segunda-feira, novembro 07, 2005

Festa dos Tabuleiros, Rio Nabão e 850 anos de Tomar em Assembleias Municipais Temáticas


... é o que pretende Carlos Trincão, elemento da Assembleia Municipal de Tomar, eleito pelo Bloco de Esquerda.
Em carta enviada ao Presidente da Assembleia Municipal de Tomar Carlos Trincão refere:

''Na presunção de que o Regimento da Assembleia Municipal não trará alterações de monta susceptíveis de modificar o princípio da sua realização, venho, pelo presente, colocar perante V. Exa. Propostas de realização de três assembleias temáticas com a seguinte calendarização, temas e fundamentação genérica:

1 – Ainda no corrente ano de 2005, correspondendo ao 2º semestre de 2005, uma Assembleia Temática sobre a Festa dos Tabuleiros no plano do relacionamento dos órgãos municipais com a Comissão Central e actual Associação e respectivos graus de envolvimento, bem como a possível Candidatura a Património Imaterial da UNESCO.
Do ponto de vista do Bloco de Esquerda, e nos termos do nosso programa eleitoral, a Festa dos Tabuleiros é um bem-maior de Tomar que deve ser entendido como um valor nacional e internacional, mas que, infelizmente, tem sido deixado ao sabor das contingências pontuais de cada realização.
A calendarização ora proposta assenta no pressuposto de que estamos em vésperas da convocação do Povo de Tomar para decisão sobre a realização da próxima Festa e que, por tal, uma visão estrutural e estruturante, sem colocar em causa a Tradição, é de todo imperiosa.
Consideramos ainda que sejam convidados a intervir o Mordomo da Festa de 2003 e, eventualmente, os Mordomos das Festas anteriores.

2 – No primeiro semestre de 2006, uma Assembleia Temática sobre a importância económica, cultural e turística do Rio Nabão na perspectivação da potenciação deste também bem-maior do Concelho como factor de desenvolvimento e projecção do Concelho na sub-região em que se integra.

3 – Finalmente, no 3º semestre de 2006, uma Assembleia Temática sobre os 850 anos da Fundação de Tomar e sua comemoração em 2010, bem como a eventualidade da Candidatura de Tomar a Capital Nacional da Cultura daquele ano, tendo presente que tal desiderato deverá, se assumido, ser começado a ser preparado desde já. Abstenho-me, para já, de outros comentários consolidadores desta proposta por considerar a sua importância bem evidente na dupla perspectiva da valorização do Património e projecção nacional de Tomar.

Com os melhores cumprimentos e saudações democráticas,

O Deputado Municipal eleito pelo
Bloco de Esquerda
__________________________________
(Carlos Trincão)''

Sem comentários: