sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Mostra da Lampreia em Tomar até 11 de Março

''Até 11 de Março
Mostra de Lampreia no concelho de Tomar
Começa amanhã em mais de 20 restaurantes do concelho de Tomar a Mostra Gastronómica da Lampreia, que vai até 11 de Março. As casas participantes terão pratos de lampreia aos fins-de-semana, mas alguns também o farão noutros dias. Destaque ainda para as sobremesas de lampreias de ovos.''
in Diário de Notícias, 23 de Fevereiro de 2007
Nota: O cartaz não foi publicado, apenas o texto que se transcreve

3 comentários:

Anónimo disse...

Mas a mostra é de lampreias de plástico ou em video


Leiam e reflitam

:
Se a Lampreia não subiu o Tejo como chegou ao Zêzere ou ao Nabão?


Exmo Sr. Director do TOMARONLINE

Tomei conhecimento através do jornal que a Câmara de Tomar anunciou que começou no dia 24 de Fevereiro, e prolongando-se até 11 de Março, em 22 restaurantes do concelho de Tomar, a Mostra Gastronómica da Lampreia.
A iniciativa , salvo erro, a oitava edição da Mostra Gastronómica da Lampreia, segundo o comunicado “ irá decorrer nos restaurantes aderentes, que se comprometem a ter pratos com base neste ciclóstomo pelos menos em todos os fins-de-semana e feriados do período em causa, se bem que muitos o façam também nos restantes dias. Além dos pratos mais óbvios, como o arroz de lampreia ou a lampreia à bordalesa, a capacidade criativa dos cozinheiros tomarenses tem levado ao aparecimento de uma série de outros acepipes de criar água na boca, que vão das entradas às sopas e ao prato principal”.
Mesmo que a qualidade da lampreia que chega aos rios da nossa região, vinda do Tejo não seja nem de perto nem de longe, igual em qualidade à lampreia dos rios do norte e de verdade o Minho é a capital da lampreia, liguei para alguns restaurantes da zona que me disseram que a época da lampreia este ano estava muito atrasada, e que era melhor não pensar nisso, pois não havia e a que havia era a “paga a peso de ouro”.
Através da Comunicação Social, acabo de ler este comunicado da Câmara de Mação « A Câmara Municipal de Mação informa que o Festival da Lampreia foi cancelado. O evento estava programado para os dias 2 a 11 de Março tendo a Autarquia tudo preparado, com os contratos devidamente assumidos para que corresse com a qualidade habitual. A Câmara Municipal de Mação foi contactada pelos proprietários dos Restaurantes “Lena” e “Kabras” que participariam no Festival, que disseram não conseguir assegurar a quantidade de lampreia suficiente para a realização do evento pois a lampreia está atrasada na subida do Tejo. A proprietária do Restaurante “Lena” explica que “Há pouca lampreia. A lampreia está atrasada na subida do Tejo, aqui na Barragem ainda não se apanhou nenhuma. Tenho esperança que apareça só lá para emAbril”.
O proprietário do Restaurante “Kabras” explica que “aqui no Tejo a lampreia vem sempre atrasada e este ano está mais. Há muita água e espera-se que o caudal baixe para se apanhar.
A Câmara Municipal de Mação lamenta o cancelamento de um evento com a qualidade e importância do Festival da Lampreia, estando disponível para qualquer esclarecimento ou explicação.»
Explicação Sr. Director precisamos de nós por parte da nossa Câmara de Tomar, deste denominado pelouro do turismo que lançou uma mostra de lampreia sem ter tomado a certeza que a mesma tinha chegado ao Tejo, Zêzere e Nabão ( Matrena) pois se não chegou ao Tejo, como chegará aos seus afluentes a montante, a não ser que o afamado ciclóstomo venha dos lados do Agroal.
Portanto em face desta falha, de o lançamento de um evento, sem terem presumo falado com os intervenientes directos e fazendo fé no que a Câmara de Mação informa, resta-me rumar ao Minho ou então nesta altura ficar-me por uma lampreia de ovos, comida na doçaria Estrelas de Tomar!


Já não acreditava em nada de TOmar mas parante estes factos grito com toda a força.... DEMITAM-SE
BURROS e não façam do POVO PARVO


José Manuel Ferreira Alves
Lisboa

Mariavai disse...

Que boa ideia não terem publicado o cartaz....
Ainda gostaria de saber quem foi a mente brilhante que o concebeu!!!

Anónimo disse...

E ainda bem... pois está visto que se fosse a Câmara de Tomar.... ou entrava mosca ou saia asneira....