terça-feira, abril 11, 2006

Reunião da Câmara de Tomar - Posições do PS


POSIÇÕES DO PS NA REUNIÃO DE CÂMARA DE 11 DE ABRIL
Com a presença do Arq. José Vitorino, em substituição do Vereador Carlos Silva - ausente do Concelho , o PS tomou as seguintes posições nesta reunião de Câmara:
3. REDE NATURA 2000
DISCUSSÃO PÚBLICA DO PLANO SECTORIAL
Em relação a este processo propomos que o Instituto da Conservação da Natureza, promova, em Tomar, uma sessão pública de esclarecimento do Plano Sectorial.
4.1 EMPREITADA DE AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE TOMAR -
IRREGULARIDADES DETECTADAS EM AUTOS DE MEDIÇÃO E CORRESPONDENTES FACTURASOs factos em apreço revestem-se da maior gravidade e põem em causa o prestígio das entidades intervenientes perante a opinião pública, o Estado e entidades financiadoras. Tal preocupação é, de resto, referida nos documentos (pg. 4 de anexo 2 parecer de Henrique Abecasis & Andersen Guimarães, Sociedade de Advogados, RL) podendo mesmo consubstanciar, segundo o mesmo documento, um ilícito criminal.Verificamos, por outro lado, que se corre o risco de deixar prescrever os prazos para uma eventual apresentação de queixa.Nestas condições, a análise por nós efectuada dos documentos facultados verifica-se insuficiente e deixa demasiadas questões em aberto.Em face do exposto, propomos que a Câmara Municipal de Tomar promova, com urgência, uma auditoria externa e independente ao processo, sem prejuízo de um eventual pedido de imediata intervenção do Tribunal de Contas.Por fim, e apenas com carácter de declaração para a acta, manifestamos total repúdio pelos comentários constantes da pg. 3 do anexo 3 datado de 6 de Março de 2006, e que transcrevemos: acabou por ser o interesse público da obra e da cidade de Tomar os beneficiados com a situação. Embora o parecer jurídico refira tal afirmação como reflexo das opiniões da empresa construtora e da fiscalização, considera-a suficientemente relevante para a incluir no documento. Tal forma de ver as coisas não pode ser aceite, pois, a ser assim, estaríamos a defender a total falta de regras com base numa avaliação do interesse público por parte de quem as não cumpre.
4.3. FISCALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA DA EMPREITADA DE AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE TOMAR
PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO
A solução que nos propõem parece demasiado simplista. A gravidade dos factos deverá conduzir a uma averiguação de todas as circunstâncias e actuações que tiveram as consequências com que nos deparamos.A evidência dos trabalhos facturados que não foram realizados, como nos mostram os documentos que acompanham o ponto 4.2 da ordem de trabalhos, é tal que será lícito supor que se verificou algum alheamento por parte dos técnicos que conviveram com a obra e seus documentos. Como não notar que faltam quase três mil metros quadrados de calçada, ou quase duzentos metros lineares de corrimão, para referir apenas dois dos sessenta e cinco trabalhos irregulares?A medida que nos é proposta não resolve nenhum problema e pode parecer, aos olhos da opinião pública, uma forma de encontrar alguém que venha a absorver uma eventual turvação do processo.Ao contrário, entendemos que a equipa de fiscalização se deverá manter em funções apenas nesta obra, até à sua conclusão, com vista a uma eficaz resolução dos problemas e cabal esclarecimento das circunstâncias que conduziram ao actual estado de coisas.Com esta solução estaremos igualmente a contribuir para a poupança de verbas na conclusão do processo.
4.4. EMPREITADA DE AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE TOMAR
ANÁLISE TÉCNICA DO PROBLEMA DAS INFILTRAÇÕES
Se a obra apresenta deficiências tão graves como as que se assinalam em pareceres técnicos que classificam a estrutura de não estável face a situações de maior solicitação, cremos que deverão ser tomadas medidas que se adeqúem à gravidade do problema. Deverá, nestas circunstâncias, questionar-se se o edifício poderá ser utilizado.Por outro lado, não ficam claras as causas da deficiência. Pela leitura da alínea 3) da informação O01_64 de 27 de Março de 2006 (ou de 23 de Março de 2006), parece que nesta altura ainda não se sabe se houve erro no projecto ou se foi na obra.Esta situação é inaceitável. Câmara Municipal, Sociedade TomarPolis, Sociedade Gestora, Empresa fiscalizadora, Empresa de construção, Equipa projectista, não haverá ninguém que possa analisar o projecto e verificar se contém erros? E não haverá relatórios da fiscalização ou actas que nos possam esclarecer se houve erros de execução?Parece evidente que estas questões deverão ser esclarecidas antes de qualquer tomada e posição em relação à solução a adoptar. Estamos a considerar custos de reparação, excluindo projectos, que podem atingir trezentos mil euros.Quanto à abertura parcial do parque de estacionamento seria também necessário conhecer os relatórios do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil, com vista a avaliar as condições de segurança.
4.9. EMPREITADA DE AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DO PAVILHÃO MUNICIPAL DE TOMAR
TRABALHOS A EXECUTAR A CURTO PRAZO
Como já referimos anteriormente o contrato com a empresa fiscalizadora deverá ser mantido até à conclusão do Pavilhão Municipal, e apenas para esta obra. Não existem condições de confiança para alargar a sua actuação a qualquer outro projecto.
5.1. REGULAMENTO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO PAVILHÃO MUNICIPAL CIDADE DE TOMAR APÓS INQUÉRITO PÚBLICO
Quanto às alterações nada temos a opor.Não podemos, contudo, deixar de alertar para o grande desequilíbrio de tarifas entre este parque, se puder funcionar, e o parque da encosta do Castelo. Cremos que a Câmara Municipal estará consciente de que tão distantes custos para os utentes se irão reflectir num grande desequilíbrio de ocupação, por sua vez com reflexo directo na vivência urbana da zona envolvente a cada um deles.Quanto aos compromissos que a Câmara Municipal assumiu anteriormente com a Parque T, vamos esperar este parque e as suas tarifas não se venham a traduzir em indemnizações a pagar.
5.2. CONCURSO PÚBLICO PARA ADJUDICAÇÃO DA LOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA SEGURANÇA E VÍDEO VIGILÂNCIA DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO SUBTERRÂNEO DO PAVILHÃO MUNICIPAL CIDADE DE TOMAR
Não nos é dado a conhecer qualquer estudo económico que comprove a viabilidade do parque com o regime de tarifas que foi aprovado.Os montantes em causa são significativos. Tal como a obra, a exploração do parque poderá estar sujeita a posteriores despesas que não se conhecem no momento.Por outras palavras, as tarifas de ocupação invulgarmente baixas, e mais invulgarmente ainda quando comparadas com os exageros a que a Câmara Municipal submete os munícipes noutros serviços, poderá estar condenada a uma subida vertiginosa a breve prazo.

12 comentários:

Anónimo disse...

A propaganda de que o Governo usa e abusa também chegou a Tomar, nesta nota de que o PS já tomou posições no Executivo Camarário.
Até que enfim !
Os IpT andavam sempre a tomar posições e o PS ou nada dizia, ou se abstinha em silêncio ou se "casava" com Paiva e a maioria (ver a lamentável e obscena posição do Parque de Campismo - uma marca indelével de oportunismo e de indigência do PS-Tomar)
Sr. Virgilo
o problema do Pavilhão/Parque Subterrâneo é efectivimente GRAVÍSSIMO, como acentua.
Mas não apareceu agora vindo do céu.
Já gravita há, pelo menos,
dois anos.
E quais as posições políticas da (então) única oposição no Executivo - José Mendes e Fernando Santos do PS - a denunciarem a situação, ou - no mínmo dos mínimos - a colocar as questões que saltavam à vista de todos (excepto, obviamente do PAIVA e seu grupo) ?
Sim, que posições tomou a oposição PS ?
E na Assembleia Municipal onde a oposição se alargava também à CDU (esta com uma jovem senhora que pontificava estar sempre á frente de todos nas grandes questões e com dois Presidentes de Junta agora reeleitos) ?
Infelizmente para Tomar foi preciso que uma nova força política aparecesse e tivesse a coragem de estudar a fundo os dossier´s e assumisse posições de denúncia pública (e publicada) para que todos despertassem, começassem a ver que estes problemas existem e são GRAVÍSSIMOS.
As estagnadas "águas do pântano" começaram a agitar.
Mas, perante isto alguns "notáveis" do PS vieram dar ferroadas sistemáticas, colocando-se objectivamente ao lado do PAIVA e não tiveram a dignidade de fazer mea culpa e ajudar a desmascarar a pantanosa situação, que nunca quiseram (ou puderam) ver.
A verdade é como o azeite, vem ao de cima e o tempo encarrega-se de clarificar as coisas.
E na POLIS cada vez é mais evidente que o REI VAI NÚ.
A teimosia persistente e perpotente de António Paiva tem custado (e vai custar ainda) ao erário público municipal um valor brutal.
Ele lá vai dizendo que as obras no futuro é que vão ser devidamente valoradas.
Tem esperança que lhe venham a reconhecer os méritos.
Mas, mesmo que assim seja (e, de certo, não o vai ser) pergunta-se:
A que preço ?
Valeu a pena ?
E não ficaram para trás outras obras mais prioritárias e mais importantes (decisivas, mesmo) para o futuro de Tomar ?
Quanto ao PS, como é que vai actuar ?
Vai alinhar na oposição credível, actuante, responsável a esta maioria ?
Ou vai continuar a linha de ataque errada e errática, que tem seguido (com o aplauso da maioria governamental local) ?
O futuro colectivo de Tomar vai ficando, cada dia que passa, mais comprometido.
Se nada se fizer vamos pagar "com língua de palmo"
Haja bom senso, sentido de responsabilidade.

Francisco marques disse...

Eu sinceramente a cada dia sinto nojo não de ser português e tomarense mas nojo desta gente que manda e que decide.

Não à vergonha nenhuma, tudo funciona à "martelada", não ouvem, pouco importa os estudos, excepto é claro quando são favoraveis.

PS, ganhem vergonha, estão no poder, mexam-se e falem com o "Socas", o problema não é dos partidos é das pessoas que comandam os partidos.

FM

Anónimo disse...

ABSOLUT é nome de bebida.
E se pende para o lado do poder ANTÒNIO PAIVA - como patrece evidente - só pode ser xarope.
Mas que grande xaropada, amigo.
ABSOLUTamente, tenha calma e faça um completo exame de consciência para ver quem tem razão (e que não a tem de todo. OK ?!
E não fique zangado que o "seu" PAIVA não merece.
Boa Páscoa ! Saúde ! Vá visitar as belas obras do Parque Desportivo e envolvente.
Passe pelo "falecido" Parque de Campismo e pelo derrubado Cine Esplanda ! E ...
Divirta-se

Anónimo disse...

ABSOLUTamente está a melhorar e, muito folgamos, não quer ser um incondiconal de A.PAIVA.
Aliás, se o A.PAIVA fosse mais humilde e menos voluntarista, teimoso obstinado, se aceitasse a crítica (construtiva) e a opinião de muitos, se se rodeasse de uma equipa com classe e com conhecimentos, se tivesse "sentir" Tomarense, se tivesse bom senso, se ..., se..., se ... não criaria estes inúmeros problemas e Tomar estaria a ganhar.
Mas, a verdade nua e crua não é essa.
O grande ERRO estratégico foi a tentativa de "deixar a marca" na Zona Desportiva Municipal em que tem gasto balúrdios, cego e surdo, a todos os alertas.
Bem, tem de dizer-se que a oposição anterior foi inexistente (na Câmara e na Assembleia Municipal), o que é péssimo para o Poder (ainda para mais, pessoalisado num "Rei Sol"), os seus acompanhantes também eram fraquíssimos (uma pobreza de ideias e de acções evidente) o que conduziu aos maiores disparates.
Temos de convir que: ou se remodelava o Pavilhão Municipal e se mantinha o Parque de Estacionamento à superfície (era praticamente novo) e se remodelava o Estádio e zona envolvente;
ou pura e simplesmente se destruia tudo (como foi feito) e se avançava para uma zona desportiva nova nas Avessadas (com Pavilhão Multiusos, Estádio, Forum, etc.).
A.Paiva nem fez uma coisa, nem fez outra.
Destruiu, quiz fazer de novo, sem critério e sem racionalidade e arranjou um monte de complicações de dificilima solução.
E o que temos ?
Uma zona desportiva totalmente inoperante.
Obras e mais obras.
E uma dívida bem nutrida, sempre a avolumar-se.
Ainda por cima A.Paiva teima em não reconhecer, emendando (o possível) dos erros crassos e joga ao ataque (fuga para a frente) atirando culpas para cima dos outros.
Mas o maior cego é o que não quer ver.
Enfim... no fundo, quer perde é Tomar e são os Tomarenses.
Porquê ?
Até quando ?
Boa Páscoa.
Vão comendo as amêndoas enquanto ainda podem.
E façam o favor de (tentar) ser felizes.

Anónimo disse...

ABSOLUTamente está a melhorar e, muito folgamos, não quer ser um incondiconal de A.PAIVA.
Aliás, se o A.PAIVA fosse mais humilde e menos voluntarista, teimoso obstinado, se aceitasse a crítica (construtiva) e a opinião de muitos, se se rodeasse de uma equipa com classe e com conhecimentos, se tivesse "sentir" Tomarense, se tivesse bom senso, se ..., se..., se ... não criaria estes inúmeros problemas e Tomar estaria a ganhar.
Mas, a verdade nua e crua não é essa.
O grande ERRO estratégico foi a tentativa de "deixar a marca" na Zona Desportiva Municipal em que tem gasto balúrdios, cego e surdo, a todos os alertas.
Bem, tem de dizer-se que a oposição anterior foi inexistente (na Câmara e na Assembleia Municipal), o que é péssimo para o Poder (ainda para mais, pessoalisado num "Rei Sol"), os seus acompanhantes também eram fraquíssimos (uma pobreza de ideias e de acções evidente) o que conduziu aos maiores disparates.
Temos de convir que: ou se remodelava o Pavilhão Municipal e se mantinha o Parque de Estacionamento à superfície (era praticamente novo) e se remodelava o Estádio e zona envolvente;
ou pura e simplesmente se destruia tudo (como foi feito) e se avançava para uma zona desportiva nova nas Avessadas (com Pavilhão Multiusos, Estádio, Forum, etc.).
A.Paiva nem fez uma coisa, nem fez outra.
Destruiu, quiz fazer de novo, sem critério e sem racionalidade e arranjou um monte de complicações de dificilima solução.
E o que temos ?
Uma zona desportiva totalmente inoperante.
Obras e mais obras.
E uma dívida bem nutrida, sempre a avolumar-se.
Ainda por cima A.Paiva teima em não reconhecer, emendando (o possível) dos erros crassos e joga ao ataque (fuga para a frente) atirando culpas para cima dos outros.
Mas o maior cego é o que não quer ver.
Enfim... no fundo, quer perde é Tomar e são os Tomarenses.
Porquê ?
Até quando ?
Boa Páscoa.
Vão comendo as amêndoas enquanto ainda podem.
E façam o favor de (tentar) ser felizes.

FederaçãoPSRibatejo disse...

Acho sinceramente de um pedantaismo execrável, que todos estes anónimos defensores de "assessorias" virtuais de Pedro Marques e seus colegas de jornada, tentem desvalorizar de forma tão "exagerada" aquilo que têm sido as posições do PS ao longo de vários anos sobre o Pavilhão.

Não foi mérito do trabalho só desta Direcção do PS, nem só daquela quepor mim foi Presidida, mas também das duas anteriores Direcções do PS - de Fernando Santos e de José Mendes.

Procurar colocar nos IpT (virgens e puros!!!) a responsabilidade pela denúncia "única" destae de outras situações éprofundamente demais!

Digo eu!

(Volto a desafiar todos estes "anónimos" que passem a serem Homens de Bem e dêem a cara!)

Luis Ferreira
Coordenador da Bancada do PS na A.M.

Anónimo disse...

Sr. Gabinete
Deixe as lerias e nao venha com cortinas de fumo.
Tenha, de uma vez por todas, a humildade e a nobreza de reconhecer que o PS nada fez para que estes gravissimos problemas fossem conhecidos.
Nunca confrontou o A.PAIVA no momento e no logar proprio.
Agora anda a reboque daqueles que tiveram o trabalho de estudar os elementos que o POLIS facultou.
Portanto, Sr. Gabinete veja la se ganha juizo, meta a viola no saco e deixe as prosas tontas.

Anónimo disse...

ABSOLUTamente
Aponte o nome dos IpT que fizeram com que Tomar andasse para tras.
Diga la. Diga.
Tenha a coragem de dizer.
E nao omita os do PS, da CDU, do PSD, do CDS etc.
OK
Ficamos a esperar.

Anónimo disse...

ABSOLUTamente
Para começar, a palavra correcta é há (verbo haver) e não à (à deriva, p. ex.).
Assim se escreve bom português.
Para continuar, quem primeiro se escondeu foi V. Exª sob a expressão ABSOLUT, que pode ser tudo (até bebida) e pode não ser nada.
Portanto, como para bom entendedor meia palavra basta, identifique-se e venha à liça.
Mas pelas suas posições, dá para pensar que está próximo do poder insituído aqui e, quem sabe, em Lisboa.
Será que também é da linha Gabinete ?
Voltando atrás ... continua desafiado a dizer (nome a nome) quais foram os IpT que durante 8 anos (quais, estes últimos ?) fizeram andar Tomar para trás e, já agora, dizer porquê.
Está bem ?!
Se tiver a coragem de se identificar e de concretizar aquilo que insinuou prometo que lhe envio o meu cartão de visita e o desafio para um duelo - com armas verbais, é claro e sem padrinhos !
Boa Páscoa.
Visite Tomar e veja as belas obras do A.PAIVA.

Anónimo disse...

ABSOLUTamente
Ao contrário do que diz eu tenho apreciado os seus comentários.
Só não gostei das suas insinuações, porque ainda não teve a coragem de apontar os NOMES dos IpT que durante oito anos (também não diz quais) fizeram Tomar andar para trás.
E quanto ao (alegado) principal IpT não sei qual ele seja.
Isto porque há, até agora, dois eleitos na Câmara e seis eleitos (quatro e dois substitutos) na Assembleia Municipal, para não falar nos mandatários (financeiro e político) e nos outros elementos que publicamente deram (e dão) a cara e que continuam a fazer um trabalho colectivo de estudo aprofundado dos vários dossier.
Portanto são muitos os principais.
ABSOLTamente
Não escrevi que Tomar andou para a frente nos oito anos (quais ?), como, certamente por lapso, afirma.
Obviamente que não foi tudo mau nestes últimos anos de gerência Paiva e também não foi tudo bom nas gerências anteriores.
Há enormes erros acumulados por várias gerências e por vários gestores.
Só é pena que Tomar não tenha andado para a frente, como todos desejavamos e, muitos -passivamente - aceitaram.
Perderam-se alguns passos fundamentais, que hoje fazem imensa falta.
Mas se houver intervenção de pessoas - como o Sr. ABSOLUT agora - isto pode ainda compor-se.
Olhe Tomar vai precisar de mobilização por causa do Hospital e, quem sabe, por causa do Rio Nabão e, talvez, pela Floresta e, de certeza, por causa do desenvolvimento económico.
A unidade na diversidade, por grandes causas.
Podemos contar consigo ?
Pense nisso.
E faça o favor de ser feliz.
Sans rancune !
Cumprimentos sinceros.
"Anónimo das quantas".

Anónimo disse...

Sr GABINETE
Tenha cuidado com o seu PORTUGUÊS que anda muito por baixo.
Ou será que está mais preocupado com o INGLÊS, como o "Chefão".
E vá tomando uns comprimidos para a azia que os "colegas de jornada do Pedro Marques" lhe causam.
Ah !
A propósito de "assessorias" virtuais (ou reais) fala o especialista destas matérias.
Por último uma pergunta:
Então o Sr. Gabinete acha que pelo facto de dar aqui a cara passa a ser um Homem de Bem ?
Realmente ...
É a vida.

Anónimo disse...

ABSOLUTamente
Falta o BE (Bloco de Esquerda) que aqui costuma divulgar as suas actividades.