sexta-feira, fevereiro 23, 2007

PS APELA À POPULAÇÃO DA CIDADE PARA PARTICIPAR NA DISCUSSÃO PÚBLICA DO POLIS

''Começou hoje a ser distribuído pela Cidade de Tomar, um apelo à população, para Defender o Mercado, procurando inviabilizar a sua destruição através da colocação de um Centro Comercial de elevada volumetria no espaço agora ocupado pelo Mercado.
Com esta acção pretende o PS que muitas sugestões sejam entregues até dia 7 de Março, na Casa Vieira Guimarães, de forma a que seja possível DEFENDER O MERCADO, renovando-o e vitalizando-o!É este o texto que está inserido no desdobrável entregue em casa dos moradores:
APELO À PARTICIPAÇÃO

Cara(o) conterrânea(o)

Está até dia 7 de Março em discussão pública, algo que no PS consideramos vital para o futuro do Concelho de Tomar – o Plano de Pormenor do Flecheiro e Mercado.
No âmbito do programa Polis o Município de Tomar vai promover um conjunto de alterações, que pela sua importância e abrangência, vão ter fortes implicações nos espectros social, económico, cultural e ambiental, e por isso entendemos, você deve ter uma palavra a dizer.
Destruir o Mercado Municipal para construir um centro Comercial? Ou construir um Centro Comercial sim, mas na zona de Marmelais? Fazer uma nova ponte no Flecheiro, continuando a canalizar todo o trânsito pelo centro da cidade, ou fazê-la mais a sul, nas Ferrarias / São Lourenço, podendo desviar assim o trânsito logo aí, para Marmelais? Queremos ser uma cidade igual a todas as outras, ou queremos uma cidade que saiba manter a sua vivência social, as suas especificidades culturais, a sua beleza arquitectónica e paisagística?
A ponte no Flecheiro entendemos, não resolverá qualquer problema, mas criará sim outros com o aumento do trânsito em toda a zona escolar e junto de outros equipamentos públicos, como o sejam a Igreja de Santa Maria, a Casa Mortuária, a Biblioteca e o Centro de Emprego.
Destruir o Mercado será em nossa opinião, mais um forte abalo na nossa identidade, a destruição de algo que, com a renovação há muito merecida e prometida, poderia continuar a ser e aumentar, um espaço de encontro entre os cidadãos das freguesias que à cidade vêm apenas para vir ao Mercado e rever os amigos; um espaço que complementa a vivência comercial do Centro Histórico, que necessita também de ser melhorada; um espaço que traz a Tomar também muitos cidadãos de outros concelhos; um espaço que, com as reparações necessárias pode ser também uma importante mais-valia turística.
Seremos aqui mais inteligentes que nos outros concelhos? Quando noutros locais, próximos ou distantes, se constroem novos e maiores mercados, em Concelhos até mais pequenos, aqui queremos destruir um mercado que já foi referência, e que só não o é hoje porque intencionalmente se tem deixado degradar o mesmo.
São estas, entre outras no todo das matérias que neste Plano estão inseridas que urge que também você reflicta, crie opinião e a mesma faça chegar para que esta seja tida em conta. Talvez cada um de nós não possa fazer muito, mas em conjunto somos muitos e Todos Somos Tomar.
Por isso lhe propomos que faça chegar até dia 7 de Março a proposta em anexo, que deve destacar, à Sede do Polis em Tomar, na Casa Vieira Guimarães, na entrada da Corredoura. A Sociedade Polis é legalmente obrigada a ter todas as opiniões em conta. E se não concordar com as sugestões que apresentamos, não faz mal, faça as suas próprias. O importante é que as entregue no local referido.
No final deste processo iremos propor ainda, a realização de um REFERENDO LOCAL SOBRE A LOCALIZAÇÃO DO NOVO CENTRO COMERCIAL. O futuro está em jogo hoje, não deixe que sejam outros a decidir por si: PARTICIPE!
Tomar não é de ninguém, é de todos nós, dos que cá viveram aos que cá viverão, e a nós que cá vivemos hoje, compete proteger e melhorar a nossa terra, não destruí-la!

Com os melhores cumprimentos,

do Presidente do PS de Tomar

Hugo Cristóvão''

33 comentários:

Anónimo disse...

NOTA À IMPRENSA
POR UM REFERENDO LOCAL SOBRE A PONTE DO FLECHEIRO

Bloco de Esquerda apoia sugestão dos Independentes por Tomar

O Programa Eleitoral com que o Bloco de Esquerda se apresentou às Eleições Municipais de 2005 – e que continua a servir de orientação à acção política do BE na Assembleia Municipal – dedica o seu capítulo IV à defesa daquilo a que denominámos “zona entre-pontes”. Aí, refere-se:
“A importância da intervenção prevista para a zona do Flecheiro, no âmbito do Programa Polis, bem como as decisões erradas que o actual Executivo assumiu sem ter em
conta a expressiva opinião contrária dos cidadãos, recomendam os seguintes enfoques:
1 - A denominada “zona entre pontes” – iniciada na Ponte Velha e prevista até à projectada Ponte do Flecheiro – deverá alargar-se em ambas as margens até à Ponte Pedonal, com o abandono da “Ponte do Flecheiro”.
2 - A “zona verde equipada” a iniciar-se atrás do “Centro de Interpretação Ambiental”, abrangendo toda a frente do “Espaço de Bares e Restaurantes” (como preconizou a Comissão de Defesa e Protecção do Nabão e suas Margens, cujas conclusões devem ser respeitadas!), contemplará (e na zona idêntica da margem esquerda) um equipamento fluvial infra-estruturado de desfrute do espelho de água originado pelo “Açude Remodelado”.
3 - Tal implica abandonar-se, de uma vez por todas, a “projectada Ponte do Flecheiro”, pois não faz sentido interromper uma zona eminentemente pedonal com uma ponte rodoviária de volumetria idêntica à Ponte Nova, a qual iria atrair trânsito para a “área central da cidade” e lançá-lo na zona da Igreja de Santa Maria do Olival/Cemitério e na zona escolar, com os consabidos inconvenientes que se teima em não querer considerar.
4 - A actual Ponte Pedonal necessita de intervenção, melhorando-a e preparando-a para uma utilização rodoviária muitíssimo limitada, em circunstâncias excepcionais e de emergência e só por veículos ligeiros dos Bombeiros ou dos órgãos policiais.
5 - A solução terá de passar pela “ponte-açude de S. Lourenço/Ferrarias” que, naturalmente, vai captar o trânsito de sul e irá atrair o trânsito urbano da zona da Várzea Grande/Estação/”Zona Industrial” e, quiçá, o provindo da Levada e da R. Cândido Madureira, criando uma mais rápida entrada a sul na projectada via de Cintura para melhor distribuir e descentrar o tráfego, com benefício geral.”
Presentemente, encontramo-nos em pleno período de debate público sobre o Plano de Pormenor do Flecheiro. Todavia, pasme-se!, a Ponte do Flecheiro está fora deste debate pois foi já aprovada pela Maioria e o processo de expropriações começou, entretanto. Mais: a abertura das propostas para a sua construção acontecerá ainda durante o período de debate, isto é: estamos em debate ou em simulacro?
Sobre o Mercado Municipal e o Fórum, o capítulo III do nosso Programa consagra:
“Construir um novo, moderno e funcional edifício que sirva as populações durante toda a semana em condições de higiene e eficácia, melhore as condições de exploração comercial e promova a requalificação das margens do Nabão naquela zona. Os desenvolvimentos entretanto verificados no âmbito do Programa Polis e do projecto para a zona do mercado, incluindo um “Forum”, aconselham que:
a) o futuro Mercado Municipal deverá manter a matriz arquitectónica do edifício actual e permanecer como estruturante do Forum, com respeito pelos actuais concessionários, cujos direitos terão de ser devidamente acautelados;
b) deverá realizar-se um estudo de avaliação do impacto de um complexo comercial nesse Forum para detectar as necessidades dos consumidores e as suas potencialidades, permitindo projectar e definir com o maior rigor possível a sua implantação efectiva (área, ramos de comércio, número de lojas, espaços de lazer, estacionamentos), podendo vir a equacionar-se, até, a sua construção evolutiva.”
Passados que são, praticamente, dois anos sobre a redacção daquele documento, o Bloco constata, entre outras questões:
- a solução para defesa da área da Igreja de Santa Maria está bem conseguida;
- porém, a conjugação potencial de tráfego resultante da eventual Ponte do Flecheiro, da estrada de Marmelais redireccionada e do afluxo de tráfego provocado pelo Fórum e novo estacionamento subterrâneo (subaquático?) constrangirá o futuro cruzamento junto à Rua Manoel de Matos / edifício da PT, já de si uma zona condicionada pela existência de ruas de larguras reduzidas;
- o futuro Mercado Municipal, apesar de se manter naquela zona, ficará ainda mais menorizado do que as actuais e insatisfatórias instalações;
- nada indica que se mantenha, ou salvaguarde, a traça do actual Mercado;
- não houve quaisquer estudos sobre os efeitos do Fórum / Centro Comercial no comércio local nem foram, como defendemos, estudadas as necessidades dos consumidores;
- a construção do Fórum virá reforçar a barreira visual sobre o rio e o Castelo já iniciada com a construção do Centro de Emprego;
- nada garante o sucesso comercial do Fórum, o que pode redundar na existência, a prazo, de um monstro urbanístico sem sentido;
- o conjunto Ponte do Flecheiro-Forum-Mercado Novo-Centro de Emprego criará uma barreira arquitectónica numa zona que se pretende libertar em favor da Natureza, em contraste absoluto com a filosofia que está a ser seguida a montante da Ponte Nova.
O Bloco de Esquerda continua a considerar que a prioridade é a construção da Ponte de S. Lourenço e que a solução para o Mercado Municipal deveria passar pela construção de um novo equipamento no mesmo local, maior e mais operacional, mantendo elementos arquitectónicos do actual no futuro Mercado.
Ora, por tudo o que se acaba de expor, o Bloco considera absolutamente pertinente a sugestão de referendo local avançada na última sessão da Assembleia Municipal pela voz do Deputado Municipal Fernando Oliveira.
Tomar, 18 de Fevereiro de 2007
O Núcleo de Tomar do Bloco de Esquerda
Carlos Trincão

Anónimo disse...

Assembleia Municipal.
ORDEM DE TRABALHOS (SESSÃO PÚBLICA NO DIA 24/02/2007)

Período de antes da ordem do dia:
1.- Período de tempo reservado à intervenção do público, nos termos do n.º 6 do art.º 84 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002,de 11 de Janeiro;
2.- Análise e discussão de assuntos gerais de interesse para a Autarquia, nos termos do art.º 86 da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro.

Período da ordem do dia:
1.- Análise, discussão e votação da proposta da Câmara Municipal referente à geminação do Município de Ferreira do Zêzere com o Município de Fieni (Roménia), ao abrigo da alínea d) do n.º 4 do art. 53.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;
2.- Apreciação da informação escrita apresentada pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal, nos termos da alínea e), do n.º 1 do art.º 53º, da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro;

Ferreira do Zêzere, 16 de Fevereiro de 2007.
O Presidente da Mesa da Assembleia Municipal
António Fernando Lopes Carraço


Alguém viu o Carraço??


Procura-se o carraço


Com quie então geminação a pedido do governador civil com uma cidade ROMENA que nem sabe onde é Portugal, só para uns malandros de Ferreira lá irem passear

Anónimo disse...

Façam o favor de se mexer e DEFENDER O MERCADO.

Querem matar a vida da cidade velha.
Querem colocar um Fórum em cima do nosso Mercado.

Mexem-se.

Anónimo disse...

"A certa altura, talvez na última dúzia de anos, surgiu em Coimbra uma geração de jovens políticos, frequentando os espaços partidários de um imaginário bloco central qu, de inegável capacidade intelectual, sonharam enriquecer depressa e à pressa. Foi-lhes dado, seguramente de boa fé, algum espaço de manobra e foi um desclabro. Gastaram mal rios de dinheiro do erário público, aqueles que por ali passaram. Estabeleceram cumplicidades e compadrios que encheram os bolsos dos amigos." Editorial de Linho Vinhal no "Campeão das Províncias"

Dá que pensar.
E com algumas adaptações "encaixa" por estes lados.

Anónimo disse...

Só se for à geração de jovens parasitários do PREC, que aproveitaram até ao tutano o orçamento de estado, fossem ou não funcionários deste (os sindicatos também contam para este carnaval), com subsídios à mistura para reconversões fraudulentas, e que hoje vivem de reformas mais ou menos douradas.

Para esses não é necessário adaptar, é mesmo assim.

Anónimo disse...

Cá está um anónimo dos da geração de jovens parasitários do PREC ("comilões da corrente") e sabe muito bem do que fala.
Continue a mamar até lhe doer a goela.

Anónimo disse...

Referendo só há um.
O do PS e mais nenhum.
Abaixo os Independentes.
PS a única oposição.
Paiva cuida-te,
agora vai ser a sério.
Nem o Flecheiro te salva.
Só se for Marmelais.
Topas.

Anónimo disse...

Mas se fosse do Partido dos excluídos dos Partidos (IPT), já tinha sentido não era?

Ele há cada um.

Anónimo disse...

"Mas se fosse do Partido dos excluídos dos Partidos (IPT), já tinha sentido não era?"

Onde chega o sectarismo e a obstinação cega dos dirigentes do PS-TOMAR, que não se opõem (como deviam) à maioria PSD e só se preocupam com tudo o que fazem os IpT numa "marcação" cerradíssima.
A continuar assim vão ficar os dirigentes excluídos do Partido e do poder!!!!!

Anónimo disse...

O PS esteve tanto tempo sem fazer nada de visível e tinha agora que vir dar cabo do arranjinho entre alguns do PSD e dos independentes. Uns a propor destruir o mercado e os outros entretidos com uma Ponte que quase toda a gente concorda como necessária.

Esta malta do PS são uns desmancha prazeres. Era tão bom e mais fácil se em Tomar apenas houvessem os seguidores do Paulino psd e do gasolineiro do marques.

Assim um propunha os disparates e o outro fazia de conta que estava contra e procurava facturar mais um bocadito.

Era uma delícia.
Mas ninguém, de uns e de outros, consegue tirar aqueles socialistas que não respeitam a ordem estabelecida e conveniente, dos destinos do PS local?

Vamos todos em força inscrevermo-nos no PS e concorrer contra o UgoC e quejandos nas próximas eleiçóes deles.

Talvez assim Tomar possa de novo ser um paraiso de oportunidade e negócio rentável para todos.

Com aqueles perigosissimos dirigentes do PS actual não vamos lá.

Para o PS e em força, já.

Anónimo disse...

"Era tão bom e mais fácil se em Tomar apenas houvessem os seguidores do Paulino psd e do gasolineiro do marques."
E se não houvesse(M)?!
Se houvesse(M) os seguidores de L.F. ou de H.C.?!

"Assim um propunha os disparates e o outro fazia de conta que estava contra e procurava facturar mais um bocadito.
Era uma delícia.
Mas ninguém, de uns e de outros, consegue tirar aqueles socialistas que não respeitam a ordem estabelecida e conveniente, dos destinos do PS local?"

Só falta assinar por baixo
L.F.
ou H.C.
ou ainda H.C.+L.F.
(ilustres dirigentes do PS de Tomar), grandes agentes da contra-informação.
É tiro e queda - gato de fora com o rabo mal escondido.

Anónimo disse...

estes rosinhas, como não têm nada que fazer, é só lavar roupa suja, dasss !!

Anónimo disse...

dasss emente nasce o fruto.

Anónimo disse...

bora lá malta, vamos controlar em força os divisionistas da rosa.

as fichas podem ser pedidas em abrantes, junto com o relatório técnico do fecho das urgencias.

não deixem proliferar o cancro.
vamos abatê-los já aqui.

todos ao ps e em força.
a pé ao vitimas da fome, não mais não mais a servidão. avante camarada, avante, junta a tua à nossa voz.

Anónimo disse...

É uma tristeza o discurso e a linguagem de uns tantos, que por incapacidade ou maldade apenas sabem tentar denegrir a imagem de pessoas sem qualquer fundamento.
Como é que é possível, doze anos depois alguém ainda falar de "gasolineiras", sem nunca dizer o que é que esteve errado, qual foi a ilegalidade cometida e quais os "esquemas" em que dizem que o Dr. Pedro Marques participou.
Será que o próprio PS também não tem memória e se esqueceu de tudo o que se fez de bom nesses mandatos?
Caso se torne necessário cá estarei, sem procuração do próprio, para avivar a memória de uns quantos.
Já é tempo de se deixarem de acusações sem que as fundamentem e de se fazer um debate sério, objectivo, controverso mas sem maledicência.
E não se esqueçam que pode-se contestar o Engº. Paiva, mas é bom não esquecer que ele teve 3 maiorias absolutas e portanto possui uma legitimidade incontestada e em democracia as maiorias governam e as minorias fazem oposição.

Anónimo disse...

Estimados bloguistas

É muito deselegante tentarem misturar pessoas que com honestidade assinam as suas opiniões, com outras que se escondem - sempre - no anonimato.

Não subscrevo nenhum dos "ataques" que nos últimos dias, pelos comentários que li, são feitos quer ao PS , no qual milito, quer a outros agrupamentos políticos.

O exemplo de sobriedade, responsabilidade e sentido de estado que o PS tem dado, na abordagem dos problemas de Tomar, deviam obrigar todos a reflectirem se é apenas com "má língua" que pretendem convencer as pessoas daquele que é o melhor caminho, ou é agindo.

O PS tem dado o exemplo: organizámos debates públicos sobre o Mercado, temos reunido com Associações e grupos de comerciantes procurando explicar o que se passa, lançámos uma proposta de sugestão para os cidadãos entregarem no Polis, enviámos um apelo para casa dos Tomarenses.

Temos estado a assumir as nossas responsabilidade. Aos permanentes abusadores da "má língua" deixo um desafio: façam melhor que nós, que Tomar agradece.

Cumprimentos do

Luis Ferreira

Anónimo disse...

Maltês de bronze, dão-lhe dez e gasta onze.
São estes gajos pessoas de bem?

Anónimo disse...

Oh L.F. não te mistures com as pessoas. Vai comer a tua palha p0ara outro lado.
Iihhhh...Oohhhh...Iihhhh...Oohhhh...

Anónimo disse...

E você já assinou a sua sugestão para garantir que a Ponte do Flecheiro não é construida e o Mercado Municipal destruído?

É só até dia 7 de Março. Peça o impresso na Sede do polis em Tomar.

Ou então assine um dos muitos e diferentes impressos pré-preenchidos que andam por aí.

Anónimo disse...

TOMARENSE
DÊ A SUA SUGESTÃO ATÉ AO DIA 2 DE MARÇO EM IMPRESSO PRÓPRIO (A PEDIR NO POLIS).
TOMAR AGRADECE (PAIVA PALVEZ NÃO!!!!).

Anónimo disse...

Escreves muito OH Hugo mas diz quuntyas assinaturas recolhetes?

Não tens vagar o tacho do IPJ onde nada se faz não te dá tempo. Cpomo psudo professor refugiaste no Sindicato, agora é isto e o que é que vira´a seguir. Não tens habilidade para nada, nem para colar cartazes ou recolher assinaturas.. VOCES TAMBEM NÂO PRESTAM, por isso o Carrão vai arranjando uns gajos para serem presidentes de Camara e garantir-lhe o lugar dele de BOBO

Anónimo disse...

Contrubua com a sua sugestão para defender o Mercado.

Deve solicitar na Sede do Polis o seu impresso e aí colocar a sua sugestão.

A data limite, segundo informação prestada pela própria Plis, é dia 7 de Março.

Anónimo disse...

É o que dá ser analfabeto e petulante: aprende a escrever pá! O Paiva está-se a borrifar nos papeis. Hiii... Hoooo
Quantos mais aparecerem mais ele se ri!

Anónimo disse...

Podem ver o documento de sugestões aqui

Basta imprimir e entregar na Sede do Polis.

Gab.Imp. PS/Tomar

Anónimo disse...

Agora já há o Gab.Imp. PS/Tomar.
Depois dos do SNI (Câmara, Lusa e quejandos) só ficam a faltar os
Gab. Imp. PSD/Tomar
Gab. Imp. BE/Tomar
Gab. Imp. IpT/Tomar
Gab. Imp. CDU/Tomar
Gab. Imp. CDS/Tomar
Gab. Imp. Independentes da Serra/Tomar
Gab. Imp. Independentes S. João/Tomar e
GAB. INFO SAPET (Sociedade Anónima dos Polidores de Esquinas de Tomar).

Gab. Imp. P.P.F.M./Tomar

Anónimo disse...

E não esquecer a Comissão de Clientes da casa das Ratas.

Anónimo disse...

Além das informações prestadas pelo Gabinete de Imprensa, podem consultar também o Sítio do PS de Tomar .

Aí está toda a informação de interesse, para toda a Imprensa, e muito especialmente para todos os cidadãos.

A Cidadania constroi-se com base na Informação.

O Gab.Imprensa PS/Tomar

Anónimo disse...

Não! Não frequento tascas ordinárias!

Anónimo disse...

A Cidadania constroi-se com base na Informação.

Gabinete de Contra-Informação, Provocação e Propaganda Desenfreada do PS/Tomar
O coordenador
Luis Ferreira deputado.

Anónimo disse...

Caro amigo

Sei que lhe custa que o PS tenha em permanência, há já 3 anos consecutivos, um espaço na NET onde se encontram as suas principais posições e propostas.

Não leve a mal: aproveite e leia, como aliás estou certo que o têm feito as diversas forças políticas e jornalistas da nossa Cidade.

A para isso mesmo que o espaço serve: para dar informação sobre aquilo que o PS pensa.

Não leve a mal: é a nossa forma de estar. Nada temos a esconder, hoje como ontem.

Estou certo, pela forma como escreve repetidamente sempre que a nós se refere, que não partilha da nossa forma de estar. Não tem mal: lá virá o tempo em que compreeenderá que é assim que no mundo moderno se está na vida.

Cumprimentos do
Luis Ferreira

Anónimo disse...

Olhe amigo uma mergulhaça no Nabão para lavar a cabecita e apanhar alguma poluição não lhe fazia nada mal.
Não leve a mal aí pode-se esconder, hoje como ontem.
E não tem mal: lá virá o tempo em que compreeenderá que é assim com estas mergulhaças que no mundo moderno se está na vida.
Cumprimentos a todos os seus acólitos e volte sempre depois do banho.

Anónimo disse...

Oh amigo, não alimente conversas com labregos mal-cheirosos e badalhocos como o Luis Ferreira.

Não vê que a inteligência persegue-o mas ele é mais rápido?

Anónimo disse...

Sem querer ser aborrecido e, a propósito da questão divulgada hoje pela Rádio Cidade de Tomar, lembram-se quando eu escrevi: A verdade sobre o Centro Hospitalar?

Fui na altura quase "queimado vivo". E agora o que dizem?

Não é ser provocador, mas a verdade custa não é?

Luis Ferreira
(O próprio e sem precisar de pseudónimos)

P.S. - Aceitam-se opiniões, criticas e formas de melhorar a situação do Hospital de Tomar. Todos precisamos disso. Mas nos comentários seguintes façam um favor a vós próprios: metam a violinha no saco e concluam que por vezes convém ouvir até aqueles a quem náo damos muito crédito. Eu faço isso todos os dias e não me tenho dado tão mal quanto pensam. Como dizia o outro: é da vida! E quem anda à chuva molha-se, acrescento eu...