quarta-feira, abril 12, 2006

Censura ... Não, Obrigado e a Arte da Polémica


Quando escolhemos este título e pensávamos na melhor pontuação, vimos que não haveria problema qualquer que ela fosse, pois não daria hipótese de equívoco. Ao contrário de alguns conhecidos, em que a colocação ou não de uma vírgula, pode custar milhares ou milhões de euros, como foi um caso bem conhecido em Portugal há alguns anos, já em plena construção do sistema democrático, ou outro caso, em que a colocação de uma vírgula antes ou depois de uma palavra fazia depender a vida ou a morte de alguém. Este caso está descrito num post recente de João Pedro George, que veio para a ribalta nos últimos dias com o lançamento do livro Couves e Alforrecas, sobra a crítica literária que fez à obra de Margarida Rebelo Pinto, post que transcrevemos na íntegra.

''A Arte da Pontuação
Colocar uma vírgula antes ou depois de uma palavra pode ser uma questão de vida ou de morte. Em Perdón Imposible, José Antonio Millán relata-nos um episódio em que o imperador Carlos V, na iminência de assinar uma sentença de morte que dizia «Perdão impossível, cumprir a condenação», viu-se acometido por um ataque de magnanimidade e, antes de rubricar, resolveu corrigir a frase: «Perdão, impossível cumprir a condenação». Bastou mudar uma vírgula e salvou-se, assim, a vida de um homem.''

Censura?
Este post tem como objectivo responder a um habitual comentador de tomaronline, que muito tem valorizado a discussão neste blog, com as suas perspicazes e sustentadas opiniões, que colocava a hipótese de o editor do blog apagar alguns comentários. Outro dos comentadores assíduos já deu a resposta à questão levantada.
Diremos apenas que Não está nos nossos horizontes por não fazer parte da nossa filosofia o impedir a livre expressão.

Livre e Alargada Discussão
É também sugerido por um comentador alguns pertinentes temas de discussão.
Este é um espaço de livre participação, logo sugerimos aos eventuais interessados em colocar temas sustentados em textos de suporte para discussão, que o façam, enviando os referidos documentos para o mail tomaronline@sapo.pt .
Por uma democracia plural e participativa Somos Todos www.tomaronline.blogspot.com

Sem comentários: