sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Maravilhas de Portugal ... só para alguns!

Enquanto decorre a votação para as 7 Maravilhas de Portugal, ''Os deficientes não entram.'' José Ângelo, 49 anos, 20 dos quais tetraplégico, nem queria acreditar, quando um funcionário lhe quis negar o acesso ao Palácio da Pena, em Sintra. Motivo: ''O edifício não está preparado para cadeiras de rodas.'' Ali perto, no Palácio Nacional da vila, disseram-lhe a seguir a mesma coisa, tal como no Palácio Nacional de Mafra, onde estivera antes.
Esta é uma pequena parte de um trabalho de Licínio Lima, publicado no Diário de Notícias de sexta-feira, 23 de Fevereiro.
Por certo já estão a pensar como será no Convento de Cristo, classificado como Património da Humanidade.
Atentem num outro extracto da peça!
O DN, sem se identificar, contactou os serviços deste palácio, dizendo que pretendia agendar uma visita para pessoas em cadeiras de rodas. Um funcionário respondeu que ''seria impossível'', atendendo às condições do edifício, e aconselhou uma visita ao Palácio de Queluz. Usando o mesmo argumento, foi contactado o Convento de Cristo, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, a Estação Arqueológica de Miróbriga, o Panteão Nacional, e outros, constituindo a maioria dos pertencentes do IPPAR. Todos lamentaram não ter condições para cidadãos em cadeiras de rodas.
A resposta de Elísio Summavielle, presidente do IPPAR, a quatro questões relacionadas com o assunto, surgirá em breve. ''Um dos critérios da conservação dos monumentos é a sua autenticidade'', diz ele. É por estas e por outros que Portugal se conserva, se mantém autêntico no atraso. Será que cada um destes monumentos não se transformou ao longo dos tempos ... será que o Homem sabe o que é Evolução e Adaptação? E inteligência será que não pode definitivamente ser apanágio de dirigentes públicos?

5 comentários:

Anónimo disse...

NÃO É ESTA REGIÃO DE TURISMO QUE VAI ABARCAR A DE TOMAR QUANDO A DE TOMAR FOR BREVEMENTE SER EXTINTA?


Secretário de Estado do Turismo na assinatura de protocolos do INFTUR na Região Oeste


As cerimónias decorrem nos respectivos Paços do Concelho, às 10:30 (Óbidos) e 11:30 (Caldas da Rainha)




O Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade preside hoje, na Região Oeste, à assinatura de dois Protocolos de Cooperação entre o Instituto de Formação Turística (INFTUR) e as Câmaras Municipais de Óbidos e Caldas da Rainha.
As cerimónias decorrem nos respectivos Paços do Concelho, às 10:30 (Óbidos) e 11:30 (Caldas da Rainha).

Estes Protocolos de Cooperação, de extrema importância para a qualificação dos recursos humanos da Região Oeste, vão permitir a criação de dois núcleos escolares com vista à formação inicial para Qualificação Profissional de Nível III e Certificação Escolar equivalente ao 12º Ano nas áreas de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar e ainda com possibilidade de formação na área de Alojamento Hoteleiro e Turismo bem como acções de Formação de Activos.

O Núcleo das Caldas da Rainha terá capacidade para cerca de 125 alunos de Nível III e 200 formandos na formação contínua, enquanto o de Óbidos terá capacidade para 50 alunos de Nível III e 100 formandos na formação contínua.

Em Óbidos, pretende-se implementar ainda um Centro de Especialização Tecnológica para certificação profissional de Nível IV nas áreas de pastelaria Avançada e Gestão Turística. De salientar o facto deste ser um projecto formativo piloto.

O investimento a suportar pelo INFTUR para estes dois Núcleos é de aproximadamente um milhão e meio de euros, prevendo-se a inauguração das novas instalações em 2008.

Às autarquias caberá a adaptação e remodelação dos espaços cedidos e ao INFTUR a aquisição e instalação do equipamento técnico e pedagógico bem como os respectivos custos de funcionamento.

Anónimo disse...

"Quem é que os manda andar de cadeira de rodas?", parece ser o que baila na cabeça do Presidente do IPPAR!

Quando se fala de fundamentalismo, vem-nos à cabeça o islão ou até a igreja católica. Mas a nossa sociedade está cheia de fundamentalismos. Este Sr. é um caso típico, demonstrativo de estupidez humana. Este IPPAR é um caso sério de senilidade inactiva. É um pavão desnorteado, financeiramente auto-fágico.

Mariavai disse...

Continuamos a ter "iluminados" e insensíveis...

Que raio de país o nosso....

Mariavai disse...

Mas ainda não notei nada....acho que só falam para televisão ver.(ouvir)

Há dois dias ouvi o sr. Primeiro Ministro a falar de Igualdade de Oportunidades....

Onde???Como????

Anónimo disse...

Maravilha, maravilha é a filha da minha vizinha do res-de-chão. Mas maior maravilha ainda seria ver o Luis Ferreira corrido da cidade a pontapé.