quarta-feira, janeiro 25, 2006

Porque venceu Cavaco ...


Porque respeitamos a diferença, aqui fica a opinião de uma leitora e comentadora que já foi mais frequente.
Estamos em completo desacordo com a sua fundamentação!
Não vai aqui a resposta/comentário porque por certo ela virá, de outros eventualmente mais ''avisados'' que nós, e porque privilegiamos a discussão com um número cada vez mais alargado de cidadãos, tal como tem de resto acontecido.
Ora aqui fica a prosa da jovem comunicadora social:
''Eis algumas das principais razões pelas quais cavaco Silva é, à data, o novo Presidente da República Portuguesa:
1. Os portugueses queriam resolver as eleições à primeira volta, e isso era desejado desde Setembro/Outubro, quando se definiu o quadro das candidaturas. Acabou-se assim, o ciclo infernal de três eleições em menos de um ano.
2. Os portugueses, face à crise e às dificuldades, queriam um Presidente activo, conhecedor, competente e experiente, que ajudasse, enfim, o país a andar para a frente. Essa decisão estava tomada há muitos meses.
3. Os portugueses estão fartos de crises, e queriam em Belém um factor de esperança e confiança, que trabalhasse com o Governo, seja este ou outro, para pôr o país, de uma vez por todas, a funcionar como outrora. Essa opção estava assimilada deste Setembro, e foi-se consolidando com o agravamento da situação económica interna.
4. Os portugueses estavam fartos da politiquice, e nesse sentido favoreceram quem NUNCA entrou no jogo dos ataques directos e pessoais, como foi o caso de Cavaco (e Alegre, por vezes). 5. Os portugueses refizeram na sua cabeça a história de Cavaco como PM, e reconheceram que, muito embora tudo e todos, foram os melhores dez anos de Portugal desde o 25 de Abril. Isso era certo há muito tempo. Por tudo isto, e muito mais, Cavaco Silva foi eleito à primeira volta, por merecimento próprio e incontestado. Agora é vida nova. Viva Portugal.
Anabelacps''

4 comentários:

Francisco marques disse...

Cavaco ganhou porque as televisões fizeram campanha por ele, apenas por isso, porque será que só após a vitória dele apareceu esta história das reformas milionárias, porque será?

FM

Anabela disse...

Julgo que foi Montaigne quem constatou que há derrotas mais triunfantes que algumas vitórias, mas não me parece que nenhum dos estimados oponentes esteja interessado em se consolar nestas palavras do pensador francês...
Também eu não estou interessada em investigar que reformas receberá o doutor Mário Soares...

Anabela disse...

A opinião é diversa, e é isto que eu admiro nestes sítios virtuais, independentemente, de por vezes, a coisa descambar para a inflexibilidade, pondo a perder aquilo a que se chama "liberdade de expressão", para evidenciar um ego ferido.

Vejamos, foi lançado o mote...
"PORQUE VENCEU CAVACO..."

Cavaco terá vencido pelo motivo de que as televisões o terão ajudado, e feito inclusivé campanha por ele, diz algum povo.
Outro há que atribui o mérito da vitória de Cavaco ao próprio partido do governo, PS, que se terá empenhado nesta vitória e tudo terá feito para que assim o fosse.
E ainda há espaço para a ideia de que esta vitória é vista como o possível "travão para as diatribes" do actual governo... Outras opiniões haverão, é certo. Mas não foram aqui dadas...

Como se pôde verificar, a opinião é plural, e ainda bem que assim o é. No "não concordo" é que está o dínamo da democracia. É importante dar a conhecer e a saber o que se pensa acerca da coisa pública. Só assim estaremos a priveligiar uma cidadania politicamente participativa, activamente interessada e denunciadora sempre que for necessário.
A responsabilidade poólítica individual está para além do acto do voto. Quer-se um Portugal mais empenhado na vida política.
Obrigado pela participação.

Anabela disse...

Estávamos em Dezembro, e alguém* disse: "Quanto ao Cavaco nada supreende, muitos esquecem da ditadura que fez, das câmaras nas manifestações estudantis, mas enfim o povo manipulado por estes orgãos privados que obviamente apoiam e fazem eleger quem eles querem."
Em boa hora certos órgãos de comunicação exercem o devido dever da investigação...

E agora, senhor *francisco marques?
Sendo contra Cavaco, suponho que estava na eminência de votar por Mário Soares (candidato do actual governo), a haver uma segunda volta, e a acreditar que este candidato tivesse alguma chance de transitar para essa 2ª volta...

Reformas milionárias ou secretas?