sábado, fevereiro 10, 2007

Afinal é só goela ... aliás ... é só pena(s)

Vocês lembram-se deste post colocado por este V. comparsa?
''E Que Tal ... Tomar a Voz ... na discussão?!
Até agora a escrita, tem sido neste espaço virtual/real, por uns sob a forma anónima, por outros com nome próprio e ou pseudónimo, o modo privilegiado de opinião e crítica. Parece-me que estão criadas as múltiplas condições para um novo passo, a reunião/convívio informal dos que têm aqui opinado. Antes que novas temáticas surjam, penso ser ''urgente'' a discussão do Plano de Pormenor do Flecheiro/Forum Tomar e posteriormente a Festa Grande do Povo de Tomar.Quem quiser participar neste espaço e movimento de cidadania, basta enviar para tomaronline@sapo.pt o nome e meio de contacto.Os interessados em apresentar comunicação para posterior discussão pelos presentes, deverão mencionar o facto e apresentar previamente resumo da comunicação num máximo de uma dezena de linhas. Havendo comunicações, estas não poderão ultrapassar os doze minutos, ou as 4 folhas escritas A4.O período de inscrição será até às 12 h de sexta-feira, 9 de Fevereiro.''

Pois é ...!
Sem qualquer outro comentário (afinal é só goela ... aliás ... é só pena(s)), diremos que apenas duas leitoras se inscreveram na discussão proposta. Achamos que é pouco demais para quem tanto escreve. Estamos seguros que foi mesmo só por descuido, o atraso típicamente português, que levou a que os cidadãos tão críticos na utilização da pena, não a tenham utilizado para se inscreverem nesta discussão.
Pois é ...!
Dar a cara é mais difícil!
Ter a coragem de criticar, propôr outras vias para as políticas locais, só de forma mascarada ... porque olhando olhos nos olhos aqueles que se criticam ... não é para todos. Estes nós conhecemo-los (são tão poucos e cada vez menos) ... e de mim têm todo o respeito, mesmo que muitas vezes as suas não sejam as minhas idéias/propostas. Os outros ... também conheço alguns (e deles não reza nem rezará a História).

A minha admiração e homenagem às mulheres que se inscreveram. Acho que está mesmo na hora de serem também em Tomar as mulheres a tomar nas rédeas os destinos deste pequeno burgo, porque com os ''artistas da pena/escrita'' neste e noutros blogs a esperança é nula. São meros tacticistas, à espera da oportunidade de também participarem na ''partilha'' da presa.

Sabemos que também não é fácil assumir participar numa acção dinamizada pelo editor deste blog ... ''É a vida'' dizia um ''santo'' governante português. Imagino que sois felizes assim ... continuai ... arrastando este concelho para o destino que mereceis e em que colaborais.

14 comentários:

Anónimo disse...

Meu querido amigo Carlos Godjnho, então o sr. não sabia que este pessoal só tem é goela?! Na hora da verdade não se assumem.
Olhe recordo-lhe aqui uma questão engraçada: Nas últimas eleições autárquicas muitos empresários e malta do povo gritava a sete bocas os defeitos e males do sr. Paiva.
Resultado o hmem voltou a ganhar e com maioria. Toma vai buscar. Já almoçaste!
Na hora da verdade tudo se acobardola...

Anónimo disse...

Os interessses pessoais de cada um falam mais alto.
Em prole da comunidade? O que é isso?
O pessoal de esquerda ainda vai andando umas mordidelas por nunca tiveram o poder, porque no dia que o tiverem são piores do que aqueles que lá estão!
O pessoal gosta é do síbolo do euro e da boa vida.
Mordomias: telemóvel de borla. carro de borla; vencimeto no dia 23; almoços e jantares; e ser tratado com distinção, Sr: DR....
Sabe bem não sabe?
O interesse público? O que é isso?
Leiam o trinfo dos Porcos e depois digam que não é cerdade.

Anónimo disse...

Fala quem sabe!
E ainda por cima (como anónimos) vêm dar palpites sobre o comportamento do pessoal que "só tem goela e na hora da verdade não se assume(m)".
Bem prega o Frei Tomás.

Francisco marques disse...

Eu dei um tema, mas pelos vistos aqui que não dão importância ao tema da cultura a sério.

FM

Anónimo disse...

FM:
o que aqui interessa para a maior parte dos visitantes deste blog são as guerrinhas internas no partido das rosas ou então criticar (bem ou mal) o executivo camarário. Quando se pedem soluções, qu'é delas?

o resto...petiscos com o melhor tinto que houver ou whiskys bem servidos com uma pedra de gêlo

Anónimo disse...

Caro Godinho,
O anonimato ou os pseudónimos não têm nada de especial... Cada um sabe de si!Ponto final!
Se a concorrência o está a afligir, paciência... Se o projecto 'TomarOnline' não vende, idem!
Se o problema é da verve inflamada de alguns dos bloguistas...Ups! Aguente-se à bronca...
Se o LF/Virgilo/etc. andam na guerra das rosas, da laranjada, do alecrim e da manjerona ou do que quer que lhes dê na real gana, já estamos habituados... Se não está, habitue-se também! Se 'isto' lhe dá muito trabalho e não vale a pena, feche o blog...
Mas continue! Continue sempre!
É hobby na moda e às vezes,(poucas...) até dá gozo...
Mas com tantos num 'mundo virtual', é claro que às tantas dá pr´ó Carnaval.
Já vi que dá para o sério...e o empenhado também...
Como não sou de cá, só venho ver as vistas, reais ou virtuais, pouco interessa..., só vejo este 'post' como um desabafo editorial um pouco a dar para o azedo...
Mas todos temos os nossos dias assim...
Mas não desista, a persistência tem os seus frutos!
Siga em frente, não se amofine e encare o 'blogger' como a vida: às vezes prega-nos partidas do arco da velha, mas não podemos dar-lhe o flanco!

Hasta siempre!
('Carrero Blanco fué mas alto', diziam os anti-franquistas daqui do lado!)

Alexandre Pimenta
(Anarquista e tudo!)

Anónimo disse...

"ARRIBA FRANCO MÁS ALTO QUE CARRERO BLANCO"
era a palavra de ordem dos anti-franquistas que citou (Carrero Blanco foi "bombeado" e a sua viatura "saltou" umas boas dezenas de metros em altura).
Sr ALEXANDRE PIMENTA
As minhas saudações democráticas e a constação de que os PIMENTAS (no nariz) são os melhores.
Tem a minha solidariedade miltante.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Se gosta de ler perceberá a 'inspiração' de ALEXANDRE O'N. ou mesmo de Alberto PIMENTA...
Será que é necessário dizer mais?!...


AP
(Anarquista e tudo!)

Anónimo disse...

A 'partilha da presa' ou à espera de Godot?

Não me parece...faz mais lembrar a teia da Penélope de Ulisses, esperando o dito regressado de Tróia...

Mas deixando as 'estórias'...
Dar a cara porquê e para quê, caro Godinho?...
Não estamos já nos tempos 'gloriosos' da 4ª Internacional ou dos 'amanhãs que cantam'... Até o BE se 'caviarizou' e anda mais entretido a colecionar cromos desencantados com a rosa alanranjada ou PCs recém curados de 'estalinite gerontrocrática', do que a avançar com soluções alternativas a nível nacional, fará a nível local... (Muito menos aqui numa Tomar semi-embalada com o carrocel das paivadeiras do costume... É que isto não é Salvaterra com 'judite' já à mistura, qu'é para Louçã assobiar pr'ó lado...)
O problema aqui é que nos falta o que A.Sérgio dizia, embora noutro contexto, evolução mental e 'unhas para tocar a viola'...
E para isso precisamos de muito mais tempo, possante sociedade civil, menos sebastiânica e ataviada/atascada/atrelada a estado/autarquia(s) clientelar que até agradece a abébia...
A anti-globalização anti-liberal já anda, mas não por aqui...
Dá muito trabalho!... mas faz-se no 'civil', entenda-se!!!
Não precisa de espavento, nem de dar a cara! Muito menos de luzes de palco!
Vive-se no dia a dia!!!
Em casa e na rua, com TODOS OS OUTROS!!! COLECTIVAMENTE!!!

BOA NOITE!
BEM HAJA, sempre!

Anónimo disse...

Sr. Alexandre Pimenta
OK
Se fôr à cidade do Porto ouvirá falar dos Alves Pimenta (família republicana).

Anónimo disse...

Caro António Godinho

Tomo a liberdade de colocar um post sobre esta sua proposta de discussão, porque tendo escrito no seu anterior desafio "vamos a isto", fiquei sinceramente a aguardar de como pretendia "organizar a coisa".

O problema parece-me ser o como coloca as diferentes opiniões, devidamente assumidas e assinadas, sobre um qualquer tema num Blog publico, sem possibilidade de "limitar os anónimos", para assim dar credibilidade à coisa e fomentar o contraditório de opiniões.

Entendo que a sua proposta tem nexo, mas por favor explique-nos, a nós bloguistas, como é que a vai concretizar. Sabe da minha disponibilidade para continuar a dar as minhas opiniões pessoais e, quando coincidentes com o meu PS, também as deste.

Um abraço a si e a toda a comunidade bloguista

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Mas que coisa!

Anónimo disse...

Já agora permitam-me informar a blogosfera que o PS promove no próximo Sábado, pelas 16H30, no Salão da Junta de Freguesia de Sta Maria dos Olivais, um Debate Público sobre o Plano de Pormenor do Flecheiro e Marmelais.

Mais informações poderão ser encontradas em Sítio do PS de Tomar

É mais uma oportunidade para a CIDADANIA se estender, especialmente porque a apresentação pública promovida pela CM foi realizada num dia de semana às três da tarde.

As sugestões poderão ser oficializadas na Casa Vieira Guimarães, até ao próximo dia 2 de Março.

LF

Francisco marques disse...

O problema desta cidade é não entender que Tomar é uma cidade turistica e histórica, Espanha aprendeu isso por isso é o país do mundo mais visitado, enquanto tivermos esta ideia neo-liberal apoiada também por alguns sectores da esquerda mais ortodoxa que o país é só industria ou serviços nunca mais saímos da sepa torta e seremos um país de mentalidade perdida e atrasada, haja paxorra.

FM