domingo, fevereiro 04, 2007

Hospitais de Tomar e Torres Novas para Privados?

Pela primeira vez, um leitor de Tomaronline, escreve, aliás ''sonhou alto'', sobre a eventual entrega a privados de dois hospitais do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Este é um assunto já falado há uns anos e que parecia ter caído no esquecimento. Na altura, falava-se do interesse de Monjardino, no hospital de Tomar e da proximidade de um profissional da área da saúde, de Tomar, ao homem do capital. Vamos ver se será só fumaça, ou se este ''sonho'' do comentador, e os anteriores ditos terão algum fundamento.
Entretanto aqui fica o destaque do que ''sonhou'' o leitor:
"O Hospital de Abrantes vai ficar com (quase tudo) e os outros dois com cada vez menos.Então o Hospital de Abrantes faz a cobertura do SNS na faixa norte do Alentejo, de Tomar e da região do Pinhal e de Torres Novas/Alcanena/Entroncamento e limítrofes.Entretanto os Hospitais de Tomar e T.Novas (estruturas novas, com boas instalações e equipamentos) são entregues aos privados para exploração (p. exemplo um grupo de médicos/quadros administrativos/técnicos de saúde ligados ao um grupo da saúde CUF, CGD ou similares, imaginemos o caso da Norema) contra o pagamento de uma renda e passa a prestar cuidados de saúde aos "outros" que têm de pagar e que podem pagar.É o dois em um - livram-se de dois Hospitais, que não lhes dá mais despesa e ainda recebem a renda de cada um, arranjam quem preste cuidados de saúde com alguma qualidade aos que podem ou que têm de pagar.Entretanto estas rendas "tapam" os custos da única unidade pública (Abrantes) que até fica mais barata".

19 comentários:

Anónimo disse...

Este último anónimo parece ter razão: muito provavelmente a solução final da "questão Centro Hospitalar" será um caminho de "semi-privatização" do excesso de capacidade instalada.

O que é interessante é que parecendo isso ninguém o assume, o que me parecia mais honesto, sob o ponto de vista político.

Importante, importante parece-me ser a urgente explicação por parte de tutela da saúde, como pensa garantir um melhor SERVIÇO DE SAÚDE para as populações, sem avançar para a verticalização do sistema - acção que visa dar integração ao sistema de cuidados de saúde primários(Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar), com o sistema Hospitalar.

Isso é que era serviço, porque com a actual CONFUSÃO, entre Administrações que não administram e responsáveis políticos/administrativos que não clarificam as opções, a sensação que transmitem às populações é a que vai no sentido do anterior anónimo.

Isso não é bom para ninguèm - a começar pelas populações com menos grau de informação e desconfiadas de "todas as tutelas" por mais de trinta anos de enganos sucessivos. Desconfiadas das "corporações" que apenas querem que as coisas mudem para que tudo fique na mesma...

Eu por mim garanto que tenho a melhor impressão dos profissionais que trabalham no Centro Hospitalar. Quando por mim, ou pelos meus filhos tive que ter contacto com eles - e nos últimos anos, infelizmente foram muitas vezes -, só tenho bem a dizer quer do atendimento, quer do tempo de espera, quer da qualidade global prestada.

Sinceramente ADMIRO-OS! Como é possível com tamanha confusão continuarem a trabalhar com o empenho que o fazem!

Afinal ainda à esperança! E esse exemplo foi claramente dado no Debate Público, quer pelo Dr. Ligeiro, quer pela Enfermeira Saudade.


Luis Ferreira

Anónimo disse...

Fala quem sabe, ou parece saber.
Sr. Luis Ferreira reivindique aquilo que escreve perante os "seus" dirigentes da saúde - PS.
Com pèzinhos de lã o Sr. Luis Ferreira vai abrindo o jogo, "cobrindo" a estratégia do seu Governo e do Ministro da Saúde e passando a mão pelo pêlo aos profissionais que trabalham no Centro de Saúde (sob o direcção do Alcaravela!).
É sempre PS, PS, PS e o resto não é nada.
Este homem não dá ponto sem nó (partidário, e não só!!!).

Anónimo disse...

NOTA PÚBLICA

Não é a população que deve estar
ao serviço do Ministério da Saúde!
A nossa voz tem de sair à rua!

O Relatório Final da Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências, nomeado pelo Ministério da Saúde, dado a conhecer no final da semana passada é muito claro na opção para Tomar:
O nosso Hospital passará a ter uma Urgência Básica, o que, em termos muito simples, quer dizer que a Urgência do Hospital de Tomar pouco mais será que um Centro de Saúde!
Trata-se da mais pura das verdades, pois, tal tipo de Urgência poderá também vir a ser encontrada em Centros de Saúde, um pouco por todo o País: dois médicos e dois enfermeiros!
A Assembleia Municipal Temática, que teve lugar na Biblioteca no passado dia 26 de Janeiro, foi muito clara no que ao sentir da população diz respeito:
A solução do Ministério não é a que os Tomarenses querem nem é a que Tomar necessita!
O Bloco de Esquerda, em Tomar, tem contribuído, no seio da Comissão de Acompanhamento do Hospital e da Assembleia Municipal, para, junto das várias instâncias do Ministério da Saúde, dar nota segura daquilo que aqui exigimos por direito próprio.
De resto, nem se compreende que com um investimento da magnitude daquele que foi feito no Novo Hospital, o Ministério da Saúde pretenda, agora, desperdiçar a capacidade técnica instalada. E muito menos se compreende que o Ministério pretenda afastar as pessoas dos serviços que um Hospital mesmo à mão pode proporcionar.
Ao contrário do que o Ministro da Saúde afirma, esta pretensa atitude de abaixamento do nível da Urgência não é nem racional nem acauteladora da boa gestão dos dinheiros públicos: estes estão ao serviço da População; não é a População que deve estar ao serviço do dinheiro do Ministério da Saúde!
No passado Domingo, dia 4, a Comissão de Acompanhamento do Hospital reuniu e considerou que “o tempo do debate institucional com o Ministério da Saúde terminou, sendo urgente dar visibilidade nacional ao descontentamento dos Cidadãos”.
A deliberação tomada nessa reunião é também muito clara no que ao que esperamos do nosso Presidente da Câmara, aliás, na sequência das suas próprias palavras na já referida Assembleia Temática, e cito de memória: “quando for preciso, convocarei as pessoas e então veremos se há ou não há gente na rua”.
Os cinco Partidos e Grupos Políticos representados na Assembleia Municipal, pela voz dos seus representantes na Comissão de Acompanhamento do Hospital foram unânimes, ao fim da manhã do passado Domingo, em recomendar ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal que, conjuntamente com o Senhor Presidente da Câmara Municipal, convoque a população para acções de rua.”

Vamos a isso!



Carlos Trincão
Membro da Assembleia Municipal eleito pelo Bloco de Esquerda

Anónimo disse...

APOIADO!
VAMOS LUTAR POR AQUILO A QUE TEMOS DIREITO!
CONTRA VENTOS E MARÉS!
CONTRA OS "INSTALADOS" DO PODER!
SEMPRE E SÓ POR TOMAR!
UNIDADE, MESMO COM DIVERSIDADE!

Anónimo disse...

Vamos promover a maior manifestação de Todos os TEMPOS, sem olhar a partidarites

TODOS POR TOMAR

Vale mais isso do que fazermos FESTA DOS TABULEIROS

Um militante do PS

Anónimo disse...

CItando o comunicado de Carlos TRINCão " A deliberação tomada nessa reunião é também muito clara no que ao que esperamos do nosso Presidente da Câmara, aliás, na sequência das suas próprias palavras na já referida Assembleia Temática, e cito de memória: “quando for preciso, convocarei as pessoas e então veremos se há ou não há gente na rua”.



COMENTA`RIO


NADA MAIS ERRADO, ESTE SENHOR NÃO CONSEGUE MOBILIZAR NINGUÉM, NINGUÉM A NÃO SER OS QUE LHE COMEM NA MÃO, LÁ NA cÂMAARA. nÃO É ASSIM, TODOS JUNTOS VAMOS MOBILIZAR-NOS O BOCA A BOCA E NISSO SÓ A MESTRIA DOS PARTIDOS DE ESQUERDA CONSEGUE MILAGRES

Anónimo disse...

O Carlos Trincão transmitiu bem a posição unânime da Comissão de Saúde (Acompanhamento do Hospital) composta por:
Graça Costa (PSD), Jorge Franco (PS), João Simões (IpT), Bruno Graça (CDU) e Carlos Trincão (BE).

Na Comissão tem havido sempre unidade no tratamento deste assunto tão importante e nunca se perspectivaram as tomadas de posição segundo os interesses partidários.
Os cinco são sempre por Tomar e procuram defender e salvaguardar as necessidades dos utentes dos serviços de saúde.

Portanto, não é só um, nem dois, SÃO CINCO os responsáveis e assumem sem dúvida as posições que foram tomadas e estarão à frente das manifestações que houver.
Já estiveram TODOS na manifestação contra o fim da Pediatria e voltarão a estar, com toda a gana nas que se seguirão.
Contra as medidas do Governo na Saúde ... MARCHAR! MARCHAR!.

Anónimo disse...

BOM falando nos hospitais a pessoa increve-se para ser operada às cataratas NO hoSPITAL DE tomAR. vAI ÁS CONSULTAS E..... Espera um dois anos..... e não é chamada mas o MÉDICO especialista que até é de TOMAR lança a bisca, se quiser no privado para a semana já podemos operar.

A pessoa em desepero de causa, arrisca e paga uma pipa de massa,. É operado no HOSPITAL DO Entroncamento
Há casos em que paga tudo, outras vezes o médico consegue que lhe o Estado pague o INTERNAMENTo. Por estas e por outras é que o HOSPITAL DE TOMAR devido à baixa rentabilidade, não tarda a perder mais valências. Estes casos todos sabem, mas ninguém denuncia ao MINISTÈRIO. As pessoas que mais necessitam e recorrerem a este metodo rapido de serem operadas são das aldeias. As da cidade, mais informadas, não lhes é dadao tanto esta possibilidade....
Há vários casos destes.

Em Tomar não há os vales de cirurgia para os privados, quando o sistema público não dá resposta em determinado período?


E de estranhar pois este governo, foi uma das poucas coisas boas que criou, mas em TOMAR o lema é... SE QUER SER OPERADO Á VISTA, PAGUE E É OPERADO JÁ!.....

QUEM TIVER MAIS CASOS DESTES DEVE DENUNCIÁ-LOS

Anónimo disse...

Creio que a questão não deve ser colocada assim tão cruamente e despida de outros elementos fundamentais, para que a sua apreciação possa ser avaliada globalmente.

É de consenso geral, e básico, dizermos que o Hospital não deve ser privatizado. A questão que devemos colocar, em paralelo, é se existem modelos de gestão diferentes dos actuais, que permitam uma melhor racionalidade de meios e uma maior equidade no tratamento dos portugueses, dando especial atenção aos mais carenciados.

É do conhecimento público que o Hospital de Abrantes "passou a perna" ao Hospital de Tomar, já lá vão uns anos, devido aos interesses instalados de alguns (cujo negócio não foi descurado) com o apoio de facto ou consentido de uma paleta de "heróis" na defesa da causa pública.

Sejamos sérios: a questão do Hospital já tem barbas. A criação do triângulo hospitalar, segundo estudos e opinião fundamentada de profissionais da saúde, não obedeceu a estudos sérios e o seu resultado parece configurar um gasto enorme dos impostos dos portugueses (de todos) sem que daí resulte os benefícios sempre desejáveis em favor das populações.

Gostaria que se debatesse com seriedade a questão do Hospital numa perspectiva do todo do Ribatejo. O que vai acontecer é
que o "chico espertismo" de alguns "artistas" destas andanças, que nunca se bateram, em tempo útil, por esta questão, já estão a preparar o terreno para virem a capitalizar os nobres sentimentos da população com o maior dos desplantes demagógicos, que tem sido a argamassa de suporte do carreirismo fútil, mas vantajoso do ponto de vista económico e de algum "poder", de alguns.

Aliás, até estou convencido que se alguns destes vivessem na Venezuela integrariam a afirmação de Hugo Chavez: "aqui não há presos políticos, há, isso sim,~é políticos presos".

Eu sei que este não é o caminho mais fácil...mas é, seguramente, o mais sério. José Soares

Anónimo disse...

Se tudo correr bem, a muito curto prazo se ficará a saber quem é quem, ou seja quem está "nisto" com seriedade de princípios e à procura do melhor para este terra nabantina e que está para agarrar as canas de foguetes deste "fogo" de artifícios "xico-espertistas".
A verdade é como o azeite e vem sempre ao de cima e o tempo se encarrega de clarificar as coisas, mesmo as mais opacas.
Aguardemos com serenidade, mas com perseverança.
Que diabo, a razão tem de triunfar!

Anónimo disse...

Percebo perfeitamente a dificuldade, cada vez mais acrescida, de perceberem porque raio é que os dirigentes do PS de Tomar, não vêm a terreiro defender o "seu Governo".

Em primeiro lugar o Governo é da República - logo de todos!

Em segundo lugar em tempo chamámos à atenção em relação ao incrível que tem sido a gestão de sucessivos Conselhos de Administração do Centro Hospitalar, que têm subvertido o Plano Funcional de 98, têm retirado capacidade de execução à Unidade de Tomar e Torres Novas, nunca avançaram com a criação de um Quadro Único de Pessoal, proposeram e conseguiram verbas para obras na unidade mais velha do "Centro Hospitalar" (Abrantes),... enfim...

Durante todo este tempo o que fez a Câmara de Tomar e a sua maioria?
Assobiou para o lado, como fez aquando da vigília em defesa das urgências de pediatria.


Está na altura de alterar essa posição e liderar os interesses de Tomar neste contexto.

Nós no PS de Tomar, neste como em todos os assuntos, colocamos sempre em primeiro lugar os interesses de Tomar e só depois os do PS no seu global. Sabemos bem que outros no passado recente e doutras matizes partidárias não o fizeram, mas não é esse o nosso caminho!

Quanto à minha particular opinião sobre este assunto, poderão continuar a consultar em Vamos por aqui

Luis Ferreira

Anónimo disse...

È só propaganda barata.
No Governo, em Tomar, em todos os lados só propaganda, propaganda e mais propaganda.
Quanto ao que era preciso, nicles!
Estamos bem arranjados com estas criaturas.
Se depender delas fica tudo pior.

Anónimo disse...

Se fica pior continuem a votar nos mesmos, ou então voltem a cantar:"ao tempo volta para trás..."

LF

Anónimo disse...

"Se fica pior continuem a votar nos mesmos, ou então voltem a cantar:"ao tempo volta para trás..."

Oh tempo volta para trás ... quando o 25 de Abril era tempo de esperança!
Continuem a votar no Sócrates e vão ver.

Anónimo disse...

...o pra trás, era uma óbvia referência à dupla maravilha PM (Pedro-Marcelino)...

LF

Anónimo disse...

Oh L.F. p´ra trás mija a burra, pá!
Queres melhor dupla que a LF-HC, ou que a AF-LF.
E não esqueças que a dupla que referes foi arranjada pela direcção de então do PS - o nome de António Alexandre diz-te alguma coisa? E o de Zé Mendes?
Olha que essa dupla serviu ao PS para ganhar as eleições e ter o poder por oito anos seguidos.
Claro que depois os barões não resistiram, assumiram-se e ... o Paiva ganhou três vezes seguidas.
Assim aparecesse a história do pê esse!

Anónimo disse...

Volto a dizer:

Se quiserem mais do mesmo podem voltar a escolhê-lo. Ele vai aí estar em grande forma em 2009.

Apostam?

LF

Anónimo disse...

Dá-lhe palha, dá-lhe palha!
IIhhhh...Oohhhh...IIhhhh...Oohhhh...

Anónimo disse...

"Se quiserem mais do mesmo podem voltar a escolhê-lo. Ele vai aí estar em grande forma em 2009.
Apostam?"
Isso é que amofina o LF, insaciável controlador.
Serviu-vos durante anos, depois passou a descartável!
É sempre a mesma coisa, falta de nível e de humildade democrática.
Por esas e por outras é que o PS-Tomar está como está e só irá piorar com tais "cérebros" iluminados, encartados sectários.
É pena.