quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mordomo/a da Festa dos Tabuleiros - quem será o/a senhor/a que se segue?


A sucessão de António Madureira na Mordomia da Festa Grande de Tomar, está a aquecer. Há mesmo quem diga, que apesar de nos bastidores está a chegar ao rubro. Vários são os nomes apontados ou que se colocam na linha de partida. Estão criados vários grupos de entre os que têm ''controlasdo'' a Festa nas últimas 2 décadas. Curioso é o facto de Luís Santos, o Mordomo das Festas antes de Madureira, não ser um dos nomes apontados, apesar de ter dado à Festa uma dimensão e visibilidade excepcional, tendo-a tornado de facto uma Festa do Povo, com meios reduzidísimos e até tendo em conta a limitada colaboração da autarquia, liderada por António Paiva, a quem naturalmente a Festa dos Tabuleiros dizia pouco mais de nada.
Na corrida, aparece pela segunda vez o nome de uma mulher, no caso Maria João Morais, ligada mais intimamente à Festa e à Comissão sobretudo nas últimas quatro edições, considerada por muitos a sucessora natural de Luís Santos. De entre os outros nomes apontados destaca-se o ''incansável'' João Vital, mas também António Rodrigues, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais. José Perfeito, que tem sido também um elemento destacado nas anteriores Comissões, volta a ser novamente hipótese, assim como Carlos Trincão, que sobretudo a partir do momento em que foi adjunto do Presidente da Câmara de Tomar Pedro Marques, passou a estar muito próximo da Festa e a ser um dos seus estudiosos e divulgadores. Trincão é ainda um dos responsáveis pela integração da Festa dos Tabuleiros no calendário das Festas do Sol e da apresentação da candidatura a Património da Humanidade.
Surpreendente é o nome de António Cruz, elemento da Junta de Freguesia da Serra, que também começou a circular nos mentideros políticos da Festa.
Está dado o mote e lançada a ''confusão'' q.b., agora cabe ao Povo (?) decidir na reunião pública marcada para o Salão Nobre dos Paços do Concelho.

2 comentários:

João disse...

Depois da última festa,é imprescindível que se escolha um Mordomo que de facto sinta a Grande Festa e que a viva intensamente.
Mas como premissa, também, fundamental é preciso que o Mordomo da próxima Festa (que o povo vai decidir se se realiza em 2007) a conheça bastante bem e como tal para mim existem 3 pessoas que reunem estas condições:
João Vital,José Pereira e José Prefeito.
Noutro patamar está Luís Santos, um grande Mordomo da nossa Festa, com provas mais que dadas neste campo...penso que será a "voz da razão"...caso não seja, novamente, chamado a ser o Mordomo Principal.
Outra questão que tem sido levantada é a questão do ano, neste caso penso que se deve manter os 4 anos, sem olhar a anos bissextos ou coisa que o pareça.

João Morais

Francisco marques disse...

Amigos

O que importa é a festa não estas guerrinhas de tachistas.

FM