segunda-feira, abril 17, 2006

Congresso da Sopa em Tomar (6 de Maio) conquista MacDonald's


Congresso da Sopa ganha mais uma batalha

Dia 6 de Maio, no Mouchão Parque, em Tomar, realiza-se a 13ª edição do Congresso da Sopa. Nada que assuste os organizadores: o 13 é um número cheio de personalidade, dizem, e esta vai ser mais uma batalha para vencer na luta pela alimentação saudável.
Significativo é que um dos novos restaurantes aderentes ao Congresso, este ano, seja nada menos que o MacDonald’s, o expoente máximo do fast food. A verdade é que, conforme explicou o coordenador do evento, Bento Baptista, na conferência de imprensa de apresentação, sexta-feira passada, à custa de todos estes anos a fazer passar a ideia de que a sopa é o prato mais saudável da dieta mediterrânica, tem-se vindo a verificar que nas grandes cidades as pessoas cada vez mais optam pela sopa quando têm de fazer um almoço rápido, apareceram lojas especialmente dedicadas à sopa e até a cadeia norte-americana que se tornou famosa pelos hambúrgueres criou especialmente para Portugal as Sopíssimas...
Mais. Diz Bento Baptista que “as mamãs voltaram a dar sopa aos seus meninos” e que, portanto, “nós ganhámos a batalha da sopa”. Até porque, como todas as boas ideias, o evento tem vindo a ser repetido um pouco por todo o país.
Como é também sabido, raramente os sucedâneos são tão saborosos como o original, e por isso mesmo o Congresso da Sopa continua a atrair todos os anos milhares de visitantes, e, embora a organização diga que isso não é o mais importante, a bater recordes: este ano haverá 47 restaurantes ou afins, que apresentarão nada menos de 86 sopas.
Entre os novos participantes, além do já referido MacDonald’s, destaque para o Grupo de Forcados Amadores de Tomar que, a comemorar 50 anos, apresentará uma óbvia sopa de corno. Outra novidade é o restaurante ucraniano Bojedar, um dos reflexos visíveis da imigração de Leste em Tomar, que trará uma sopa borsch. Com o caldo de cachupa da Associação de Estudantes Africanos do Instituto Politécnico, estes dois pratos garantem, mais uma vez, os sabores internacionais no Congresso.
No geral, aliás, e como vem sendo hábito, os sabores irão flutuar entre a confortável tradição e as mais diversas inovações. Se umas meras designações podem criar água na boca, aqui ficam algumas das sopas bem prováveis: sopa de entrudo, sopa de rabo de boi com chu-chu, sopa macho, sopa de maçã, sopa de noz, tomates à Condestável, o poder do mar, sopa dos casamentos e depois sopa dos bebés.
O 13º Congresso da Sopa decorre no Mouchão Parque, em Tomar, dia 6 de Maio, a partir da hora do almoço. As entradas custam 8 euros, com direito a kit completo (tigela, copo e colher), pão, água, vinho (este ano estarão disponíveis 17 variedades de seis produtores) e café, além das 86 sopas. Os lucros revertem, como habitualmente, para o CIRE – Centro de Integração e Recuperação de Tomar.
Os bilhetes vão estar à venda a partir de dia 28 de Abril no Edifício Municipal do Turismo e na sede da Região de Turismo dos Templários em Tomar, e na Casa do Concelho de Tomar em Lisboa.
Quanto às entradas no recinto vão ser este ano mais facilitadas, pois, além da habitual, pela ponte de acesso à Avenida Marquês de Tomar, junto à roda do Nabão, haverá outra pela nova ponte pedonal, do lado do Estádio.
O Congresso da Sopa é um dos três momentos gastronómicos promovidos pela autarquia tomarense, em colaboração com os restaurantes aderentes, seguindo-se à recente Mostra da Lampreia e antecipando o Feijão com Todos, em Outubro. Mas a qualidade dos restaurantes locais pode ser comprovada ao longo de todo o ano, paralelamente a uma visita ao património de excepção que é a marca de Tomar.
Valores em que a autarquia, representada na conferência de imprensa pelo vereador Carlos Carrão, pretende continuar a apostar seriamente, como forma de promover o concelho.

Sem comentários: