sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Mal...Dita Incultura ou o Arrivismo neoincultural

Num café em Tomar, em cima das mesas, vi vários pequenos panfletos. Curioso por todo o tipo de informação, aliás infordepedente, peguei num deles e iniciei a leitura. O título era umDEMARÇO. Naturalmente interessava-me, para poder ter mais informação sobre as comemorações no dia de feriado municipal de Tomar. Como complemento de título do panfleto surgia ''COMEMORAÇÕES OFICIAIS DO DIA DA CIDADE''. Ora, é aqui que surge a nossa indignação. As comemorações que se realizam em cada dia 1 de Março de cada ano, dia escolhido para feriado municipal, não têm nada a ver com a elevação de Tomar a cidade, essa aconteceu por carta régia, dada a 13 de Fevereiro de 1844, por ''D. Maria, por graça de Deus, Rainha de Portugal, Algarves e seus domínios'' no Palácio das Necessidades.Portanto se se pretende comemorar a elevação de Tomar a cidade, a primeira vila do actual distrito de Santarém, a alcançar tal direito, a elevação a cidade, o dia de feriado municipal deverá passar para o dia 13 de Fevereiro. É legítimo que tal se pretenda, mas dizer que 1 de Março é o dia da cidade, é incorrecto. É portanto ''publicidade enganosa'', e não nos admira que algum cidadão possa vir a pedir indemnização por danos culturais. Ora, porque será que se comemora o dia de feriado municipal no dia 1 de Março? Sabe o povo que não é o dia da Padroeira de Tomar, Santa Iria, pois esse é em pleno Outono, logicamente no período da Feira Anual.Pelos vistos, também não valerá a pena perguntar aos responsáveis da edilidade porque se soubessem não cometeriam tal erro.O dia 1 de Março do ano de 1160 foi o dia de início de construção do castelo e que responsáveis políticos locais anteriores a estes que desconhecem a História de Tomar, entenderam dever ser comemorado, porque permitiu que uma localidade surgisse com melhores condições de segurança, numa zona de clara instabilidade militar, porque fronteira com a região sul da península ibérica, dominada pelos muçulmanos na época.

Antes do consulado Paiva (em que progressivamente os valores culturais de Tomar e a incultura local tem sido promovida, não por estratégia concebida, porque em qualquer sector da política local ela existe, mas por evidente desconhecimento e típico arrivismo) comemorava-se o chamado Mês de Tomar. Chamavam os responsáveis de então, Mês de Tomar, ao período de comemorações que iam de 13 de Fevereiro, elevação de Tomar a cidade por carta régia, que passava obviamente pelo dia 1 de Março e terminava a 14 de Março, data de criação da Ordem de Cristo pelo papa João XXII, pela Bula Ad ea exquibus e da qual ninguém em Tomar (com um mínimo de conhecimento e de tino) terá dúvida da importância para a História Maior de Tomar.

Enfim ... Políticas ou a Arte do Arrivismo Incultural

2 comentários:

António disse...

Limitamo-nos a escrever no nosso espaço. Pedimos desculpa pela modéstia, no entanto quem quiser pode utilizar esta opinião, que a partir do momento em que aqui está passou a ser pública. Obrigado pelo enriquecimento que tem dado, assim como todos os outros comentadores, a este espaço livre de opinião, de cidadania.

Unknown disse...

pois eu nao concordo. dia da cidade nao é o mesmo que comemoração do dia da elevação a cidade da vila de Tomar.