domingo, fevereiro 19, 2006

Sócio da BragaParques (com interesses em Tomar) a contas com a Justiça

Por ser acusado de tentativa de corrupção do vereador Sá Fernandes, independente eleito nas listas do Bloco de Esquerda em Lisboa, ''Domingos Névoa, sócio e administrador de várias empresas ligadas à construção civil e exploração de parques de estacionamento, entre elas a BragaParques (proprietária dos terrenos da Feira Popular), já foi ouvido pelo Ministério Público na presença de um juiz que o constituiu arguido e libertou mediante o pagamento de uma caução de 150 mil euros.''

Hoje, domingo, 19 de Fevereiro, no jornal Correio da Manhã, são referidos os interesses da empresa BragaParques, em diferentes sectores em várias localidades do país. Tomar é uma dessas localidades, graças à construção do polémico Parque de Estacionamento nas traseiras da Câmara Municipal de Tomar, numa primeira fase por intervenção do IPPAR, depois da Ordem dos Arquitectos, que trouxe mesmo à cidade Helena Roseta, bastonária da Ordem dos Arquitectos.

Contra ventos e marés António Paiva, P.C. de Tomar conseguiu levar a ''carta a Garcia''. Durante a construção, questões ''eventualmente'' técnicas, terão suportado a necessidade de reforço da barreira, o que segundo o executante da obra não estaria contemplado no caderno de encargos da obra. Por essa alteração ao projecto inicial, exigiu a empresa cerca de 750 mil euros. A resolução desse diferendo com a Câmara Municipal de Tomar, está em sede de Tribunal Arbitral.
Da notícia, de Sofia Rêgo/Mário Fernandes, que poderá ser lida na íntegra, em http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=192143&idselect=90&idCanal=90&p=94 publicamos o seguinte excerto, em que se destaca os interesses em Tomar:
''PATRIMÓNIO CONSTRUÍDO 'A PULSO'
A BragaParques, que integra o grupo Rodrigues & Névoa, fortemente ligado à construção civil e que nos últimos anos tem diversificado as suas áreas de intervenção, tem expandido os negócios em quase todo o território nacional: Bragança, Braga, Porto, Coimbra, Tomar, Almada, Lisboa e Algarve. Domingos Névoa e Manuel Rodrigues – de famílias originárias do Gerês – são os fundadores do grupo. Com baixas habilitações literárias, são exemplos de ‘self-made man’. Depois de terem sido emigrantes em França, trabalharam por conta própria em subempreitadas na construção civil. Tornaram-se proprietários de vastas áreas de terreno e grandes responsáveis pela expansão imobiliária em Braga. A BragaParques detém capital da empresa municipalizada de água e saneamento Agere. Em Braga, construiu os quatro grandes parques subterrâneos de estacionamento automóvel, tendo depois alargado o âmbito da sua acção a várias cidades, nomeadamente Bragança, Coimbra e Lisboa. Detém também o Hotel Ibis e parte do Shopping BragaParque (anexado ao Feira Nova). É ainda detentora da Carclasse (concessionária da Mercedes). A dupla Rodrigues & Névoa surge também como o grande suporte da actual administração da SAD do Sporting Clube de Braga.''

1 comentário:

Francisco marques disse...

Quase a chegar ao Paiva...