quinta-feira, abril 13, 2006

Não haverá ponte pedonal junto aos Lagares d'El-rei


INDEPENDENTES por TOMAR

PONTO 4.8 DA ORDEM DO DIA da reunião do executivo camarário de 11 de Abril: “EMPREITADA DE ELABORAÇÃO DO PROJECTO DE EXECUÇÃO E CONSTRUÇÃO DA PONTE PEDONAL JUNTO AOS LAGARES D´EL REI”.

DECLARAÇÃO DE VOTO:

Na reunião do Executivo de 08.11.2005 em que foi deliberada a abertura de novo concurso apresentamos a seguinte declaração de voto:

“A deliberação do Conselho de Administração da TomarPolis a anular o concurso público para a empreitada de elaboração do projecto de execução e construção da ponte pedonal junto aos Lagares d´El Rei merece a nossa concordância.
Mas, já o mesmo não podemos dizer em relação à oportunidade da continuação de um processo de uma obra, cuja prioridade e necessidade consideramos perfeitamente discutíveis, tendo em conta as ligações pedonais já existentes (vias Ponte Velha e, sobretudo, Ponte Nova) e as limitações orçamentais por todos conhecidas, que exigem um rigoroso critério nas obras a realizar.
Aliás, cumpre salientar que qualquer ponte pedonal que atravesse o Rio Nabão deve ser convenientemente integrada no seu rico ambiente natural, para evitar a agressiva descaracterização do Rio, com infelizmente já aconteceu com o mamarracho que, recentemente, passou a ligar o Mouchão à Zona Desportiva.
Por estas razões votamos CONTRA a abertura de novo concurso” (sic).

Mas, a maioria decidiu (com o voto de qualidade do Vice-Presidente da Câmara) abrir o concurso limitado para que foram convidadas seis empresas e a que apenas duas responderam.
Para o preço de consulta de 389.935,17 Euros só veio a ser considerada uma proposta no valor de 550.000,00 Euros (+ IVA).
Atendendo a que a proposta supera em 25% o preço de consulta, sendo a verba disponível de 330.750,00 + 16.537,20 Euros, o Conselho de Administração do TomarPolis deliberou não adjudicar a empreitada nos termos propostos.
Esta decisão, que se impunha, veio demonstrar, mais uma vez, que tínhamos razão ao desaconselhar que se levasse por diante uma obra não prioritária, nem necessária em tempos de aplicação criteriosa de recursos, cada vez mais escassos.

Pelo que, concordando com a decisão do C.A. da TomarPolis, insistimos em que, na actual conjuntura, a construção da Ponte deve ser abandonada, como é de bom senso.

5 comentários:

Anónimo disse...

Lamentavelmente este espaço tornou-se num espaço politico e não num espaço publico...

Espero que todos aqueles que costumam utilizar este blog, não se sintam coibidos pela politização do mesmo.

Os pontos de vista dos cidadãos tornam-se despropositados quando no se utiliza o mesmo espaço para propaganda politica.

Não sou tomarense de nascença, mas vivo nesta cidade à cerca de uma década, e considerava este um espaço neutro onde se poderia exprimir as opiniões de neros cidadãos, mas como alguma comunicação social local, este tornou-se distante dos cidadãos e proximo dos politicos.

Espero que melhores dias se aproximem.

João disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João disse...

Sou daqueles que por estar a estudar fora de Tomar aproveito este blog para acompanhar o que se passa em Tomar. Embora as deliberações das forças políticas do concelho sejam algo "massudas" e por vezes peturbantes para a minha boa saúde mental agrada-me o facto de poder manter-me informado à distância.
Quanto as "tricas" políticas que se vão passando nos comentários passa pela opinião de cada um.
O prof. Godinho, responsável por este blog, não precisa de advogado de defesa, ms penso que publica toda a informação que lhe fazem chegar seja ela de que tema for.
CUmps

Anónimo disse...

não há neutralidade, posição que só por si, é já uma tomada de posição a favor ou contra.
politização é uma coisa, propaganda é outra, essa mais descarada.
Cá por mim gosto que se expressem, livremente, cabendo a cada um de nós gargalhar das patetices e outros escritos, pouco relevantes.

Anónimo disse...

Estou em completo desacordo pela não construção desta ponte(acho esta mais prioritaria do que o desmancha passeios/constroi passeios que se tem feito nesta cidade nos ultimos tempos, entre outras decisões bastante discutiveis.)