sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Hotel para Idosos versus lugares de estacionamento

Correspondendo à sugestão de leitores de Tomaronline, damos destaque à notícia do site do jornal O Templário,
''CÂMARA EXIGE 480 LUGARES DE ESTACIONAMENTO PARA LAR DE 66 IDOSOS
Os proprietários da antiga discoteca Excêntrica, na Quinta do Falcão, desistiram do projecto de transformar o espaço de diversão num hotel para idosos porque a Câmara de Tomar exige a construção de 480 lugares de estacionamento. Caso não fossem criados esses lugares a Câmara exigia 135 mil euros de taxas de compensação, revelou o investidor a "O Templário"."Isto é um escândalo", desabafa Luís de Sousa, filho do proprietário da discoteca. "Gostávamos de perguntar à Câmara onde é que há uma zona comercial com tanto estacionamento, nem o Modelo tem esse lugares", questiona.O projecto previa um investimento de cinco milhões de euros, sendo que a unidade teria capacidade para 66 idosos.''
Em conversa com pessoa bem informada sobre estas e outras questões da vida local, disseram-nos que estas exigências fazem parte do Regulamento Municipal. Obviamente os Regulamentos têm de ser cumpridos e têm um âmbito universal, portanto são de exigência e cumprimento obrigatório para e por todos.
Neste caso concreto, acreditamos que os regulamentos municipais, que de facto não conhecemos, e a ser verdade tal exigência, entendem que um espaço como um hotel/lar de idosos serão um espaço de atracção de grandes massas, qual Parque Temático.
Mas também digamos que, mais 135 mil euros de taxas de compensação, são pouco mais de 10% do investimento previsto.
Dizei de Vossa Justiça ...

10 comentários:

Anónimo disse...

É que os velhos mulher e marido são dois carros, mais os filhos os netos, os sobrinhos, etc dá muito carro para ir ver os velhotes. Por isso a pretensão é justa e esse parque também daria para a Festa dos Tabuleiros que com meio milhão de visitantes mete semrpe 300 mil carros...
Bom a verdade é esta é preciso proteger o LAR DE S. PEDRO, pois neste negócio dos Lares há concorr~encia entre os privados e os que são subsidiados... e quem se lixam são os velhotes.....

Anónimo disse...

Então não vêem que é para viabilizar o Lar do companheiro do PSD Costa Santos e Vicente da Junta de S.Pedro, que já têm um mamarracho pendurado junto à Igreja de S.Pedro e que tem de ser viabilizado.

Que diacho, não percebem nada disto.
Vão lá perguntar se esses senhores do Lar de S.Pedro também têm 480 lugares de estacionamento e aí vêem o porquê.

Anónimo disse...

Que raio o que é que o Lar de S. Pedro tem a ver com o Lar da Auinta do Falcão?
Não misturem as coisas.
Essa é boa não pode haver projectos privados para idosos. Quem pode pagar, pode escolher!
Os senhores com boas reformas certamente que preferem um lar privado com muitas condições do que andar por aí...
Este lar é um projecto privado e é nessa perspctiva que temos que analisar. É investimento privado, vai criar postos de trabalho, vai gerar riqueza e pagar impostos.

Anónimo disse...

Mas quem é que diz o contrário. Gera tantos postos de trabalho como os outros. mas o cerne da questão é este vá de bloquear este privado, pois na mesma freguesia este lar vai arruinar o negócio de S. pedro. isto tem lógica; pois ninguém está contra os privados, estamos é contra a Câmara ser contra os privados que são a mola da economia do país. Aliás não devia haver lares públicos, pois está visto que mamam subsídios, cobram grandes somas, tratam mal os idosos ( não todos) mas a maioria não passa de arma~´ens de velhos, não cumprem a legislação apertada que recai sobre os privados, exploram os empregados e .... está tudo dito. esta da exiG~encia do estacionamento, com estes lugares é o mesmo que dizer que os Lares terão que ser construídos muito fora das povoações em locais desertos, onde para uma casa com tão poucos quartos é preciso a área de 10 campos de bola para estacionamento. Perante isto devia ser já demitidos todos os que estão na Câmara e levantado um processo a qum não licenciou a obra

Anónimo disse...

66 idosos = 480 lugares de estacionamento, ou seja 7,27 lugares por idoso.
Onde é que está publicado o tal de "Regulamento Municipal"? É que com anedotas destas, provávelmente podíamos fazer um blogue só para o comentar!
Baixa política, meus senhores, baixa política...

Anónimo disse...

Não, mei amigo. Os da câmara é que se estão a fazer à "prenda".

Anónimo disse...

Devem ser os mesmo do tempo do outro presidente de câmara. Parece que no tempo dele só mesmo assim é que a coisa funcionava.

Digam o que disserem, mas pelo menos o Paulino não tem telhados de vidro. É teimoso, é invejoso com os empresários, mas não é como o outro que lá esteve antes.

É natural que ele defenda os interesses dos seus amigos de S.Pedro para viabilizar o Lar destes, mas não o acusem de ser como o outro Pedro que de santo nada tinha.

Anónimo disse...

A comissão de censura do PS sempre atenta na sua campanha de ataque.
Começa a cheirar mal.
E o que é demasiado parece mal.
Tenham cuidado.

Anónimo disse...

Mais calhandrice...
Fofoca, inveja...

Anónimo disse...

É desproporcional e despropositado tanto lugar. O melhor seria transformar esse espaço num lugar ajardinado proporcionando aos idosos e as suas familias o disfrutar de um espaço ameno e alegre para entabular conversa, ver as crianças, e por aí. Paredes só não chegam. Vamos ver se o vereador do pelouro e o Presidente da Câmara têm consciência para reduzir o betão num espaço já demasiado ocupado com construção. Um lar tem de ter ambiente, e qualquer um está sujeito a ir para lá, espero que o executivo camarário de lembre disso e que pode ir lá parar.