quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Cinema Tomarense - Olhares sobre Tomar no passado século

A sétima arte é geralmente conhecida pelos grandes sucessos de bilheteira ou por autores independentes de cunho forte que dela são indissociáveis.
Mas existe muito mais cinema do que aquilo que nos parece óbvio, e a prova disso é o ciclo “Mais Olhares Sobre Tomar”, organizado pela Divisão de Animação Cultural da Câmara local e integrado nas Festas da Fundação.
O primeiro momento é já no próximo sábado, 18 de Fevereiro, pelas 15.30 horas, no auditório da Biblioteca Municipal, com uma sessão dedicada ao cineasta amador tomarense Manuel Vicente, que incluirá a visualização dos filmes “A matança do porco”, “O fogo no Bairrol e “Recantos de Tomar”, rodados a partir de meados do século XX.
Nascido no Poço Redondo, freguesia da Junceira, em 1924, Manuel Vicente tem dedicado boa parte da sua vida ao cinema amador, com uma qualidade pela qual falam os prémios nacionais e internacionais conquistados. Todas as películas a projectar nesta sessão foram rodadas no concelho de Tomar.
Dia 25 de Fevereiro, pelas 17 horas, também no auditório da Biblioteca, terá lugar a segunda sessão, dedicada à nova cinematografia tomarense, mais concretamente ao realizador Pedro Ferreira. Serão exibidos “Fatchu”, “Um olhar à arquitectura vernácula” e “Beija-me depressa”, películas filmadas recentemente.

Sem comentários: