sábado, fevereiro 25, 2006

Turistas duplicarão nos locais Património da Humanidade

Nos próximos 15 anos
O número de turistas vai duplicar nos locais Património da Humanidade

O movimento turístico nos principais locais de património Histórico Mundial poderá duplicar nos próximos 15 anos, previu a UNESCO, alertando por isso para a necessidade de elaborar um plano de conservação prévio em todos os locais que queiram ser declarados Património da Humanidade.
O anúncio foi feito por Nuria Sanz, especialista em programas do Centro do Património Mundial da UNESCO, durante uma conferência de imprensa, após o encerramento do Seminário Internacional de Planificação Turística nos Grandes Locais Arqueológicos Património da Humanidade, que decorreu de 19 a 23 de Fevereiro passado, em La Alambra, em Granada, refere a imprensa espanhola.
A necessidade de que a evolução turística não tenha um impacto negativo sobre os locais considerados património histórico são algumas das conclusões retiradas do Seminário, que reuniu oitenta grandes especialistas mundiais na matéria.
O objectivo do seminário consistia em delinear uma proposta de um planeamento para a utilização dos locais arqueológicos considerados património Mundial por parte de turistas e público em geral, segundo os requerimentos estebelecidos nas Regras Operacionais da Convenção do Património Mundial, em Fevereiro de 2005.
A UNESCO informou que vai propor no próximo comité do Património Mundial, a elaboração de um plano de conservação prévio a todos os locais que aspirem a ser declarados Património da Humanidade.
As conclusões da Declaração de Alhambra serão levadas à próxima reunião do Comité de Património Mundial que se realizará, na Lituânia, em Julho, onde será abordada a revisão da Convenção do Património de 1972 para uma adaptação à nova realidade.
Mapa dos Locais Património da Humanidade 2006
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) anunciou a publicação do Mapa Património da Humanidade 2006, o primeiro a ser produzido em conjunto com a National Geographic.
O mapa apresenta 812 locais Património da Humanidade, explicações breves sobre cada uma, bem como uma selecção de fotografias.
Na parte da frente encontram-se imagens do globo terrestre, com os locais Património Histórico assinalados, e na parte de trás a descrição, por país de todos os locais existentes no Mundo. No mapa encontram-se também informações sobre a Convenção do Património Mundial, e os programas de conservação.
O mapa, com 78 cm por 50 cm, pode ser descarregado no site da UNESCO, nas versões inglesa, francesa e espanhola.
A parceria da UNESCO com a National Geographic, na qual participa igualmente a Hewlett Packard, foi estabelecida em 2005, e tem a duração de três anos.
Portugal com 13 locais Património Histórico atribuídos
Portugal dispõe de 13 locais considerados Património Histórico Mundial, pela UNESCO, 12 na categoria Património Cultural e um na categoria Património Natural da Humanidade.
As primeiras inscrições aceites para este estatuto foram em 1983, altura em que o Convento de Cristo, em Tomar, o Mosteiro da Batalha, na Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, em Lisboa e o centro histórico de Angra do Heroísmo, nos Açores foram considerados Património Cultural da Humanidade.
A mais recente entrada foi em 2001, com a paisagem vinícola da Ilha do Pico.
Os locais portugueses considerados Património da Humanidade são:
Cultural
Região Vinícola do Alto Douro (2001)
Centro histórico de Angra do Heroísmo - Açores (1983)
Convento de Cristo – Tomar (1983)
Paisagem Cultural de Sintra (1995)
Centro Histórico de Évora (1986)
Centro Histórico de Guimarães (2001)
Centro Histórico do Porto (1996)
Paisagem Vinícolda do Pico – Açores (2004)
Mosteiro de Alcobaça (1989)
Mosteiro da Batalha (1983)
Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém – Lisboa (1983)
Figuras Rupestres - Vale do Côa (1998)

Natural
Floresta Laurisilva – Madeira (1999)

Para informações sobre os locais portugueses Património da Humanidade, clique aqui: Património Mundial da Humanidade - Portugal
Para fazer o download do Mapa Património Mundial da Humanidade 2006, clique aqui: Mapa Património Mundial da Humanidade 2006
Para aceder ao site da UNESCO sobre o Património Mundial da Humanidade, clique aqui: UNESCO

Sem comentários: