sexta-feira, janeiro 27, 2006

Banco de Voluntariado aproxima quem precisa e quem quer dar


A Câmara Municipal de Tomar, através da Divisão de Educação, está a lançar o Banco de Voluntariado, com o qual pretende proporcionar o encontro e o intercâmbio entre os cidadãos interessados em desenvolver acções de voluntariado e as entidades do concelho que possam enquadrá-los em projectos e actividades socialmente úteis, de acordo com os seus interesses, capacidade e disponibilidade.
De acordo com a Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, “o voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.”
O Banco de Voluntariado de Tomar é, assim, um local de encontro entre os voluntários e as instituições que disponibilizam oportunidades de enquadramento em actividades socialmente úteis, nomeadamente nas áreas da educação, solidariedade social, cultura, desporto, saúde, protecção civil ou ambiente.
Deste modo, convidam-se, quer as organizações interessadas em promover programas, quer os cidadãos que pretendam exercer o voluntariado, a inscreverem-se na Divisão de Educação da Câmara Municipal, às segundas e quartas-feiras das 9 às 12 horas e às terças e quintas das 14 às 17 horas. Os contactos são os seguintes: Rua Infantaria 15, nº108, 2º - 2300-550 Tomar, telefone 249 329 870, fax 249 329 807, e-mail educacao@cm-tomar.pt

Quem se pode inscrever no Banco de Voluntariado

Organizações promotoras
Consideram-se organizações promotoras as entidades públicas da administração central, regional ou local ou outras pessoas colectivas de direito público ou privado, legalmente constituídas, que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade.

Poderão candidatar-se ao enquadramento de voluntários as seguintes entidades e instituições: IPSS’s, Serviços de Saúde, Escolas, Associações de Pais, ONG’s, Associações/Grupos Juvenis e Associações Culturais, Recreativas e Desportivas do Concelho de Tomar.

Voluntários
O voluntário é o indivíduo que, de forma livre, desinteressada e responsável se compromete, de acordo com as suas aptidões próprias e no seu tempo livre, a realizar acções de voluntariado no âmbito de uma organização promotora.
Ser voluntário não é um gesto espontâneo e isolado de solidariedade. É um acto só possível quando inserido numa organização, o que apresenta inúmeras vantagens no planeamento e aproveitamento dos recursos materiais e humanos.
Com o Banco de Voluntariado de Tomar, o Munícipe passa a ter acesso e conhecimento das Organizações Promotoras de Voluntariado, podendo escolher a sua acção nas mais diversas áreas.

Sem comentários: