segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Povo de Tomar decide sobre a Festa Grande de Tomar

Vai realizar-se no próximo dia 3 de Março, sexta-feira, pelas 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a reunião do Povo de Tomar, para deliberar sobre a realização da Festa dos Tabuleiros em 2007.
Como é de tradição, serão os munícipes a tomar a decisão de realizar ou não a Festa no próximo ano, mantendo a sua regularidade de quatro em quatro anos. Serão também os munícipes a escolher o mordomo.
Festividade única no mundo, a Festa dos Tabuleiros teve a sua realização mais recente em 2003, atraindo a Tomar algumas centenas de milhar de pessoas, em especial no dia do Cortejo principal, com os tabuleiros desfilando pelas ruas da cidade à cabeça das mulheres oriundas das 16 freguesias do concelho.
As ruas ornamentadas, com magníficos enfeites de papel criados pelos próprios moradores, são outro dos grandes motivos de atracção, bem como o Cortejo dos Rapazes, protagonizado pelas crianças do concelho, uma semana antes do Cortejo principal, e que cada vez atrai maior número de curiosos.
Tomada a decisão de realizar a Festa, começa de imediato o trabalho de preparação, com mais de um ano de antecedência, necessário para pôr de pé toda uma imensa estrutura que envolve de uma forma ou de outra a esmagadora maioria das famílias do concelho.

1 comentário:

Francisco marques disse...

Espero que esta festa seja da mudança, não uma festa para meia duzia mas para o povo de Tomar, que não se vá pelo caminho de ser o pseudo "jetset" a comandar, espero que quem seja o mordomo respeite as ruas que ao contrário do que muitos erradamente pensam também faz parte da festa.

Eu proponho e se quiserem meu site estará ao dispor, como em 2003 esteve da comissão da festa, façam da festa uma festa e que lutem a sério não como "eleitoralismo" barato e mesquinho.

Eu mal o mordomo seja escolhido, farei mudanças no site.

http://tabuleiros2003.no.sapo.pt

FM