estacionamento laterais na R. Gen. Fernando Oliveira, na zona do Pavilhão Jácome Ratton, sendo certo que não se vislumbram quaisquer efectivos impedimentos ou inconvenientes a uma circulação em segurança nos dois sentidos de trânsito, como, aliás, se processou até há pouco tempo.

Considerando ainda que a existência do sinal de “stop” no cruzamento da R. Cavaleiros de Cristo com a Rua de D. Maria I é desadequada à normalidade da circulação, dado que sempre prevalecerá a regra geral da prioridade e que a existência de tal sinal já deu origem ao sancionamento de condutores que atravessam tal via em reduzida velocidade, mas sem imobilizar totalmente a viatura e sem que tal facto cause perigo para a normal circulação rodoviária.

R e c o m e n d a m o s

1.- Que os serviços da Câmara Municipal procedam às necessárias diligências para que a Rua Gen. Fernando Oliveira retome a circulação nos dois sentidos de trânsito, mantendo as zonas de estacionamento actualmente existentes (uma delas em sentido inverso ao actual), na zona do Pavilhão Jácome Ratton.
2.- Que, em simultâneo, se proceda à remoção do sinal de “stop” existente no referido cruzamento.

Tomar, 02 de Maio de 2006

Todos à Sopa - Congresso de todas as Provas, 6 de Maio em Tomar


É já no sábado, em Tomar

Às sopas, às sopas, que não há Congresso igual


Já só falta uma semana para a 13ª edição do Congresso da Sopa, sábado, dia 6 de Maio, no Mouchão Parque, em Tomar, a edição de todos os recordes e também aquela que vai ficar marcada por uma adesão significativa da fast food.
De facto, as adesões de última hora fixaram o número de restaurantes ou afins presentes em 49, e as sopas em nada menos de 90.
Os dois últimos aderentes são precisamente o Bonema, restaurante do Centro Comercial Intermarché, e o Telepizza Espaço Zone, o que, a juntar ao MacDonald’s, que já se inscrevera, é significativo da importância que até as cadeias de comida rápida estão a dar a este Congresso que prima pelo regresso à lenta cozedura dos mais saborosos caldos.
Entre os participantes que se estreiam, referência também para o Grupo de Forcados Amadores de Tomar que, a comemorar 50 anos, apresentará uma óbvia sopa de corno. Outra novidade é o restaurante ucraniano Bojedar, um dos reflexos visíveis da imigração de Leste em Tomar, que trará uma sopa borsch. Com o caldo de cachupa da Associação de Estudantes Africanos do Instituto Politécnico, estes dois pratos garantem, mais uma vez, os sabores internacionais no Congresso.
O Congresso da Sopa decorre no Mouchão Parque, em Tomar, a partir da hora do almoço. As entradas custam 8 euros, com direito a kit completo (tigela, copo e colher), pão, água, vinho (este ano estarão disponíveis 17 variedades de seis produtores) e café, além das 90 sopas. Os lucros revertem, como habitualmente, para o CIRE – Centro de Integração e Recuperação de Tomar.
Os bilhetes estão à venda no Edifício Municipal do Turismo e na sede da Região de Turismo dos Templários em Tomar, e na Casa do Concelho de Tomar em Lisboa.
Quanto às entradas no recinto vão ser este ano mais facilitadas, pois, além da habitual, pela ponte de acesso à Avenida Marquês de Tomar, junto à roda do Nabão, haverá outra pela nova ponte pedonal, do lado do Estádio.

Lloyd Cole ao vivo em Tomar no dia 12 de Maio



Lloyd Cole, ao vivo ,em Portugal - Tomar 12 de Maio
- a solo e em registo acústico, numa cidade perto de si -

É verdade: um dos maiores singer/songwriters britânicos vai estar novamente entre nós.
Lloyd Cole, vem a Portugal e "foge" das grandes metrópoles, para os ultimos "retoques" do seu próximo álbum de originais.
Nada como Portugal, com a sua gente, o seu clima, a sua história e a sua gastronomia, para servir de inspiração para um disco.
Os concertos esses, vão estar recheados de clássicos de Cole. Da época dos The Commotions e da sua carreira a solo.
Nestes concertos intimistas (que não irão passar pelas habituais salas de concerto) Lloyd Cole estará acompanhado das suas guitarras e da sua voz que nos (en)canta letras de amor e paixão como já não se fazem.
Este senhor de 45 anos pertence a uma espécie em vias de extinção: os singer/songwrites que nos falam ao coração. De uma maneira simples, romântica e sempre com um bom gosto intocável.

segunda-feira, maio 01, 2006

Contos que a Voz Contou


Contos Tradicionais:
O que são?
De onde vêm?
Para onde vão?

Serão eles a matriz da nossa – e a de todas as – cultura(s)?
Como se propagam, qual a cartografia dos seus trilhos?
Que fenómeno de “globalização” é este que sempre existiu, desde que o Verbo é Verbo, que a Voz é Voz?
O que é a tradição oral, como é que nos afecta, que raízes implantou na Literatura e noutras formas de expressão artística?
A Storm-Magazine convida-vos a descobrir, a aprender e a experimentar o sortilégio e a feérie dos
Contos que a Voz Contou
Num dia inesquecível, em mais uma sessão de
Os Clássicos em Maio – na Fundação Calouste Gulbenkian
Av de Berna, 45 A Lisboa
A partir das 14:30 do dia 6 de Maio, 2006
Com os Professores
Com os Actores
Com os Contadores

Juntem-se a nós, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, durante uma tarde e uma noite únicas
Contactos: storm@storm-magazine.com
Fundação Gulbenkian: Tel +351217823000
www.gulbenkian.pt
www.storm-magazine.com

Reinstalação das Finanças, Mata dos Sete Montes e Transportes Urbanos de Tomar preocupam ...

... os Independentes por Tomar que apresentaram 3 requerimentos na última reunião da Assembleia Municipal de Tomar, sobre os assuntos indicados.
Pelos vistos, no caso ... pelo lido, as deliberações da Assembleia Municipal passam ao esquecimento pelo executivo camarário, não cumprindo, não respeitando, não respondendo.
Assim vai o exercício ... dos poderes pelos poderosos autarcas.

REINSTALAÇÃO DOS SERVIÇOS DE FINANÇAS E DA TESOURARIA DE TOMAR

REQUERIMENTO

Foi aprovada na sessão de 16.12.2005 desta Assembleia uma moção exigindo a reinstalação dos Serviços de Finanças e da Tesouraria de Tomar em novas e condignas instalações e desaconselhando o edifício onde funcionou a Administração de Fábricas Mendes Godinho na Rua do Everard (Levada), como se anunciava.

Posteriormente tivemos conhecimento que a Direcção-Geral dos Impostos já celebrou um contrato-promessa de arrendamento para as futuras instalações desses Serviços, precisamente no referido edifício da Rua do Everard (Levada), onde se iriam processar obras de beneficiação e adaptação ao fim em vista e cujo projecto foi em devido tempo aprovado pela Câmara Municipal (ver Ofício dirigido ao Chefe do Gabinete do Ministro dos Assuntos Parlamentares, em 10.03.2006).

Face ao exposto, requeremos

que o Sr. Presidente da Câmara Municipal esclareça a Assembleia Municipal sobre todo este processo, designadamente sobre o licenciamento de obras do referido edifício da Rua do Everard (Levada) e a posição do Executivo sobre a reinstalação dos Serviços de Finanças e da Tesouraria naquele local.

MATA DOS SETE MONTES

REQUERIMENTO

Foi aprovada na sessão de 16.12.2005 desta Assembleia uma proposta, em que, além do mais, se exigia a partilha da gestão da Mata dos Sete Montes com a Câmara Municipal de Tomar e a realização de um Plano de Ordenamento e Gestão da Mata e de um Plano de Defesa e Salvaguarda da Mata contra incêndios florestais.

Vão passados mais de quatro meses e não há conhecimento de qualquer das actuações preconizadas, verificando-se que a Mata dos Sete Montes continua ao abandono, agora que se aproxima mais uma época de verão, com o risco acrescido da ocorrência de fogos florestais.

Assim, requeremos

que o Sr. Presidente da Câmara Municipal esclareça agora a Assembleia Municipal sobre o andamento deste processo, designadamente, no tocante a capacidade e interesse de intervenção da Câmara na Mata, a diligências e contactos efectuados e seus resultados.

E, reiterando, nos seus precisos termos, o conteúdo da decisão de 16.12.2005, com a exigência de que os responsáveis governamentais assumam as suas responsabilidades, colocando a Mata dos Sete Montes ao serviço dos cidadãos e salvaguardando-a do risco de destruição em que se encontra.

FUNCIONAMENTO DOS TRANSPORTES URBANOS DE TOMAR

REQUERIMENTO

Foi aprovada na sessão de 16.12.2005 desta Assembleia uma recomendação à Câmara Municipal para que “Apresente periodicamente à Assembleia Municipal Relatórios da actividade dos T.U.T., donde constem, designadamente, custos e proveitos, passageiros transportados diariamente, pessoal envolvido, quilómetros percorridos, combustíveis e lubrificantes consumidos, incidentes havidos, súmula das sugestões e reclamações apresentadas, bem como todos os elementos que permitam avaliar o desempenho “

Vão passados mais de quatro meses e a Câmara Municipal ainda não apresentou qualquer relatório de actividades dos T.U.T.

Pelo que, requeremos

que o Sr. Presidente da Câmara Municipal esclareça agora a Assembleia Municipal sobre a razão do não cumprimento dessa recomendação e, por agora, preste as informações que possuir, sem prejuízo do oportuno e integral cumprimento da referida recomendação.

Tomar, 20 de Abril de 2006

Quem tem medo ...?

19 votos contra, todos do PSD, e 17 votos a favor, das restantes forças partidárias PS, Independentes por Tomar, PC e Bloco de Esquerda, foi o resultado da votação na última reunião da Assembleia Municipal de Tomar, de uma proposta apresentada pelos Independentes por Tomar, que se apresenta, relacionada com o folhetim Pavilhão Municipal de Desporto.

P R O P O S T A

Considerando a gravidade dos problemas apresentados pela “Empreitada de Ampliação do Pavilhão Municipal de Tomar”, da TomarPolis, que originam a necessidade do estudo de soluções técnicas a executar para possibilitar a sua plena utilização em segurança e em que foram detectadas irregularidades em autos de medição e correspondentes facturas.

Considerando que a maioria do Executivo é de opinião que “a opção política de reedificar um Pavilhão moderno e um Parque de Estacionamento Subterrâneo (…) no local onde existia o antigo pavilhão, nada tem a ver com eventuais erros técnicos que surgiram à posteriori” (sic).

A Assembleia Municipal de Tomar reunida no dia 20 de Abril de 2006 decide:

1.- Solicitar à Procuradoria-Geral da República que, com carácter de urgência, proceda a inquérito abrangendo o programa do concurso, o concurso, a adjudicação, a construção e a fiscalização da “Empreitada de Ampliação e Remodelação do Pavilhão Municipal de Tomar”, da TomarPolis, com vista a apurar a eventual existência de responsabilidades criminais na actuação de todos os intervenientes neste processo.

2. Aprovar esta proposta em minuta, dá-la a conhecer ao Primeiro-Ministro, ao Ministro do Ambiente, ao Inspector-Geral da Administração do Território, à Câmara Municipal de Tomar, à Administração da TomarPolis e publicitá-la na comunicação social.


Tomar, 20 de Abril de 2006

30 Anos de Constituição - Evocação na Assembleia Municipal de Tomar


Os INDEPENDENTES por TOMAR, vieram sem dúvida recentrar, de forma pura e dura, na Assembleia Municipal de Tomar, a discussão da ''coisa'' política. Desta vez evocaram os 30 anos da Constituição, a lei fundamental que consagra a institucionalização da democracia em Portugal e apresentaram uma Moção na reunião de 20 de Abril, a qual foi aprovada por unanimidade.

M O Ç Ã O

Em 2 de Abril de 2006, são passados 30 anos, a Assembleia Constituinte aprovou solenemente a Constituição da República Portuguesa.
Os Deputados constituintes tinham cumprido um dos principais desígnios do 25 de Abril de 1974, imprimindo à Constituição um conteúdo de justiça social e de transformação do País.
Dava-se expressão à corajosa acção do Movimento das Forças Armadas, que derrubara o regime fascista e conferia ao povo soberano os direitos, liberdades e garantias, que tinha sido impedido de exercer durante um longo período da ditadura.
A Constituição da República foi objecto de várias revisões ao longo deste tempo, porque não é um texto sagrado e imutável, mas manteve sempre a matriz democrática advinda da vontade política da revolução do 25 de Abril e tem sido um permanente garante dos mais elementares direitos e liberdades dos cidadãos.
Portugal é um República soberana baseada na dignidade da pessoa humana, na vontade popular, no pluralismo de expressão do pensamento e da prática política, da liberdade religiosa, devotada às tarefas de construção de uma sociedade democrática, mais justa, mais fraterna, mais livre e sempre em paz.

A Assembleia Municipal de Tomar reunida no dia 20 de Abril de 2006 decide:

1.- Evocar o trigésimo aniversário da Constituição da República Portuguesa, que se comemorou no dia 2 de Abril de 2006 .
2.- Homenagear e saudar todos os Deputados Constituintes e todos os que lutaram para tornar possível o texto constitucional.
3.- Exigir do Presidente da República e de todos os eleitos pelo povo a defesa e o cumprimento dos ditames constitucionais.
4.- Aprovar esta moção em minuta, dar dela conhecimento ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro, à Associação Nacional dos Municípios Portugueses, à Associação Nacional das Freguesias, à Comunidade Urbana do Médio Tejo e transmiti-la à comunicação social.

Tomar, 20 de Abril de 2006