quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Mostra da Lampreia de Tomar - 25 de Fevereiro a 12 de Março


Recorde de participantes na Mostra da Lampreia

Foi ontem apresentada, em conferência de imprensa, a sétima edição da Mostra da Lampreia, que vai decorrer nos restaurantes aderentes do concelho de Tomar, entre os próximos dias 25 de Fevereiro e 12 de Março.
Esta é já uma iniciativa de relevo no calendário gastronómico da região, trazendo anualmente aos restaurantes tomarenses um número significativo de amantes deste prato de características muito próprias.
O sucesso da mostra é também visível na obtenção de mais um recorde de inscrição de restaurantes, que este ano totalizam 23, e a que se juntam ainda três doçarias, naturalmente apenas com a lampreia de ovos.
Os restaurantes aderentes comprometem-se a ter pratos com base neste ciclóstomo pelos menos em todos os fins-de-semana e feriados do período em causa, se bem que muitos o façam também nos restantes dias.
Além dos pratos mais óbvios, como o arroz de lampreia ou a lampreia à bordalesa, a capacidade criativa dos cozinheiros tomarenses tem levado ao aparecimento de uma série de outros acepipes de criar água na boca, que vão das entradas às sopas e ao prato principal. Tudo sempre rematado com a tal lampreia de ovos, ou não fosse Tomar, também, terra de excelentes criadores de doces.
E a criatividade é fundamental, como referiu Bento Baptista, coordenador da iniciativa: “A tradição está sempre a nascer. Uma coisa que se crie hoje, se tiver qualidade, daqui a dois ou três anos pode ser uma tradição”.
Factor de grande importância nos dias de hoje em que, como salientou o vereador Carlos Carrão, “cada vez mais, mesmo a nível da União Europeia, a gastronomia vai ser importante na competitividade” entre as cidades.
Realizada ininterruptamente desde 2000, a Mostra da Lampreia abre o ciclo gastronómico anual, promovido pela Câmara Municipal de Tomar, em colaboração com os restaurantes locais, e que prossegue em Maio com o Congresso da Sopa.
Quanto a esse momento, que despoletou um interesse especial pela em todo o país, já tem data marcada: vai ser a 6 de Maio.

Sem comentários: