quarta-feira, abril 12, 2006

Workshop ''Cruzes'' em Cem Soldos


Do site da Rádio Cidade de Tomar, numa notícia de Manuel Subtil, transcrevemos a seguinte notícia:
''O Sport Club Operário de Cem Soldos (SCOCS) organiza no dia 15 de Abril um workshop subordinado as celebrações da Páscoa e recebe o nome de “Cruzes”.
Na manhã de domingo de Páscoa o cortejo da “Aleluia” percorre as ruas de Cem Soldos. Contudo, o ritual é precedido de uma pequena tarefa. Quem integra o cortejo tem de preparar as cruzes de cana e os ramos de flores. Este workshop pretende aproximar a tradição do cortejo da “Aleluia” aos interessados pelo tema, dirigindo-se no entanto a um público mais jovem. A formação integra uma contextualização histórica da tradição, para depois passar à constrição dos elementos figurativos que integram o cortejo: as cruzes.
A inscrição é gratuita. As inscrições podem ser feitas junto da sede do SCOCS e em alternativa, através do telefone 249 345 232 ou do endereço de correio electrónico clubcemsoldos@mail.telepac.pt ''

Quando na notícia se fala em constrição, deverá ler-se destruição de forma gratuita e violenta das cruzes. Tradição envolta em polémica, restaurada há alguns anos por um grupo de jovens de Cem Soldos, numa forma de afirmação e propaganda da originalidade da tradição, desta localidade do concelho de Tomar, que se tem imposto nas duas últimas décadas por uma intensa, diversa e qualificada actividade sócio-cultural.

Sem comentários: