domingo, abril 09, 2006

São Silvestre Capital da Juventude - Bandas e Graffitis


V Festival Jovem de Bandas
Pelo quinto ano consecutivo, São Silvestre foi a capital da Música Jovem. O que foi há alguns anos inovador, a possibilidade de juntar e permitir que Bandas de Garagem se mostrassem ao exigente público jovem, está consolidado. No passado fim de semana foram mais de mil os participantes neste ''ajuntamento'' à volta dos diferentes tipos de música, proposto por 19 das 20 anunciadas bandas. A entrada livre era naturalmente um atractivo para os jovens, para quem os euros são naturalmente muito bem contados. Para além das felicitações às bandas presentes, ficam também de incentivo aos jovens dirigentes da Associação Cultural e Desportiva de São Silvestre, uma das mais dinâmicas associações das freguesias rurais do concelho de Tomar.


Concurso de Graffitis

Inovador neste Festival Jovem foi o Concurso de Graffitis, organizado pela ACDR São Silvestre. Depois de os candidatos terem apresentado os seu projectos previamente à organização, foram escolhidos o 3 candidatos para disputar os lugares de pódio e que apresentariam publicamente o seu trabalho.

Tomaronline esteve presente durante a realização dos graffitis e teve uma interessante conversa com os 3 writters finalistas, Chun, Diogo/DAFM5spray e André. São 3 jovens estudantes ligados a cursos de arte, Chun que frequenta o Curso de Educação Visual no Instituto Politécnico de Setúbal, Diogo, estudante de Conservação e Restauro no Instituto Politécnico de Tomar e André, estudante de Artes Gráficas, na Escola de Formação Profissional de Tomar.

Desta forma de expressão com base na cultura Hip-hop, para além do aspecto visual da mensagem, de leitura mais ou menos directa, mais ou menos tradicional ou futurista, de cores mais ou menos fortes, variando tudo isto do estilo de cada writter e consequentemente da mensagem que se pretende comunicar, fica-nos também o enriquecimento de vocabulário com termos como bombing, trow up, hall of fame, take, freeze e wild style.

A qualidade do trabalho destes 3 writters pode ser vista em algumas paredes da cidade de Tomar, como por exemplo junto ao Café da Nabância e na Sociedade Gualdim Pais, frente à Biblioteca Municipal. Chun é um writter que realiza também trabalhos de decoração em Bares e Cafés, verificando-se portanto que esta nova forma de arte começa também a ser actividade não apenas lúdica para alguns jovens. Curioso é o facto de Diogo para além de writter ser também coleccionador de graffitis, tendo neste momento, mais de sete mil peças a sua colecção.

Destacamos ainda o facto destes writters se manifestarem contra a pintura em propriedade privada.

Por questões técnicas não podemos no momento publicar as fotos desta actividade, o que esperamos aconteça em breve.

Sem comentários: