segunda-feira, janeiro 09, 2006

Gestão Económica da Cultura - Acção de Formação


O Instituto Politécnico de Tomar, através dos Departamentos de Gestão Turística e Cultural, de Gestão de Empresas e de Gestão de Comércio e Serviços, vão promover o GECult - GESTÃO ECONÓMICA DA CULTURA, com início previsto para o dia 27 de Janeiro e termo em 31 de Março de 2006.

APRESENTAÇÃO
Os departamentos de Gestão Turística e Cultural, de Gestão de Comércio e Serviços e de Gestão de Empresas promovem a Acção de Gestão Económica da Cultura, tendo em consideração a necessidade estratégica de qualificação de novas competências aos perfis profissionais da área das designadas indústrias culturais. Estas, em crescente desenvolvimento, suscitam respostas profissionais cada vez mais complexas aos problemas colocados por esse crescimento. A gestão da cultura solicita afirmações de qualidade de intervenção e criação no domínio do processo de desenvolvimento sócio - cultural e económico dos territórios, especialmente no que diz respeito aos recursos humanos e ao aperfeiçoamento dos sistemas organizacionais. A gestão económica e financeira é componente activa dessas indústrias culturais e constitui elemento fulcral desse processo de desenvolvimento.

OBJECTIVOS
Dotar os formandos de ferramentas de análise e intervenção cultural suportadas por técnicas de gestão devidamente entrosadas nessa actividade específica.
Contribuir para a qualificação de recursos humanos no domínio das indústrias culturais de iniciativa privada e, também, nas produções culturais de natureza pública promovidas pela administração central, local e regional.
Promover a qualificação de um sector de actividade que, desenvolvido no âmbito do património cultural, do desenvolvimento da animação, lazer e turismo cultural, entre outras actividades, requer dos profissionais envolvidos qualidades de gestão económica indispensáveis ao exercício qualificado da gestão cultural.

1. DESTINATÁRIOS
Dirigentes ou Quadros Superiores Licenciados
Dirigentes ou Quadros Superiores Não Licenciados que apresentem um Curriculum Vitae adequado.

nota: a coordenação da Acção reserva-se o direito de proceder à selecção dos candidatos de acordo com orientações do Conselho Científico da Escola Superior de Gestão de Tomar.

2. CANDIDATURA
Local de Pré-inscrição: CEPTON- Centro de Estudos Politécnicos de Torres Novas
www.cepton.ipt.pt
Prazo e Local de inscrição: De 09 a 20.01.2006 na Área de Alunos da Escola Superior de Gestão de Tomar
Documentos necessários: Curriculum Vitae, Certificado de Habilitações, uma fotografia, Fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte.

3. ORGANIZAÇÃO
Instituto Politécnico de Tomar
Escola Superior de Gestão de Tomar
Departamento de Gestão Turística e Cultural
Departamento de Gestão de Empresas
Departamento de Gestão de Comércio e Serviços

4. FUNCIONAMENTO: Sexta-feira em dois períodos: das 17h às18h e das 18h30 às 20h30

5. PROPINAS
A propina total é de 250 euros (duzentos e cinquenta euros), a pagar da seguinte forma:
a) 125 euros (cento e vinte e cinco euros) até 23.01.2006
b) 125 euros (cento e vinte e cinco euros) até 17.02.2006

6. APROVEITAMENTO
Será conferido Diploma de Especialização em Gestão Económica da Cultura aos formandos com pelo menos 80% de presenças nas aulas de cada módulo e que tenham tido aproveitamento.


7. PLANO DE ESTUDOS
Módulo 1 – Gestão Económica da Cultura (12h)

Módulo 2 – Marketing Cultural, Turístico e Territorial (12h)

Módulo 3 – Elaboração e Avaliação de Projectos (12h)

Módulo 4 – Políticas Económicas na Cultura (12h)

Módulo 5 – Património e Turismo Cultural (12h)

8. CORPO DOCENTE E PALESTRANTES CONVIDADOS
Luís Mota Figueira
Manuel Reis Ferreira
José Farinha
Pedro FroucoMaria do Rosário Baeta Neves

Sem comentários: